Como comprar ações baratas | Veja as melhores para comprar hoje

Atualizado em 04/06/2022 por Redação

Para aprender a como comprar ações baratas, ela precisa pertencer a uma empresa que apresente bons fundamentos. Isso significa que nem sempre um valor bastante baixo para uma ação significa que essa empresa conseguirá honrar com os seus compromissos, na verdade na grande maioria dos casos, ações que estão com o seu preço bastante baixo pode significar que a própria companhia está passando por alguns problemas.

Como comprar Ações Baratas

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

Ou seja, em alguns o que define se uma empresa está com os preços da ação barata ou não é a sua capacidade de resiliência frente a volatilidade do mercado. Dessa forma uma empresa com fundamentos ruins, sempre será uma empresa que não estará barata na bolsa, mesmo que seus preços estejam cada vez mais baixos. É importante indicar que existe uma grande diferença no mercado financeiro de uma ação barata e preço baixo.

Portanto para analisar se uma empresa está com suas ações realmente baixas, é preciso verificar como essa empresa vem se comportando, ou seja, analisar os fundamentos da empresa. Somente dessa forma será possível aumentar as suas chances de lucrar e ficar longe de empresas que apresentam históricos ruins, reduzindo sua exposição.

Como comprar ações baratas

Como comprar ações baratas

Para descobrir como comprar ações baratas é preciso seguir alguns passos básicos. Dessa forma você consegue ficar bastante familiarizado com os processos e assim conseguir tomar as melhores decisões de forma o máximo consciente e segura. Lembrando que no caso de ações baratas o passo da estratégia precisa ser feito de forma bem minuciosa para não cair nas armadilhas do mercado. Vamos conferir.

  • Verificar o seu perfil de investidor

O primeiro passo antes de entrar no mercado de renda variável é verificar quais são os seus objetivos de investimento e se o seu perfil é adequado para a aplicação em renda variável e confirmar se você precisará do dinheiro no curto prazo.

  • Abrir uma conta em uma corretora de valores

Esse passo é necessário, já que a corretora será a intermediária entre você e a instituição financeira. É nela que será feita as suas ordens de compra ou de venda, sendo que as ordens são executadas na B3 no nome das corretoras.

Antes de abrir a conta é preciso que o investidor verifique as taxas de corretagem, facilidade do uso da plataforma, disponibilização de relatórios, orientação sobre investimentos e outras facilidades.

  • Escolher a melhor estratégia

Uma vez que tenha entendido qual é o seu perfil de investidor, é importante pensar na estratégia que irá seguir dentro do mercado. Ela pode tanto focar no curto quanto no longo prazo. Além disso é preciso entender quanto tempo você terá disponível para se dedicar à bolsa de valores de forma cotidiana.

Para empresas que apresentam as suas ações baratas é preciso procurar bem, pois como já foi falado nem sempre uma empresa que tenha preços baixos em suas ações indica que esse será um negócio interessante para se concretizar.

Comprar Ações

O que são ações baratas

Ações baratas são papéis de empresas que estão listadas na bolsa de valores e que pelos mais diversos motivos estão desvalorizadas ou sendo negociadas a um valor mais baixo do que o que elas realmente valem.

Dessa forma é preciso tomar cuidado, pois em alguns casos existem ações mais baratas que não apresentam perspectiva de recuperação, porém existem ações baratas com grande potencial de crescimento no longo prazo.

Assim é importante para o investidor reconhecer quais são os motivos que as ações estão desvalorizadas e avaliar como o setor está ou se existe (ou não) perspectivas de valorização no curto, médio ou longo prazo.

Dessa forma para identificar ações baratas é preciso se focar nas seguintes características: Múltiplos baratos; Vantagem competitiva; negociada abaixo de seus pares. Ao analisar esses pontos é possível entender o quanto que o papel está ou não sendo negociado abaixo dos seus pares e, portanto, isso pode apresentar uma perspectiva de valorização futura.

Comprar Ações

As ações baratas pagam dividendos

Dizendo de uma forma bem simples, dividendos são parte do lucro que uma empresa distribui aos seus acionistas. No Brasil, as empresas que apresentam seu capital listados na Bolsa de Valores precisam, de forma obrigatória, distribuir 25% do seu lucro em forma de investimento.

Um detalhe é que o lucro da empresa é usado para duas finalidades principais: reinvestimento e através dos dividendos. Empresas mais estáveis conseguem entregar mais dividendos e isso independe se suas ações estão baratas ou caras. Entretanto quando uma ação está muito barata é preciso tomar cuidado para entender o que está acontecendo com a empresa.

Como faço para comprar ações baratas

Como já foi mencionado para comprar ações baratas é preciso se registrar em uma corretora, já que ela será a sua intermediária entre você e a Bolsa de Valores. Dessa forma vamos conhecer os passos para se registrar em algumas corretoras conhecidas no mercado nacional.

