Como comprar ações do Banco do Brasil | Veja o melhor método

Atualizado em 20/06/2022 por Redação

O Banco do Brasil é uma empresa bastante renomada e se apresenta como uma Sociedade de Economia Mista, cuja sua fundação data de 1888 e realizou seu primeiro lançamento de ações na bolsa de valores no ano de 1906 e de forma virtual apenas em meados dos anos 2000. Aprenda agora a como comprar ações do Banco do Brasil!

Como comprar Ações do Banco do Brasil

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

É uma empresa secular e que apresenta muitos anos de história, dessa forma é de se entender que ela já tenha atravessado uma grande quantidade de crises que tenha gerado prejuízos a empresa.

Dessa forma, a primeira maneira e mais recomendada para analisar a possibilidade de compra das ações do Banco do Brasil é averiguar como se dá o comportamento da companhia durante os períodos de crise, ou seja, para entender se as ações são recomendadas para os seus objetivos é preciso averiguar como que a companhia se comportou durante os períodos de crise, analisando o contexto histórico dos gráficos, através de uma Análise Técnica.

Para dar um exemplo da resiliência dos papéis do Banco do Brasil em 09/2008 aconteceu uma crise global, dessa forma o banco sofreu perda de valor de mercado, fazendo com que os seus investidores ficassem descrentes com a situação. Dessa forma as ações sofreram ainda mais impacto nos preços quando comparadas com outras instituições financeiras. É importante lembrar que um ano após a crise as ações do Banco do Brasil já tinham, não só retomando aos patamares anteriores, como também valorizado ainda mais.

Outro ponto de destaque é que o Banco do Brasil oferece uma boa distribuição de seus proventos devido ao seu lucro, reservando uma pequena parcela para investir em sua expansão, de forma que eles retornem para os investidores na forma de juros sobre o capital próprio (JCP). Por essa relação, geralmente o Banco do Brasil faz parte de um portfólio que seja pautado em ações de longo prazo.

Como comprar ações do Banco do Brasil

como comprar ações do banco do brasil

Investir no Banco do Brasil é considerado um investimento em renda variável, isso significa que para qualquer pessoa que queira entrar nesse tipo de mercado, precisa tomar certos cuidados. O primeiro deles é traçar um objetivo, indicando onde se quer chegar com esse investimento.

Uma vez que se tenha esse objetivo é possível ao investidor pensar em como será sua estratégia de negociação, ou seja, se você pensará em manter as ações em seu portfólio com elas gerando renda passiva ou se pretende segurar as ações por um curto intervalo de tempo e recebendo os ganhos com a valorização dos seus ativos.

Dessa forma, entendendo a sua estratégia fica mais fácil alocar o seu capital. Dessa forma podemos passar para os próximos passos.

Abra uma conta em uma corretora – ou pode realizar a operação diretamente pelo seu banco

Empresas que apresentam seu capital listado na bolsa só podem ser negociadas através de uma corretora. Ou se o investidor preferir ele pode utilizar o próprio Home Broker do banco, se ele apresentar essa ferramenta.

Quando falamos de corretora ou do próprio banco é preciso ficar atento a uma sequência de taxas, como é o caso da taxa de corretagem, administração e custódia, portanto para potencializar os seus investimentos é preciso pensar nesses gastos também.

Dirija-se ao home broker

Como já foi mencionado a forma de ter suas ações negociadas é através da plataforma eletrônica, conhecida como Home Broker. É justamente nessa plataforma que você acessará o mercado e irá emitir as ordens de compra ou outras operações. Existem diversos aplicativos para acessar os home brokers, porém também é possível acessar essa plataforma pelo site da corretora ou programas de computador.

Lembre-se sempre de analisar os gráficos

Uma das coisas mais importantes antes de realizar a compra é sempre avaliar o que os gráficos estão dizendo, de forma que eles consigam fundamentar a sua decisão. É importante verificar o volume de ações que estão sendo negociadas durante o dia, pois isso mostrará qual é a tendencia da ação, ou seja, fase de muito alta (ou vice-versa) pode indicar que a ação pode sofrer uma queda ou se ficarão estáveis

Uma vez no home broker é o momento de realizar as suas compras, o código BBAS3 é o código para comprar as ações do Banco do Brasil, sendo que o prazo de liquidação é de D+2, ou seja, dois dias após a requisição.

O que são ações do Banco do Brasil

Um dos detalhes mais interessantes do Banco do Brasil é que ele é uma empresa de economia mista e que está atuando no setor financeiro, prestando serviço bancário, de crédito e de fomento. Com mais de 100 anos do seu fundamento, o BB apresenta mais de 5000 agencias e seu valor de mercado passa da casa dos bilhões.

