Atualizado em 23/07/2024 por Ana Luiza
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, consolidou seu status como provável candidata presidencial do Partido Democrata, ao garantir apoio suficiente dos delegados para assegurar a nomeação. A pesquisa mais recente, conduzida pela Associated Press, indica que Harris obteve promessas de apoio de 2.668 delegados, o que representa 68% dos delegados necessários para a nomeação.
O respaldo de Harris por uma quantidade expressiva de delegados posiciona-a como a principal candidata do Partido Democrata para enfrentar o republicano Donald Trump nas próximas eleições. No entanto, os delegados que prometeram apoio a Harris ainda precisam formalizar seus votos nas semanas seguintes. A expectativa é de que a candidatura oficial seja definida até 7 de agosto, antes da convenção nacional do Partido Democrata.
Em sua declaração, Harris expressou orgulho e otimismo quanto à sua candidatura. “Esta noite, tenho orgulho de ter garantido o amplo apoio necessário para me tornar a candidata do nosso partido. Estou ansiosa para aceitar formalmente a nomeação em breve,” afirmou a vice-presidente.
O apoio a Harris ganhou força após a inesperada retirada de Joe Biden da corrida eleitoral no dia 21 de julho. Além disso, Harris recebeu endossos de figuras proeminentes como Bill e Hillary Clinton e Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes. Esses apoios ajudaram a dissipar especulações de que Hillary Clinton poderia considerar uma nova candidatura presidencial.
O apoio à candidatura de Harris ocorre em um momento de incerteza sobre a saúde de Biden, que anunciou ter contraído COVID-19. O médico de Biden, Dr. Kevin O’Connor, informou em 22 de julho que os sintomas do presidente estavam “quase completamente desaparecidos.”
O Que Significa a Nomeação de Harris para o Mercado Cripto?
Enquanto a candidatura de Donald Trump inclui promessas de proteger os mineradores de Bitcoin nos Estados Unidos e de reverter a “guerra contra o cripto” da administração Biden, a posição de Kamala Harris sobre criptomoedas não tem sido claramente definida. Embora Harris seja natural da Califórnia e conhecida por seu interesse em tecnologia, ela não fez declarações significativas sobre ativos digitais até o momento.
A influência de Harris sobre o mercado de criptomoedas também dependerá da escolha de seu companheiro de chapa. Entre os possíveis candidatos estão Pete Buttigieg, Josh Shapiro, JB Pritzker e Gavin Newsom. Até agora, nenhum desses potenciais parceiros expressou opiniões marcantes sobre criptomoedas ou ativos digitais.
A possível nomeação de Harris e seu impacto no setor de criptomoedas continuam incertos. Não está claro se sua política em relação às criptomoedas mudará drasticamente em relação à atual administração de Biden. O mercado de criptomoedas e os investidores continuarão a observar de perto as posições e escolhas políticas que Harris e sua equipe possam adotar no futuro.