Power Apps na Prática | O que é power apps? Descubra aqui

Atualizado em 31/08/2022 por Redação

O Power Apps é uma coleção de aplicativos, serviços e conectores e uma plataforma de dados que fornece desenvolvimento rápido de aplicativos para criar aplicativos personalizados que sua empresa precisa.

Usando o app, você pode criar rapidamente aplicativos de negócios personalizados que se conectam aos seus dados em uma plataforma de dados subjacente ou em várias plataformas de dados online e locais.

Como usar Power Apps:

Para começar, siga esses passos simples:

  • Passo 1: Acesse o site oficial
  • Passo 2: Faça a compra do curso
  • Passo 3: Faça seu registro nas aulas
  • Passo 4: Aprenda a usar

Quero Aprender Power Apps

Os aplicativos baseados fornecem recursos de fluxo de trabalho e lógica de negócios para suas operações manuais de negócios em processos digitais automatizados.

Além disso, os aplicativos criados com seu uso apresentam design responsivo e podem ser executados perfeitamente no navegador ou em dispositivos móveis.

O Power Apps “democratiza” a experiência de criação de aplicativos personalizados , permitindo que os usuários criem aplicativos comerciais ricos em recursos sem escrever código.

O que é Power App?

Power Apps na Prática,

Como já dissemos acima,  são um conjunto de aplicativos, serviços e conectores, assim como uma plataforma de dados que oferece um moderno  ambiente de desenvolvimento rápido de aplicativos para criação dos apps personalizados para suas necessidades de negócios, sem a necessidade de escrever códigos.

Ele também fornece uma plataforma extensível que permite que desenvolvedores profissionais interajam programaticamente com metadados e dados , apliquem lógica de negócios, crie conectores e integre dados externos.

Quero Aprender Power Apps

Power Apps Microsoft

Na plataforma da Microsoft dedicada ao Power Apps é possível encontrar diversas opções de criação de aplicativos: de tela, controlado por modelo, de portal.

O Power Apps Studio é o designer de aplicativo usado para aplicativos de tela. Através do designer de aplicativos  criar aplicativos parece uma apresentação de slides do Microsoft PowerPoint.

O designer de aplicativo para aplicativos baseados em modelo permite definir o mapa do site e adicionar componentes para criar um aplicativo baseado em modelo.

O Power Apps Portal Studio é uma ferramenta de design para adicionar e configurar páginas, formulários e listas da Web .

Power Apps para usuários de aplicativos: Você pode executar aplicativos criados por você ou criados por outras pessoas e compartilhados com você em seu navegador ou dispositivo móvel (telefone ou tablet).

Power App para administradores: Os administradores podem usar o Power Platform Admin Center (admin.powerplatform.microsoft.com) para criar e gerenciar ambientes, exibir a análise do Dataverse e obter aconselhamento e suporte de autoatendimento em tempo real para o Power Apps e o Power Automate.

Power Apps para desenvolvedores:  Os desenvolvedores são criadores de aplicativos que podem escrever código para estender a personalização e a criação de aplicativos de negócios. Os desenvolvedores podem usar código para criar metadados e dados, estender a lógica do lado do servidor do aplicativo usando funções, plug-ins e fluxos de trabalho do Azure, aplicar lógica do lado do cliente usando JavaScript, integrar dados externos usando webhooks e entidades virtuais,

Power Apps é Dynamics 365:  Os aplicativos do Dynamics 365, como  Dynamics 365 Sales,  Dynamics 365 Customer Service e  Dynamics 365 Marketing, também usam a plataforma de dados Dataverse subjacente, que é usada pelo Power Apps para armazenar e proteger dados. Isso permite que você use o Power Apps e o Dataverse para criar aplicativos diretamente com os principais dados de negócios já usados ​​no Dynamics 365 sem integração.

Ao acessar o site você tem acesso ao ambiente padrão. Ao se inscrever no programa de desenvolvedor do Power Apps, você pode usar o Dataverse para criar seu próprio ambiente de desenvolvedor.   É necessária uma licença para reproduzir aplicativos criados com o Power Apps. Você pode executar o Power Apps gratuitamente inscrevendo-se para uma avaliação de 30 dias.

O Power Apps na Microsoft é pago, porém você pode testar uma versão gratuita do serviços pelo período de 30 dias.