O Banco do Brasil oferece suas ações ordinárias (ON), sendo que elas são identificadas pelo ticker BBAS3 e no momento que os investidores adquirem os papéis da companhia passam a ter o direito de votar nas assembleias. Além disso o banco também oferece os papéis BBAS11 e BBAS12. O ticker que apresenta o final 11 são as ações do tipo BDR (Brazilian Depositary Receipt), seno que eles também dão direito a voto nas assembleias e ao recebimento de dividendos.

Já o BBAS12 se caracteriza pelo pagamento de bônus da subscrição de classe C. isso indica que se por um acaso houver novas emissões de ações, os acionistas que apresentam esse tipo de papel apresentam preferência para aquisição.

As ações do Banco do Brasil pagam dividendos

Os dividendos são uma parte dos lucros de uma empresa e que são distribuídos aos seus acionistas coo uma forma de remuneração. A grande maioria das empresas bastante estáveis apresentam a distribuição de dividendos, que é justamente o caso do Banco do Brasil.

Pensando no caso dos últimos cinco anos, o Banco do Brasil (BBAS3) pagou frequentemente seis proventos por ano aos seus acionistas. Os proventos podem ser divididos ou ser recebimento através do seu capital próprio, embora a maioria das vezes o pagamento é feito por juros sobre capital próprio (JPC).

Como faço para comprar ações do Banco do Brasil

Para investir nas ações do Banco do Brasil (ou em qualquer empresa que está listada na bolsa de valores) é preciso que se tenha uma conta em uma corretora. Pensando em corretoras que existem no mercado brasileiro, e que são mais de 80, é preciso encontrar uma que seja bastante fácil de usar e que de preferencia não apresente taxas de corretagem e dessa forma uma das mais interessantes para os investidores é a Clear.

Como comprar ações do Banco do Brasil pela Clear

O Banco do Brasil é uma empresa que apresenta três tipos de ações diferentes, BBSA3, BBSA11 e BBSA12, sendo que todas elas são negociadas pela Clear.

1 – Registro

Sabendo que a Clear é uma corretora que pode ajudar o investidor da melhor forma possível, para conseguir comprar as ações do BB é preciso criar uma conta na plataforma. Esse processo é bastante simples e feito 100% online, sendo que para criar a sua conta precisa ser preenchido um formulário com seus dados pessoais e em seguida responder um questionário mostrando para a corretora qual é o seu perfil de investidor.

2 – Depósito

Para que o investidor consiga realizar as suas negociações dentro da plataforma é preciso que o investidor tenha um saldo positivo em sua conta da corretora, ou seja, é preciso que um investidor faça uma transferência de sua conta bancária para a conta da corretora. Essa transferência precisa ser feita por TED e sendo feito obrigatoriamente da mesma titularidade.

3 – Comprando as ações do Banco do Brasil

Uma vez que o investidor tenha saldo na sua conta e apresente acesso às ferramentas de negociação, o investidor pode finalmente emitir as ordens de compra. Dessa forma é preciso que o investidor faça os seguintes passos.

  • Acesse o home broker ou pit de negociação
  • Clique em sequencia “menu”, “renda variável” e “swing trade”
  • Ao surgir uma tela branca, clique em (+) para adicionar as ações BBSA3, ou BBAS11 ou BBAS12.
  • Com as ações adicionadas, clique em “ordem de compra”
  • Indique a quantidade de ações e o preço que deseja pagar
  • Entre com a sua assinatura eletrônica para a realização da emissão da ordem
  • E no momento que o investidor receber a informação que a ordem foi executada, as ações ficarão em sua custódia.

Comprar Ações

Comprar ações do Banco do Brasil vale a pena

Podemos entregar que existes alguns motivos para realizar o investimento com as ações do Banco do Brasil, mas também é um investimento que apresenta diversos riscos.

Se você quer investir no Banco do Brasil, fique sabendo que ele apresenta um grande foco na lucratividade e que a cada ano vem reduzindo a sua distancia para os bancos privados; ele vem apresentando melhoria no controle de custos; apresenta uma forte presença associada ao agronegócio; conta com baixos níveis de inadimplência e expansão de crédito mais prudente; ampla presença no Brasil; e parceiras para alavancar sua escala e reunir maiores conhecimentos.

Além disso, as ações do Banco Do Brasil frequentemente entram nas listas de melhores ações para manter a sua carteira em equilíbrio, principalmente por ser uma excelente pagadora de dividendos.