Menu

Versão
impressa

Edição impressa
Menu
Busca

Covid-19

Testes podem ser o caminho para fim de quarentena

Exame permitirá saber quem contraiu o vírus e quem é imunizado

02.04.20 15:42

Equipamentos de teste para doenças infecciosas  (Sem Van Der Wal | AFP)

Equipamentos de teste para doenças infecciosas (Sem Van Der Wal | AFP)

Quando se trata de acabar com o confinamento, a ciência está trabalhando arduamente para ajustar os testes sorológicos que permitirão saber quem contraiu o coronavírus e quem é imunizado a priori.
Segundo o ministro da saúde da França, Oliver Véran, “toda pesquisa global está focada” nesses novos testes. "Essa sorologia é esperada por todos nós no mundo todo". O ministro estima o tempo de espera em "alguns dias ou, no máximo, algumas semanas". 
Por enquanto, existem testes genéticos chamados RT-PCR que permitem saber se um paciente está infectado com COVID-19 . Já os testes sorológicos permitem saber se o indivíduo esteve em algum momento em contato com o vírus. Para isso, "se detectam os anticorpos, ou seja, a resposta que o sistema imunológico forneceu", explica o Dr. Andrew Preston, da Universidade Inglesa de Bath.  Esses anticorpos são de dois tipos, acrescenta: "A IgM que corresponde às imunoglobulinas M que são produzidas inicialmente" e as "IgG (imunoglobulinas G), que são produzidas posteriormente".
Avaliação e generalização
Essa análise posterior, já utilizada para outras doenças, é crucial, pois a maioria das pessoas infectadas pelo COVID-19 apresenta sintomas muito leves ou mesmo nenhum.
Quando esses testes estiverem prontos, poderão ser feitos de forma generalizada em qualquer laboratório médico. Dessa forma, serão muito úteis para determinar quem poderá sair do confinamento atualmente aplicado em muitos países para interromper a pandemia. 
               

DESTAK EDITORA S.A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa. Copyright – Termos de uso