Depois de se inscrever para um plano de avaliação de 30 dias do Power Apps, você pode explorar todos os recursos do Power Apps gratuitamente. Se você não tiver nenhuma licença do Power Apps, o plano de avaliação fornecerá acesso temporário para realizar as seguintes atividades:

  • Estenda os recursos do Office 365
  • Crie e execute aplicativos de tela que se conectam ao Microsoft Dataverse e a uma ampla variedade de mais de 200 outras fontes de dados, incluindo conectores avançados e dados locais
  • Crie e execute aplicativos baseados em modelo
  • Crie fluxos de trabalho automatizados com o Power Automate
  • Crie e gerencie ambientes e bancos de dados Dataverse

Se você tiver uma licença do Power Apps ou uma licença obtida por meio do Office 365, já terá acesso a alguns desses recursos. No entanto, uma licença de avaliação expande temporariamente seu acesso para incluir todos os recursos da lista anterior.

Quero Aprender Power Apps

Cursos Power Apps

É possível encontrar cursos sobre Power Apps em diversos sites na internet. Todos garantem ensinar como o sistema de criação de aplicativos funciona na prática. A falta de desenvolvedores de aplicativos do Power App deixam os donos de empresas cada vez mais preocupados, afinal falta mão de obra qualificada para boa parte dos cargos relacionados.

Com isso, não é incomum ver por aqui que cada vez mais surgem cursos que prometem ensinar a desenvolver o Power App, porém muitos deles acabam ficando desatualizados com o passar do tempo.

Na plataforma Hortmart é possível ter acesso ao curso onde você aprenderá o treinamento completo com profissionais experientes na área.

O curso nessa plataforma possui mais de 20 módulos, todos online e focados em fornecer o melhor conhecimento para que você possa se tornar um expert em criação de aplicativos para empresas e serviços através do Power Apps.

Para ter acesso ao curso basta clicar no link e realizar a inscrição.

Quero Aprender Power Apps

Existem também outras opções de curso em outras plataformas, basta você analisar qual a plataforma e curso com o melhor custo benefício para a tua jornada de aprendizado.

Power Apps Na Prática

É totalmente voltado para o desenvolvimento e treinamento completo, sendo ministrado por quem conhece e entende do assunto.

Nos módulos do curso é possível aprender tudo, em todas as suas modalidades, e assim também moldar e transformar o seu futuro profissional, visto que estão cada vez mais em falta profissionais com esse tipo de conhecimento no mercado e por isso eles são cada vez mais valorizados e bem remunerados.

No curso é possível contar com diversos módulos, distribuídos em 3 etapas, além de módulos e conteúdos extras. São diversos tipos de conteúdos focados em ensinar na prática todas as funções oferecidas para que você possa se tornar um profissional qualificado no uso da ferramenta e assim conquistar excelentes posições e remunerações no mercado de trabalho.

No curso aprenderá coisas como:

– Conectar  com a sua base de dado;

– Criar layout com vários itens de controle (ComboBox, Galerias, Formulários, Labels, Text Input, Ícones, Imagens etc)

– Quais são as principais fórmulas para desenvolvimento do app (Filter, For All, Collect, Patch, If, Selected, Set, Form etc).

– Criar novos registros, editar registros, remover registros, além da navegação entre telas etc.

Além dessas funções, o aluno aprenderá diversas outras, de acordo com o completo módulo de ensino criado para o curso.

Quero Aprender Power Apps

Vantagens de aprender na prática

É oportunidade perfeita para o seu crescimento profissional e também para a otimização das atividades executadas pela tua empresa. Afinal, com ele a sua empresa será capaz de criar um aplicativo que permita a execução de tarefas de uma maneira mais eficiente e automatizada, dando mais tempo livre para que os colaboradores da empresa foquem em questões mais importantes.

Permite a conexão com diversas plataformas, como o Office 365 e o SharePoint, por exemplo, além de outras como o Dynamics 365 e o Gmail. Isso permite a transferência dos documentos de maneira mais eficiente.

E também facilita o compartilhamento de trabalhos (aplicativos) desenvolvidos na plataforma . Para isso, basta acessar a tela de compartilhamento do aplicativo criado, procurar os perfis dos profissionais que irão utilizá-lo e selecioná-los para que o programa seja então compartilhado com eles.

A função é facilitar a criação de aplicativos para empresas e fazer com que as tarefas cotidianas se tornem mais rápidas de serem executadas, além de práticas, podendo ser realizadas de qualquer lugar com a ajuda de um dispositivo móvel ou computador. Ou seja, esse é um programa que pode não somente te ajudar a manter administrar um negócio, através da criação de ferramentas para o mesmo, como também permite que você otimize o tempo gerenciando o mesmo.