Como comprar ações da Oi? Veja o melhor jeito 2022

Atualizado em 10/06/2022 por Redação

A Bolsa de Valores apresenta uma grande quantidade de empresas que estão listadas, entretanto algumas companhias se destacam devido a sua força, tamanho e impacto no mercado, principalmente sendo referência em seu segmento.

Como comprar Ações da Oi

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

A Oi vem passando por momentos bastante turbulentos, principalmente devido ao seu pedido de recuperação fiscal, fazendo com que a empresa de telefonia entrasse nos radares dos investidores, principalmente trazendo um misto de preocupação e boa oportunidade de negócios. Dessa forma muitos investidores apresentam a dúvida: como é possível comprar as ações da Oi? E será que essas ações valem a pena?

Se você apresenta curiosidade de como comprar ações da Oi, entendendo que essa empresa faz sentido para os seus objetivos, vamos tentar mostrar ao longo desse conteúdo como é possível realizar esse tipo de negociação.

Como comprar ações da Oi

Como comprar ações da Oi

Se você está interessado em investir nas ações da Oi, o primeiro passo é entender como que acontece o processo de compra das ações, ou da OIBR3 ou da OIBR4. Vamos ver um passo a passo de como comprar.

  • Abrir uma conta em uma corretora de valores

O primeiro passo que todo investidor precisa ter para investir nas ações da Oi (ou em qualquer outra ação disponível na Bolsa de Valores) é abrir uma conta em uma corretora de valores, sendo que essa instituição será o intermediário entre a bolsa de valores e o investidor.

Dessa forma é preciso encontrar uma instituição que seja séria e devidamente credenciada pelos órgãos reguladores do mercado, como é o caso do Banco Central, Comissão de valores mobiliários e também pela Bolsa de Valores brasileira.

Outro ponto que precisa ser notado é que a corretora precisa facilitar a sua vida, como toda o investimento é realizado de forma online, é preciso encontrar uma empresa que seja segura. Além disso é preciso que o investidor fique atento a taxa de corretagem, a qual pode afetar grandemente os seus investimentos.

  • Envie dinheiro para a corretora

O segundo passo para investir em ações da é enviar o capital para que seja possível realizar as compras das ações no mercado. Todo esse processo de envio de valores para as corretoras é feito de uma forma bastante rápida, já que o procedimento é enviar o dinheiro da sua conta bancária para a sua conta na corretora.

  • Escolhendo as ações da Oi (OIBR3 ou OIBR4)

O próximo passo é um dos mais importantes para o investidor é decidir o destino do seu patrimônio. Nesse momento é que o investidor precisa ter certeza de que as ações da Oi encaixam realmente com os seus objetivos, além de entender como a companhia está se posicionando no mercado hoje, no curto prazo e no longo prazo.

Essa escolha tem que ser feita após muita análise e entendimento sobre quais são os riscos desse investimento, bem como as estimativas de valorização do ativo. Essa resposta não é simples de conseguir, sendo que para chegar a uma conclusão é preciso buscar análises sérias e dados do mercado, garantindo uma maior certeza ao investir.

  • Lembre-se de se apoiar no que os especialistas tem para dizer

Esse ponto pode ser considerado muito mais um bônus do que realmente algo que precise de uma necessidade mais aprofundada. No caso dos especialistas, prestar atenção no que eles estão relatando é importante para que você eleve os seus investimentos para um novo patamar.

As ações da Oi se apresentam como uma estratégia bastante singular para se agir, sendo que sempre que houver a necessidade de mais informações é muito importante verificar como que os especialistas estão se posicionando.

O que são ações da Oi

Uma vez que o investidor tenha decidido que irá investir nas ações da Oi é necessário entender quais são as ações da Oi que estão na Bolsa de Valores, bem como analisar o seu histórico e como a empresa abriu o seu capital.

OIBR3

A OIBR3 são as ações ordinárias, aquelas que garantem participação em decisões da empresa, através de votos em assembleias e reuniões entre os acionistas. Nesse caso, quanto mais papéis estiverem sob custódia, maior é a força de participação.

Entretanto é preciso lembrar que a Oi é uma empresa gigante, sendo que por mais que o investidor tenha direito a voto, ainda assim a participação nas assembleias e outras decisões geralmente ficam restritas a uma quantidade pequena de investidores. Dessa forma mesmo que tenha a OIBR3 em seu portfólio a possibilidade de fazer parte de uma tomada de decisões não é tão acessível aos investidores que não sejam institucionais.

