Atualizado em 10/05/2024 por Ana Luiza
Uma memecoin, utilizando o nome do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou um clássico golpe financeiro conhecido como “rug pull”, onde um investidor majoritário retira abruptamente seus fundos, gerando um colapso no valor do ativo. Na última sexta-feira (10), um endereço digital despejou uma grande quantidade do token TrumpAI, adquirindo 26,57 Wrapped Ethereum, equivalente a R$ 410 mil, e precipitou uma queda de 100% no valor do ativo.
A ação foi identificada pelo Peck Shield Alert, um perfil especializado em monitorar transações na blockchain. Esta operação ocorreu na Uniswap, uma plataforma de negociação descentralizada. Vale ressaltar que o token envolvido na fraude opera na blockchain Ethereum e compartilha o nome com um projeto legítimo, porém não possuem qualquer relação entre si.
Golpes de “rug pull” são lamentavelmente comuns no mercado de criptomoedas. No mês de abril deste ano, um projeto intitulado THEPLAN ganhou destaque ao se autoproclamar como a “primeira memecoin do mundo pré-anunciada como rug pull”.
O aspecto mais surpreendente reside no fato de que, mesmo com os criadores do projeto anunciando abertamente sua natureza fraudulenta, houve um número significativo de investidores dispostos a alocar recursos neste empreendimento.
Em sua estratégia de marketing, a THEPLAN deixa claro: “não adquira esta moeda, pois seu valor está fadado a zero”. Contudo, nem todos os potenciais investidores atentaram para esse aviso.
Até o momento, o esperado “rug pull” ainda não ocorreu e há uma liquidez estimada em R$ 128 mil no projeto, conforme dados do CoinMarketCap.