Menu

Versão
impressa

Edição impressa
Menu
Busca

No caminho do bem

Karim Soumaïla ressignifica luto com experiência espiritual

Cineasta francês documenta espiritismo na série Em Busca de Kardec

30.06.20 11:02

Em Busca de Kardec estreia amanhã, às 20h30, no canal de Tv por assinatura Prime Box Brasil.  (Imagem de divulgação)

Em Busca de Kardec estreia amanhã, às 20h30, no canal de Tv por assinatura Prime Box Brasil. (Imagem de divulgação)

O luto é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser. Segundo o psicólogo, psiquiatra e psicanalista britânico, Edward John Mostyn Bowlby, quanto maior o apego, maior o sofrimento do luto. 
Presente em diferentes formas de expressões culturais, o ressignificado é o que os seres humanos fazem para se curar. Para o cineasta francês, Karim Akadiri Soumaïla, o luto foi uma experiência espiritual, documentada, na série Em Busca de Kardec que estreia amanhã, às 20h30, no canal de Tv por assinatura Prime Box Brasil. 
A obra investigativa de oito episódios, mostra o caminho percorrido por Soumaïla, para reencontrar a alma de sua primogênita, Ifa. A história do personagem-narrador vai se entrecruzando com entrevistados, historiadores, sociólogos, antropólogos, adeptos, lideranças e médiuns. 
Em Paris, na França, Karim descobre o interesse do poeta Victor Hugo pelas mesas girantes no século 19, após a morte de sua filha Léopoldine. Em território brasileiro, o viajante conhece o legado dos guardiões kardecistas, dentre eles o médium Chico Xavier. Constata divergências entre diferentes correntes no país. Dialoga com estudiosos do sincretismo afro-brasileiro, do Candomblé e da Umbanda, para entender o enraizamento das filosofias pós-morte no Brasil.
Em Busca de Kardec é uma série original da LightHouse Produções Cinematográficas com produção de Ricardo Fadel Rihan e investigações embasadas na pesquisa da jornalista, educadora e escritora, Dora Incontri. 
Soumaïla
Karim Akadiri Soumaïla é diretor e roteirista, cuja filmografia em seu país de origem inclui o documentário sobre o cineasta norte-americano Brian de Palma, L’incorruptible (Canal Plus) e o longa-metragem Villa Belle France (France Televisions). 
No Brasil, dirigiu o documentário sobre o cinema nacional A Retomada (Canal Brasil) e o seriado documental sobre fotografia de moda Fashion Click (FashionTV). Ao longo da carreira audiovisual, já conquistou o Prêmio da Casa dos Escritores Franceses e Prêmio Villa Medicis.

DESTAK EDITORA S.A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa. Copyright – Termos de uso