Menu

Versão
impressa

Edição impressa
Menu
Busca

Entrevista

Shai Fishman: ‘Conheço a música por todos os ângulos’

Produtor, diretor musical e compositor, que trabalhou com Lara Fabian e Lionel Richie, fala ao Destak

17.03.20 8:40

Shai Fishman tem currículo extenso; já trabalhou em musicais da Broadway e com artistas como Andrea  (Divulgação)

Shai Fishman tem currículo extenso; já trabalhou em musicais da Broadway e com artistas como Andrea (Divulgação)

Lara Fabian, Lionel Richie e Andrea Bocelli são alguns dos artistas com quem o produtor musical, arranjador e compositor israelense Shai Fishman trabalhou durante sua carreira. Sua verdadeira vocação, no entanto, é ensinar, e é por isso que no mês passado ele veio ao Brasil dar um curso de extensão vocal no Célia Helena Centro de Artes e Educação, em São Paulo. Em entrevista ao Destak, Fishman fala sobre sua carreira.
“Quando estou trabalhando com grandes artistas, sei exatamente o que vou ter que fazer. Posso brincar com seus talentos e habilidades. É esperado que eu entregue algo pelo qual esses músicos são conhecidos”, diz.
Apesar de isso facilitar o trabalho de Shai, pode ser um problema para sua criatividade.“Não existe tempo para procurar por novidades, melhorias e novas ideias. Isso só acontece quando pego trabalhos de novos artistas, porque então posso procurar por um novo som, seja o próximo Bruno Mars, Ed Sheeran ou até mesmo a próxima Anitta”, pontua o produtor.
De acordo com Fishman, seu trabalho como diretor musical e professor estão interligados.“Comecei como um músico clássico, e anos depois passei a explorar o jazz. Por causa disso, eu conheço o mundo musical por vários ângulos: como músico, compositor e diretor”, conta. 
É por isso que, em suas aulas, que têm como foco preparar alunos para grandes musicais, ele começa abordando os conceitos básicos, passando por  ritmo e timbre, entre outras coisas.
“Musicais, no geral, são os mais exigentes das artes, não só porque o artista tem que saber dançar, cantar e atuar ao mesmo tempo, mas também porque o gênero varia demais. E isso tem que ser sempre convincente”, diz Fishman, que trabalhou no espetáculo “VocaPeople”, entre outros sucessos da Broadway.
Sobre a indústria no Brasil, Shai comenta que ela é mais versátil e, por isso, é mais fácil ser criativo com as produções.
“O mundo dos musicais no Brasil não é gigante, mas há uma grande variação de produções, ao contrário da Broadway, onde um artista pode fazer apenas 3 papéis pelo resto da carreira.”

DESTAK EDITORA S.A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa. Copyright – Termos de uso