Atualizado em 06/04/2022 por Redação
Eleições 2018
Bolsonaro faz reunião hoje para definir equipe de transição
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deixou sua casa na manhã desta terça (30), num condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, para realizar a primeira reunião com aliados que participaram de sua campanha. O objetivo é definir os principais nomes que vão compor a equipe de transição entre o atual governo de Michel Temer (MDB) e a nova estrutura que montará para seu governo.
O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), confirmado para a Casa Civil, participa do encontro. Ele deve coordenar o trabalho de transição e vai repassar ao novo presidente os dados coletados durante reuniões em Brasília com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, quem coordena a equipe de transição do lado do governo Michel Temer.
Também participam da reunião o economista Paulo Guedes, cotado para assumir o Ministério da Fazenda (ou da Economia), e o ex-presidente nacional do PSL, Gustavo Bebianno. Ambos já chegaram à casa do empresário Paulo Marinho, no Jardim Botânico.
Jair Bolsonaro (PSL) deixou sua casa pouco depois das 10h desta terça (30), em um comboio combosto por três Pajeros e um veículo da Polícia Federal. O Batalhão de Choque da Polícia Militar também faz parte da escolta, que ainda conta com uma picape com soldados.
Longe de Brasília desde que foi vítima de um atentado à faca, no dia 6 de setembro, ele deve desembarcar na capital federal na semana que vem, para dar início oficial à transição entre o governo de Michel Temer (MDB) e a estrutura que montará para seu governo. Embora ainda não tenha ocorrido um primeiro encontro oficial dos grupos dos dois governos, desde antes da eleição as equipes de Temer e Bolsonaro já afinavam os detalhes.
Regras
O processo de transição segue diretrizes estabelecidas em decreto. O prazo de ações que devem ser seguidas no primeiro quadrimestre está previsto na norma. Entre outras pontos está o número total da equipe que será nomeada, que tem como limite 50 pessoas, com salários pagos pelo governo. Elas atuarão no prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
A equipe fica nomeada, com cargos em comissão, até 10 dias após a posse, em primeiro de janeiro. Até lá terão informações sobre o andamento das atividades nos ministérios, com reuniões e plataforma desenvolvida pelo governo nos últimos meses.
Jair Bolsonaro pode ainda requisitar a residência oficial na Granja do Torto, mas ainda não se manifestou sobre. O presidente eleito possui imóvel próprio na capital. O senador eleito Major Olimpio (PSL-SP) irá cuidar das articulações com o Congresso.