Akokorô é confiável? Confira tudo sobre o Akokorô

Atualizado em 11/11/2022 por Redação

Quem acompanha o Shark Tank Brasil sabe que o programa é o responsável pelo sucesso de grandes projetos e produtos, devido ao aporte financeiro que os tubarões dão aos projetos, como o Akokoro, que parecem mais promissores.

Foi o que aconteceu com o Akokorô, produto apresentado na temporada de 2020 do programa. Quer saber mais sobre esse produto que facilita a ida ao banheiro e se tornou um dos casos de sucesso do Shark Tank?  Confira mais em nosso texto.

O que é o Akokorô?

Akokoro

Uma das coisas mais naturais  que fazemos todos os dias (quando tudo está indo bem!) pode colocar nossa saúde em risco. Como? Isso mesmo, estudos mostram que a forma mais comum de  fazer cocô no ocidente é errada e pode causar diversos malefícios físicos como prisão de ventre, infecções do trato urinário, hemorroidas e outros.

O Akokorô é apoio para os pés ou seja um banquinho  cuidadosamente elaborado para permitir que você faça cocô corretamente. A posição oferecida pelo Akokorô  é a única em que o músculo público fica 100% relaxado, permitindo a excreção completa e muito rápida  das fezes, sem obstáculos, você passa menos tempo no banheiro e pode aproveitar mais a vida e ser ainda mais saudável.

Estudos mostram que a má postura no vaso sanitário pode alterar o funcionamento do intestino e causar problemas de saúde, como hemorróidas, prisão de ventre, apendicite e até  câncer de cólon, sofrendo diariamente com essas doenças, segundo Akokorô, a direita maneira de fazer cocô.

Problemas como constipação e cólica geralmente estão ligados à dieta, mas  também estão ligados à má postura ao defecar no banheiro. Hábitos errados, como dieta pobre em fibras e líquidos, falta de exercícios e evacuações incompletas podem causar distúrbios como a constipação, que além de serem desconfortáveis, favorecem o aparecimento de doenças.

A posição de cócoras não é apenas uma recomendação  para pacientes com problemas de cólon, todos devem preferir essa posição para aliviar o desconforto intestinal e prevenir doenças”.

Sabemos que as pessoas consomem pouca fibra. Seria correto comer entre 25 e 30 gramas por dia. Em 70% dos casos, essa mudança é a única coisa que ajuda. Um pouco de exercício. O Akokorô é uma arma extra para auxiliar nessa questão.

Akokorô é ergonomicamente projetado para que você possa fazer cocô quando quiser. Mude sua postura e simule a posição natural: de cócoras. Ou em bom português: agachado. Essa posição relaxa o músculo puborretal  e as fezes saem mais rápidas e fáceis. Menos tempo no banheiro e mais saúde em sua vida.

Akokoro

O Akokorô tem um design que se encaixa perfeitamente no vaso sanitário,  discreto e ocupa pouco espaço, além de ser fácil de limpar e oferecer um apoio ergonômico para os pés.

Outro ponto positivo do produto para os médicos é que seu uso também fortalece o assoalho pélvico e previne problemas futuros  de incontinência. O estômago fica mais forte, então casos de incontinência não são comuns nesse grupo

Segundo Samir Bayde, engenheiro cearense criador do Akokorô “Evacuar, como qualquer outra atividade natural do corpo humano, também pode ser algo prazeroso e esse assunto não deve ser um tabu, mas sim ser tratado com naturalidade, afinal, estamos falando de algo importante para a nossa saúde, que é prevenir males como a prisão de ventre e outros relacionados com o nosso intestino”.

Criação do Akokorô

Como já falamos acima, o criador do Akokorô é o engenheiro civil Samir Bayde. Ele inspirou-se em um conceito já conhecido em alguns países da América do Norte, Ásia, África e Europa: a evacuação agachada. O engenheiro pretende doar alguns Akokorôs para hospitais, asilos e creches. Quem possuir o produto  já pode aproveitar todos os benefícios de usar o banheiro com a postura correta. Justamente por ser um utensílio usado em diversos países, o Akokorô foi uma das empresas que deram certo no Shark Tank.

Segundo Bayde é terrível perder tempo no banheiro. Sentar-se de cócoras facilitou  muito a ida ao banheiro no dia a dia.  Ele afirma também que fazer cocô, como qualquer outra atividade natural do corpo humano,  pode ser algo prazeroso e esse tema não deve ser  tabu, mas deve ser tratado com naturalidade, afinal estamos falando de algo importante para  nossa saúde, que é prevenir doenças como  prisão de ventre e outros relacionados ao nosso intestino.

O banco foi projetado para facilitar a ida ao banheiro. O estande onde o aparelho foi lançado, vendido e distribuído foi um dos  mais movimentados durante os três dias do o 67ª Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que aconteceu em Gramado em 2018.

