Curso terapeuta holístico vale a pena? Veja o melhor curso de ATH 2022

Querendo saber se o curso terapeuta holístico vale a pena?

A terapia holística é uma forma de cura que considera a pessoa como um todo – corpo, mente, espírito e emoções – na busca de uma saúde e bem-estar ideais. De acordo com a filosofia da medicina holística, pode alcançar a saúde – o principal objetivo da prática da terapia holística – alcançar o equilíbrio certo na vida.

Assim, os terapeutas holísticos acreditam que todo ser humano é composto de partes interdependentes, e se uma parte não está funcionando corretamente, todas as outras peças serão afetadas. Dessa forma, quando uma pessoa experimenta desequilíbrios (físicos, emocionais ou espirituais) em sua vida, sua saúde geral é afetada negativamente.

Como Comprar o curso Terapeuta Holístico

Para começar, siga esses passos simples:

  • Passo 1: Acesse o site oficial
  • Passo 2: Faça o registro
  • Passo 3: Faça sua compra
  • Passo 4: Aprenda mais sobre o Curso

Visitar Curso Terapeuta Holístico

Para que uma pessoa se torne um terapeuta holístico, é importante garantir que todas as informações sobre seus clientes permaneçam confidenciais. Um terapeuta é responsável por informações pessoais como nome, endereço e dados bancários e provavelmente um ótimo negócio de informações sobre a vida e bem-estar de cada cliente. Por isso a confidencialidade é fundamental para esta profissão. Portanto, vale a pena oferecer ao cliente um formulário para assinar e garantir que você manipule suas informações com segurança.

Além disso, o terapeuta também deve considerar as circunstâncias em que a confidencialidade não pode ser mantida, por exemplo:  Ameaças do paciente de prejudicar a si mesmo ou a outra pessoa.

Neste artigo iremos conhecer as instituições que oferecem esse curso, além do necessário para saber como realizar o curso, então fique com a gente até o final!

Curso Terapeuta Holístico

Curso terapeuta holístico vale a pena?

O terapeuta holístico é o profissional que atua no tratamento complementar de doenças e distúrbios físicos e/ou mentais. A holística requer uma abordagem que atue sobre o problema como um todo, não fragmentado ou tratado apenas pela parte problemática ou doente.

Assim, para o terapeuta holístico, uma doença ou problema não se resume a algo físico: a abordagem holística pressupõe que os elementos emocionais, mentais, espirituais e físicos de cada pessoa formam um sistema e visa integrar a pessoa como um todo em seu contexto de tratamento, enfocando-o, é tanto a causa da doença quanto os sintomas.

O terapeuta, portanto, entende que um problema específico que assola o buscador é o efeito da desarmonia, desequilíbrio e a terapia visa salvar o equilíbrio individual. Para tanto, este profissional pode utilizar diferentes métodos e abordagens: psicoterapia, aromaterapia, cromoterapia, flores de Bach e outros, massoterapia, acupuntura, reiki, do-in, reflexologia, ideologia etc.

As atribuições profissionais do terapeuta holístico variam de acordo com o método ou abordagem que praticam. Mas em geral, geralmente é: Fazer uma anamnese; explicar ao cliente o tipo de terapia utilizada; Aplicar o método/a Abordagem conforme à queixa levantada na anamnese; trabalhar como complemento às terapias convencionais/alopáticas; buscar um equilíbrio integral holístico.

Um terapeuta holístico deve, antes de tudo, demonstrar suas qualificações para mostrar que é especialista no que faz! Portanto, é importante apresentar seus certificados e treinamento para demonstrar sua experiência. Você também pode adicionar outras informações, como seu código de conduta ou ética, que podem ser importantes para seus pacientes enquanto aguardam a consulta. Por isso, para ter um certificado ou especialização, é importante conhecer cursos que sejam funcionais e eficientes para a sua profissão.

Não há treinamento específico ou necessário para se tornar um terapeuta holístico, pois a profissão não é regulamentada pelo governo federal. Porém, como em todas as áreas, é muito importante e diferencia o técnico dos demais: a formação em cursos, a busca por formação e aperfeiçoamento. O terapeuta holístico pode escolher entre uma ampla gama de cursos e especializações gratuitas.

Visitar Curso Terapeuta Holístico

Curso de terapia holística reconhecido pelo MEC

Para que um curso seja reconhecido pelo MEC, ele deve ter um currículo mínimo aprovado pelo MEC. Por exemplo: A criação da qualificação de técnico em terapia holística está sendo trabalhada no MEC, com proposta de currículo mínimo apresentada por nossa organização. Uma vez aprovado, todas as escolas regulares cujos cursos atendem a essa norma podem ter seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. O mesmo pode ser feito por meio de conselhos estaduais de ensino, exceto que nesses casos a validade do diploma seria apenas regional. O fato de haver ou não cursos reconhecidos não é pré-requisito para a regulamentação profissional.

