Atualizado em 14/02/2023 por Ana Luiza
A Crash Cloud é a maior operadora de caixas eletrônicos – ATM – focados em moedas digitais nos Estados Unidos. Ou era. Sob o Capítulo 11, o mesmo utilizado pela FTX em seu pedido de falência, a operadora também ingressou com um pedido de recuperação no Tribunal de Falências dos EUA, no Distrito de Nevada, no último 7 de fevereiro.
Conforme o registro, a Cash Cloud tem passivos que variam entre 100 milhões e 500 milhões de dólares, com um número de credores situado entre 5001 e 10.000. Os ativos da empresa estão entre 50 milhões e 100 milhões de dólares.
O maior credor da Cash Cloud é a Genesis Global Trading, uma subsidiária de corretagem falida do braço de empréstimos do grupo Digital Currency.
A Genesis tem uma reivindicação não garantida superior a 108 milhões de dólares, sendo muito mais elevada do que a do próximo maior credor, que tem uma reivindicação de mais de 8 milhões de dólares.
De acordo com uma reportagem da Bloomberg datada de 22 de novembro, fontes não identificadas informaram que a Coin Cloud havia obtido um empréstimo sem garantia de aproximadamente 100 milhões de dólares americanos da Genesis e estava em conversações com ela para obter “capital adicional” com o objetivo de ajudar a reestruturar uma dívida de cerca de 125 milhões de dólares.
A Genesis já enfrentava dificuldades financeiras naquela época, e não está claro se a Coin Cloud recebeu mais crédito da Genesis para viabilizar sua operação com ATM.
Coin Cloud foi pioneira na operação de ATM de criptomoeda nos Estados Unidos
A Coin Cloud é uma empresa inovadora, estando em atividade desde pelo menos 2014. Em janeiro de 2022, a Coin Cloud anunciou em um post no blog que possuía mais de 1.100 caixas eletrônicos e que estava em um momento importante de rápido crescimento da empresa.
No entanto, a indústria de caixas eletrônicos de criptomoedas sofreu uma desaceleração significativa no segundo semestre de 2022. Adicionalmente, criptomoedas foram incorporadas a caixas eletrônicos convencionais, ATMs, em alguns locais, competindo com caixas eletrônicos cripto específicos.
Atualmente, o site da Coin Cloud afirma que a empresa possui mais de 5.000 caixas eletrônicos, que trabalham com mais de 40 tipos de criptomoedas. A Coin Cloud alcançou a segunda posição global em número de caixas eletrônicos, quando tinha 4.826 máquinas, quase todas localizadas nos Estados Unidos.
Saiba mais: Hack no mercado de criptomoedas: Em 2022, roubos do mercado alcançam 19 bilhões de reais
Onda de falências preocupa o mercado
Apenas em 2022, três grandes nomes da indústria de criptoativos foram à falência, incluindo a Genesis. Isso faz com que o mercado de criptoativos fique em constante temor, de que novas operações sejam inviabilizadas por conta de processos inadequados de gestão.