A maneira tradicional de usar o banheiro afeta diretamente as funções finais do nosso sistema digestivo, dificultando o fluxo do reto, engasgando-o e impedindo que nossa cadeira faça o seu caminho natural.

Isso acontece porque temos o que é chamado de músculo puborretal. Sua função é ser uma válvula que nos ajuda a controlar a excreção de matéria fecal. Sentar (ou ficar em pé) faz com que esse músculo bloqueie o reto e monitore nossos movimentos intestinais.

Acontece que pelo menos uma vez por dia é necessário desinfetar nossos intestinos e eliminar o que o corpo humano não usou, pois o músculo puborretal o impede. Agimos contra nossa natureza de alguma forma e causamos vários problemas de saúde, incluindo: prisão de ventre, hemorróidas, complicações intestinais, infecções do trato urinário ou problemas pélvicos.

O suporte eleva as pernas e simula uma posição de cócoras. Essa postura ajusta o usuário à maneira correta de fazer cocô. Afinal, a pergunta “como fazer cocô” não é tão absurda quanto parece. O Akokorô ajuda a pessoa a sentar no vaso sanitário com as pernas elevadas, relaxando o músculo puborretal, facilitando a passagem das fezes pelo reto.

A correção postural que oferece às pessoas quando vão ao banheiro já é  orientação médica”, disse Samir Bayde, engenheiro civil cearense que desenvolveu e patenteou o aparelho.

O produto se tornou um sucesso de vendas na internet e foi recomendado nas principais sedes do país. Samir, que patenteou o projeto, chegou  a participar do programa “Shark Tank Brasil” do canal Sony, despertando o interesse do  empresário João Appolinário.

Como Comprar o Akokorô

O Akokorô pode ser comprado em diversos sites na internet, desde o site oficial do produtos ( o www.akokoro.com.br) e em outros sites, como a Amazon,  Americanas e Submarino, além de sites especializados na venda de produtos médicos.

O produto também pode ser comprado em lojas físicas, como lojas de departamentos e em alguns supermercados.

Para comprar pela internet através do site da Akokorô será preciso primeiro se cadastrar como cliente. Selecionar a cor do produto desejado (o Akokorô é disponibilizado nas cores branco e preto), especificar a quantidade e a forma de pagamento.

Aliás, no site oficial as formas de pagamentos aceitas são diversas, o que facilita ainda mais a compra do produto. É possível comprar o Akokoro através do PagSeguro, boleto bancário, Pix e cartão de crédito das seguintes bandeiras: American Express, Aura, Diners Club, Elo, Hipercard, Mastercard e Visa.

Akokorô antes e depois do Shark Tank

Antes de receber o aporte financeiro de João Appolinário, o CEO da Polishop, o Akokoro havia sido lançado em pequenas feiras e congressos, como já citamos acima. Apesar da boa recepção do produto, principalmente pelos profissionais da saúde, que viram os benefícios óbvios que esse apoio fornece para o ser humano, o produto ainda precisaria de um bom investimento para que alcançasse o sucesso pretendido por Bayde.

É então que entra o Shark Tank Brasil. Na temporada de 2020 do programa Samir Bayde apresentou o projeto do banquinho, pedindo o apoio no valor de R $1 milhão em troca de 5% da empresa.

Após apresentar o produto para os tubarões, o Akokorô conseguiu conquistar o interesse de João Appolinário, que propôs o aporte de 1 milhão para divulgação e canais de venda do produto em troca de 50% da empresa e 10% de royalties.

Após esse investimento o produto se tornou um sucesso de vendas, sendo comercializado para todo o país  se tornando um dos casos de sucesso do Shark Tank Brasil.

Akokorô, conclusão

Apesar de não ser nenhuma novidade no mercado, o Akokorô tem se mostrado um produto forte no mercado e com diversos benefícios, que vão além de facilitar a ida ao banheiro.

Como já citamos no nosso texto, o uso do Akokorô traz diversos beneficios para a saúde intestinal a curto e longo prazo.  Especialistas garantem: a melhor posição para se aliviar é agachar (ou de cócoras). A pose, usada por pessoas há milênios e ainda mantida em alguns países, promove o relaxamento do reto. e  esvaziamento completo do intestino.

O produto pode ser encontrado atualmente em diversos sites e lojas pelo Brasil inteiro, além do site oficial onde é possível comprar o produto com desconto e em kits com mais de 1 unidade.

A eficácia do produto, junto com o alto investimento conseguido pelo programa, fazem dele um dos casos de sucesso do Shark Tank Brasil .

Para saber mais sobre o Akorô e seus benefícios e como fazer para comprar o seu é só acessar o site oficial do produto.