Atualizado em 15/03/2023 por Redação
Servidores NAS são mais frequentemente usados em contextos profissionais, o que significa que perder arquivos geralmente traz prejuízos de tempo e dinheiro. Em alguns casos, refazer documentos pode ser algo impossível, o que ocasiona danos irreparáveis aos trabalhos.
Isso se torna ainda mais preocupante quando pensamos que servidores NAS são compartilhados. Ou seja: dados perdidos aqui prejudicam não somente as atividades de uma pessoa, mas de toda uma equipe. A fim de evitar problemas, é preciso encontrar uma saída.
Mais especificamente, é preciso realizar uma recuperação de dados. Embora soluções dessa natureza costumam ser “coringa”, nesse texto nós vamos dar mais espaço aos problemas especificamente relacionados aos servidores de NAS e aos arquivos perdidos a partir deles.
6 maneiras de recuperar dados de NAS
Embora os problemas enfrentados ao perdermos arquivos de NAS sejam diversos, algumas soluções são úteis para todos eles. Abaixo, nós listamos as 6 principais maneiras de recuperar dados de NAS, considerando usuários com e sem experiência no uso de ferramentas digitais.
1 – Utilize um software de recuperação de arquivos
Recorrer a softwares externos para a recuperação de dados de NAS é uma faca de dois gumes: por um lado, ferramentas dessa natureza trazem recursos competentes; por outro, fica difícil distinguir, dentre as dezenas de opções, quais são os programas mais confiáveis.
2 – Baixe o programa Wondershare Recoverit
Seguindo a dica anterior, o Wondershare Recoverit é uma opção interessante para a recuperação de arquivos de NAS. O programa pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial e funciona com o sistema operacional Windows, da versão XP até a mais atual.
O Recoverit traz diversas ferramentas, todas elas dedicadas a recuperar arquivos perdidos ou danificados. Existe uma preocupação particular com problemas relacionados a NAS (sigla de Network Attached Storage), um ponto positivo que o coloca na frente de outros softwares.
Além disso, Recoverit é um programa seguro, sem riscos para o usuário e seus arquivos. O programa pode ser executado por qualquer pessoa, desde aqueles mais experientes até usuários mais novos no manejo com desktops e softwares, o que o torna a ferramenta ideal.
3 – Procure por backups do sistema
Você sabia que, em alguns casos, o uso de ferramentas externas para recuperação de arquivos pode não ser necessário? Pois é! Antes de buscar ajuda externa, certifique- se de que não existe um backup prévio do sistema. Essa solução pode poupar algum tempo.
4 – Busque a ajuda de um especialista
Embora essa seja uma das últimas soluções recomendadas, ela pode ser útil. Muitas vezes programas de recuperação de dados de NAS são úteis, mas você pode não compreender exatamente qual é o problema que está enfrentando. Nesse caso, busque ajuda de técnicos.
5 – Pesquise por soluções na internet
Uma das melhores maneiras de encontrar respostas para suas dúvidas é através de ferramentas de pesquisa, como o Google. A partir dos resultados obtidos, você poderá compreender o problema e encontrar soluções para recuperação dos seus arquivos perdidos.
6 – Mantenha a calma
Independentemente da gravidade de uma situação, o nervosismo sempre pode piorá-la. Em alguns momentos o ato de recuperar dados do disco rígido NAS é comprometido por ações impulsivas. Antes de buscar uma solução, respire fundo e se afaste da tela por uns minutos.
Recuperar dados de NAS com Recoverit
Nesse tópico nós vamos expandir uma das dicas anteriores: o uso do programa Wondershare Recoverit para a recuperação de dados de NAS! Os passos a seguir são simples e requerem somente que você tenha um computador com Windows e acesso à internet.
O primeiro passo é realizar o download do Recoverit. Feito isso, execute o arquivo baixado e siga os passos indicados na tela, a fim de fazer a instalação. Quando essa etapa tiver sido concluída, abra o programa, clicando duas vezes no ícone que aparecerá na área de trabalho.
A janela do Recoverit irá lhe apresentar diferentes opções, de acordo com as ferramentas do programa. Para a nossa situação, você deverá clicar em “NAS e Linux”, solução encontrada do lado esquerdo da janela. Novas opções aparecerão. Selecione “recuperação do NAS”.
O programa levará alguns segundos (ou minutos, dependendo da velocidade da sua máquina) procurando o servidor NAS conectado ao computador. Caso o Recoverit não o encontre sozinho, existe a possibilidade de o usuário escolher “selecionar manualmente”.
Selecionar manualmente irá requerer algumas informações, como IP, porta, conta do usuário e senha, de acordo com as configurações do NAS. Caso você desconheça ou tenha dúvida quanto a esses dados, pergunte a outras pessoas que compartilham o mesmo servidor.
Feita a conexão com NAS, o Recoverit começará a procurar por arquivos deletados ou corrompidos. Assim que a busca for concluída, você terá uma lista, podendo pré-visualizar os itens antes de recuperá-los. Quando tiver selecionado tudo, basta clicar em “recuperar”.
A recuperação de dados de NAS pode parecer um assunto complexo em um primeiro momento, mas a verdade é que tudo depende das ferramentas utilizadas. Com o software adequado, o processo é simples e ágil, garantindo segurança àqueles que precisam de ajuda.