OIBR4

A OIBR4 são as ações preferenciais, nesse caso são aquelas em que os acionistas apresentam preferencias para o recebimento de dividendos e outras compensações, que acontecem antes daqueles investidores que possuem as ações ordinárias.

É importante citar que a Oi não se apresenta como uma grande pagadora de dividendos, já que a empresa atravessa um momento bastante complicado, portanto se o investidor quer comprar ações com o intuito de receber lucros provenientes de dividendos é interessante considerar outras alternativas.

As ações da Oi pagam dividendos

Como já foi mencionado a Oi não é uma empresa que seja boa pagadora de dividendos, sendo que a última vez que ela pagou dividendos aos seus acionistas foi em 2013. Isso acontece devido a recuperação financeira e judicial que a empresa vem passando, fazendo com que o seu cenário seja voltado a quitação de dívidas e reestruturação de cotas.

Entretanto, existe um ponto positivo, já que as ações preferenciais da Oi (OIBR4) costumam apresentar uma alta volatilidade no mercado, apresentando uma boa liquidez, rendendo boas oportunidades de realização de lucros no curto prazo.

Como faço para comprar ações da Oi

Como foi mencionado para começar a investir na Oi é preciso que se tenha uma conta em uma corretora, uma das corretoras mais interessantes no mercado brasileiro é a Clear, já que ela não apresenta taxa de corretagem e uma ferramenta de negociação bastante simplificada.

Como comprar ações da Oi pela Clear

A Oi é uma empresa que apresenta dois tipos de ação que são negociadas na bolsa, sendo que a forma mais fácil é se dirigir ao pit de negociações da Clear e indicar qual das ações deseja comprar. Vamos verificar um passo a passo para facilitar a vida do investidor.

1 – Registro

O primeiro passo que o investidor deve tomar para comprar ações da Oi é abrir uma conta na Clear. Esse passo é feito inteiramente online e, aqui, é preciso que o interessado preencher um formulário bastante básico informando os seus dados pessoais e em seguida responder um questionário para indicar para a corretora qual é o seu perfil de investidor.

2 – Depósito

Para realizar a negociação dentro da plataforma é preciso que o investidor tenha saldo positivo em sua conta da Clear, para tanto é preciso realizar uma transferência da sua conta bancária para a conta da corretora, através de um TED e que obrigatoriamente apresente a mesma titularidade.

3 – Comprando ações da Oi

Finalmente com saldo na conta e com acesso às ferramentas de negociação, o investidor pode emitir a ordem de compra para as ações da Oi. Dessa forma o investidor precisa seguir os seguintes passos:

  • Dirija-se até o home broker ou pit de negociações da Clear
  • Clique na opção “menu”, em seguida “Renda Variável” e “Swing trade” – ao fazer isso irá aparecer uma tela em branco na sua tela onde aparecerá o índice do Ibovespa
  • Nessa tela branca clique em (+) para adicionar novas ações e digite OIBR3 (para comprar as ações ordinárias) ou OIBR4 (para comprar as ações preferenciais). É importante que as ações são negociadas em lotes de 100, se preferir comprar menos cotas, lembre-se que as ações são OIBR3F ou OIBR4F.
  • Uma vez que as ações forem adicionadas, basta clicar em “ordem de compra”
  • Entre com as quantidades de ações e o seu preço limite de conta
  • Digite a sua assinatura eletrônica para emitir a ordem
  • Quando o investidor receber a informação que a ordem foi executada, as ações compradas ficarão sob sua custódia.

Comprar Ações

Comprar ações da Oi vale a pena

A Oi vem passando por uma grande expectativa de que a empresa possa ser vendida, já que em momentos recentes 25% de uma empresa que pertence ao grupo Oi foi vendida, apesar dessa negociação ter acontecido na Angola.

Esse comunicado deixou os investidores bastante animados, lembrando que a Oi vem com um processo de modificação e venda de ativos, como é o caso de venda de imóveis e participações.

Entretanto é interessante observar que as ações da Oi apresentam uma alta volatilidade quando comparada com a média do mercado, sendo que mesmo verificando que está acontecendo uma restruturação significativa pela empresa, mas os passos dados ainda não conseguem trazer tanta tranquilidade para o mercado.

Para entender se está na hora de investir na Oi é preciso analisar como que estão evoluindo os negócios da empresa, bem como observar os seus resultados operacionais. No caso na Oi ainda é muito cedo pra observar o horizonte da empresa, sendo que muitas casas de análise colocam como neutra a relação dessa ação.