Assim como um diploma com o selo do MEC não é suficiente para garantir seu direito de exercer sua profissão de forma incondicional: na prática, o essencial é que seja aceito pelo CONSELHO PROFISSIONAL competente. Considere o caso dos egressos da modalidade de fisioterapia dos cursos de reabilitação física: mesmo que reconhecidos pelo MEC, tais cursos não eram reconhecidos pelo conselho de fisioterapia como formadores para o exercício profissional, o que os impedia de oferecer aos estagiários seus CRs (carteira do CREFITO) a não conceder do exercício da sua profissão.

Os cursos gratuitos, sem que isso seja uma desvantagem, são aqueles que não estão sujeitos à tutela do MEC. É o caso, por exemplo, da grande maioria dos cursos de informática, cursos de línguas estrangeiras e da área de terapia holística. Para valorizar seus alunos, eles devem ter boa credibilidade entre os profissionais e conquistar o mercado de trabalho para seus egressos. Uma das formas de atingir esses objetivos é firmar acordos de apoio mútuo e reconhecimento com os órgãos de classe.

O Conselho Federal de Enfermagem, por exemplo, permitiu que seus membros praticassem métodos alternativos de cura por meio de decisão publicada no Diário Oficial, desde que registrassem seus diplomas de cursos livres com certa carga horária junto ao referido conselho. Da mesma forma, a nossa organização reconhece, como prova de qualificação profissional, os formandos de cursos livres nas técnicas de terapia holística, acreditados e que cumpram uma série de requisitos qualitativos.

Visitar Curso Terapeuta Holístico

Quem pode fazer o curso de terapeuta holístico?

Não há treinamento específico ou necessário para se tornar um terapeuta holístico, pois a profissão não é regulamentada pelo governo federal. No entanto, como em todas as áreas, é muito importante e diferencia o técnico dos demais: a formação em cursos, a procura de formação e aperfeiçoamento. O terapeuta holístico pode escolher entre uma ampla gama de cursos e especializações gratuitas.

Para ser um terapeuta holístico, algumas outras habilidades são necessárias para que o cliente se sinta seguro e confortável em seus cuidados:

  • Empatia: colocar-se no lugar do outro;
  • Escuta ativa: a habilidade deve ouça sem interromper, com paciência e atenção;
  • Aceitação sem julgamento: deixe suas opiniões pessoais fora da sessão;
  • Comunicação não violenta: expresse-se de forma amorosa;
  • Secularismo: sua escolha pessoal não exceto /ou abordagem religiosa ao cliente;
  • Visão holística da saúde: considerando todos os aspectos da saúde do cliente;
  • Sensibilidade e intuição: ter a mente aberta para realizar o trabalho;
  • Ética: ser responsável, agir, prometer não curar, espalhar informações falsas, responsabilizar os clientes por suas decisões etc.
  • Proatividade: tomar a iniciativa no trabalho diário;
  • Diversão estudar: estar sempre atualizado em seu trabalho.

O mercado de trabalho para o terapeuta holístico muitas vezes é autônomo, o terapeuta abre sua clínica ou salas de atendimento. Você também pode trabalhar com spas, clínicas de estética, institutos ou outras clínicas que oferecem serviços integrados ou complementares. Também é comum que terapeutas holísticos de diferentes especialidades compartilhem um consultório ou abram uma clínica juntos. Como a profissão não é regulamentada federalmente, é importante que o terapeuta consulte um contador da cidade em que deseja trabalhar para saber como abrir seu espaço, obter uma licença etc.

Por se tratar de uma profissão aberta, o que não exige nenhuma formação mínima ou formação específica, o mercado costuma ser competitivo dependendo da região em que o terapeuta vai atuar. Desta forma, o profissional que é formado em uma das áreas da terapia holística e se mantém atualizado se destacará.

Visitar Curso Terapeuta Holístico

Onde fazer curso de terapeuta holístico?

É importante ressaltar que não existe um curso específico chamado Terapia Holística, pois esta é uma área muito grande e abrange diversos tipos de terapias. A grande maioria é presencial. No entanto, os graduados nesta área recebem registro profissional por meio do Conselho de Autorregulação da Terapia Holística (CRT).

Os profissionais também podem ser credenciados pela Associação Brasileira do Setor (ABRATH), que exige melhores práticas e documentação pessoal, além de um diploma do ensino médio.

Algumas instituições que oferecem o curso são:

  • Saber Consciente;
  • Guardiões da humanidade;
  • Instituto Brasileiro de Terapia Holística;
  • Grupo Omega;
  • Saber Holístico;
  • Unemy

Visitar Curso Terapeuta Holístico

Qual o melhor curso de terapia holística

  • Curso Instituto Saber Consciente

As terapias holísticas tornaram-se aliadas da saúde à medida que surgem como alternativas aos tratamentos físicos, mentais, espirituais e emocionais. No entanto, para contribuir com o bem-estar das pessoas e poder atuar em diferentes situações, é necessário conhecer as técnicas e seus diferentes aspectos. Se você tem interesse em conhecer o trabalho de quem trabalha com esses métodos ou quer se qualificar, o Curso de Formação de Terapeutas Holísticos oferece todo o suporte teórico e prático que você precisa.

Além disso, após completar mais de 700 horas de estudo, você ainda tem tempo para acessar um certificado de conclusão reconhecido da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos (Abrath), possibilitando sua realização profissional em todo o país.