Como comprar ações baratas pela eToro

Uma das melhores corretoras para negociar ações baratas das mais diferentes empresas, já que conta com mais de 800 ações que podem ser negociadas dentro de sua plataforma é a eToro.

1 – Registro

O registro na eToro é bastante simples e pode ser feito em alguns minutos. Primeiramente o investidor precisa se dirigir até a página da corretora e clicar em “registre-se agora”. Com isso feito será levado para preencher um formulário online, entrando com os seus dados. Ao fim desse processo será necessário o envio de um documento de identidade válido, sendo que esse procedimento tem que ser feito em até um mês.

2 – Depósito

Uma vez com a sua conta verificada é preciso realizar um depósito para ter saldo em sua conta para realizar as negociações. A eToro aceita os mais diferentes métodos de depósito, que são: cartões de crédito, transferência bancaria ou uma carteira eletrônica como o PayPal. É preciso dizer que o depósito mínimo na corretora é de US$200.

3 – Comprando ações baratas

Com saldo em sua conta e ela já verificada, o investidor para comprar as ações deve fazer o seguinte passo:

  • Clique em “mercado” e selecione “ações” – encontrando uma lista de ações disponíveis para negociação.
  • Selecione a que deseja comprar, clicando em “negociar” e em seguida “comprar”
  • Insira o quanto quer pagar pela ação e a quantidade de cotas
  • Defina o seu parâmetro de lucro
  • Clique em comprar – a ordem será executada.

Comprar Ações

Como comprar ações baratas pela Warren

A Warren se coloca como uma corretora que apresenta uma forma diferentes de enxergar os investimentos pessoais, de forma que ela que revolucionar e descomplicar a forma que o brasileiro investe. Dessa forma a sua área de negociação de ações apresenta ferramentas um pouco diferente que as corretoras convencionais. Vamos conhecer um passo a passo para investir em ações baratas pela Warren.

1 – Registro

Para que o investidor compre ações baratas pela Warren, o primeiro passo é que ele crie a sua conta na corretora. O processo é bastante simples e se você não é cliente o primeiro passo é se dirigir até o site da Warren e clicar no botão “ainda não sou cliente”.

Ao realizar esse passo, você será redirecionado para o formulário online da corretora, sendo que nesse local será preciso que o investidor coloque os seus dados pessoais, financeiros e responder a um questionário específico, o qual vai mostrar para a Warren qual é o seu perfil de investidor e oferecer produtos com base nesse perfil. No final desse processo, o investidor precisará enviar uma copia do documento de identidade e comprovante de residência.

2 – Depósito

Uma vez que sua conta esteja verificada e que o investidor já tenha acesso a plataforma, para realizar a compra de ações é preciso ter saldo em sua conta. A Warren disponibiliza duas formas de depósito em sua conta na corretora: Boleto Bancário ou Transferência Bancária via TED. Uma vez que o valor estiver na sua conta é possível realizar o passo de negociar as ações baratas.

3 – Comprando ações baratas

Como foi mencionado o home broker da Warren (assim como toda a sua plataforma) é um pouco diferente das outras corretoras, sendo que ele se apresenta mais como uma ferramenta de negociação, já que apresenta um layout bem agradável para seus clientes, mostrando gráficos interessantes para que o investidor analise como que estão os valores das ações de interesse. Assim, para realizar as negociações o investidor precisa fazer os seguintes passos:

  • Dirija-se até a aba bolsa
  • Clique na opção “buscar ativos” e insira o nome ou ticker da ação ou BDR de interesse
  • Clique no botão comprar – nesse momento aparecerá uma informação em sua tela, mostrando os detalhes de sua operação
  • Confirme as informações e clique no botão “comprar agora”
  • Sua ordem foi executada, se tornando acionista da empresa

Comprar Ações

Comprar ações baratas vale a pena

Antes de mais nada, vamos reforças o que já foi bastante discutido nesse texto, nem toda ação que apresente preço baixo significa que a ação está barata, é muito importante o investidor entender que existe essa diferença.

Com isso em mente é importante citar que como qualquer investimento adquirir ações baratas pode apresenta tanto vantagens quanto desvantagens.

Dentro das vantagens é possível citar:

  • Expectativa de que as ações consigam se valorizar
  • Risco menor de desvalorização quando comparadas com empresas que estão em alta
  • Oportunidade para os pequenos investidores de adquirirem ativos mais rentáveis

Porém as desvantagens são as seguintes:

  • Dificuldade em separar quais são as empresas que podem ser promissoras daquelas que estão em situação de problemas
  • Dificuldade da ação ser negociada posteriormente
  • Chance da ação apresentar baixa liquidez

Perguntas Frequentes

Quais as melhores ações baratas para comprar?

As melhores ações baratas são a que melhor configuram seu perfil de investidor. Você encontra nessa resenha como comprar ações baratas no Brasil e no exterior.