Como comprar ações da Drogasil | Guia atualizado 2022

Atualizado em 20/06/2022 por Redação

Alguma vez, você já pensou em como comprar ações da Drogasil? Com capital aberto, essas ações costumam ser estáveis e é uma excelente opção para investidores que querem diversificar mercados.

Como comprar Ações da Drogasil

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

As ações da Drogasil (RADL3) são um importante componente do Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Por sua presença no Ibovespa (0,92%), a Drogasil (RADL3) desperta grande interesse de investidores e traders que atuam no Brasil, Bolsa, Balcão.

Em um segmento fragmentado como as drogarias, as grandes se destacam. É o caso da Drogasil, líder do setor com 1.800 lojas em 22 estados. Com um faturamento de mais de R$ 15 bilhões por ano, a empresa tem despertado o interesse de investidores cada vez mais interessados ​​em saber como comprar as ações da Drogasil (RADL3).

O que é a Drogasil?

Como comprar ações da Drogasil

A história da Raia Drogasil começou com a fundação da Pharmacia Raia em 1905. Apenas trinta anos depois, a Drogasil nasceu da fusão de dois pequenos grupos: Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil. Em 1937 as duas empresas iniciaram suas expansões por meio da compra de outras drogarias e ampliação de sua participação no mercado nacional. Em 1977, a Drogasil concluiu sua oferta pública de ações (IPO) e foi listada no Novo Mercado, tornando-se a primeira empresa de varejo de medicamentos a listar no São Bolsa de Valores Paulo merece destaque.

Já em 2014, foi concluída a atualização para a plataforma proprietária de varejo e todos os sistemas corporativos foram unificados. No ano seguinte, a RD entrou no segmento de especialidades após assumir o controle da 4Bio, então a segunda maior rede varejista de medicamentos do Brasil. 5 anos após a fusão, em 2017, a empresa mudou sua marca corporativa para RD – Gente, Saúde e Bem-estar. Juntas, as marcas que compõem a Raia Drogasil somam 190 anos de presença na região.

A Drogasil S.A. é uma das principais redes de farmácias brasileiras, presente no mercado desde 2011 e negociando na B3 sob o código RADL3. A empresa nasceu da fusão da Raia S.A. com a Drogasil S.A. e representa um dos maiores grupos varejistas no mercado de farmácias e drogarias no Brasil. Além da rede de drogarias, a empresa também trabalha com serviços e marcas exclusivas.

São emitidas 330 milhões de ações da Drogasil, sendo 211 milhões livremente negociáveis ​​no mercado. Dada sua relevância para o mercado financeiro e para a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, operação e modelo de negócios. Isso permite que você tome decisões de investimento informadas e aumente seus lucros.

Comprar Ações

Ações da Drogasil

O ticker Raia Drogasil RADL3 é negociado na bolsa de valores brasileira B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As transações são realizadas em ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança. A Drogasil possui apenas Ações Ordinárias (ON), que conferem direito a voto nas Assembleias Gerais, e também é no Submercado (RADL3F) listado. As ações da Raia Drogasils oferecem 100% ON Tag Along, além de um free float de 49,5%.

Raias classificação setorial Drogasil, de acordo com a O site da B3 é: Saúde; comércio e distribuição; Medicamentos e outros produtos. Seu segmento de listagem na Bolsa de Valores Brasileira é o Novo Mercado. A Drogasil também é negociada no mercado de balcão (OTC) nos Estados Unidos sob a código RADLY.

Para comprar ações da Raia Drogasil, basta baixar o seu aplicativo de corretora favorito e abrir uma conta de investimento. Depois disso, você precisará fazer uma transferência TED do valor que deseja investir e as ações da Raia selecionar a Drogasil representada pelo ticker RADL3.

Comprar Ações

O que considerar antes de comprar ações da Drogasil?

As empresas de comércio farmacêutico são geralmente consideradas boas oportunidades de investimento. No entanto, existem alguns elementos que podem afetar seu desempenho financeiro – e também suas negociações no mercado de ações. Os preços das ações são realmente muito diferentes. Os fatores que podem afetar os resultados da Drogasil incluem:

  • Variação de renda

Embora as pessoas ainda comprem remédios quando a economia não vai tão bem, a indústria de drogarias sente quando a renda estagna. Dois movimentos são comuns nessa situação. O primeiro é a preferência do consumidor por medicamentos genéricos, que possuem menor valor agregado em relação aos medicamentos prescritos. Devido à crise dos últimos anos, as vendas de medicamentos genéricos aumentaram desde 2017, penalizando o faturamento das farmácias.

O segundo movimento é que os consumidores estão reduzindo a compra de acessórios como perfumaria e outros produtos que não são absolutamente necessários. E é justamente nesse segmento que as drogarias alcançam melhores margens de vendas. Por isso, as perspectivas para a economia, incluindo emprego e renda, são tão importantes para a Drogasil.

  • Consolidação do setor

Apesar da atuação de grandes empresas, o mercado de drogarias no Brasil ainda é bastante fragmentado. Estima-se que as cinco maiores empresas do segmento detenham menos de 25% do mercado. O restante está nas mãos de farmácias de bairro e pequenas redes. Por seu porte e posicionamento, a Raia Drogasil é vista como uma empresa capaz de liderar um movimento de consolidação do setor. Aliás, sua própria história foi fortalecida por uma fusão: a empresa surgiu em 2011 da fusão das redes Raia e Drogasil. Recentemente, comprou outra rede relevante nesse segmento, a Onofre.

  • Envelhecimento da população

O Brasil é um país com uma população jovem – mas só agora. Atualmente, cerca de 43% dos brasileiros têm menos de 30 anos. Há apenas sete anos, essa proporção era de quase 48%. O país está envelhecendo rapidamente. Estima-se que existam mais de 30 milhões de idosos aqui e esse número só vai aumentar. A expectativa de vida aumentou de 45 para 76 anos desde a década de 1940.

Por que isso é importante para a indústria de drogarias? Por uma razão muito óbvia: quanto maior a idade, maior a probabilidade de gastar com medicamentos e outros produtos vendidos nas farmácias.

Comprar Ações

Como comprar ações da Drogasil?

Siga os três passos abaixo para comprar ações da Drogasil com segurança:

  1. Avalie o perfil que mais se identifica e trace um objetivo para seu investimento

As ações podem ter alta volatilidade. Portanto, antes de apostar na Raia Drogasil, verifique se você está preparado para isso. Tente entender o quanto você sabe sobre a empresa ou quanto tempo você tem para pesquisá-la. Identifique seus objetivos com ações. Você quer aproveitar uma oportunidade para obter ganhos de curto prazo? Ou você gostaria de se tornar um acionista de fato? E não se esqueça de desenhar alguns cenários hipotéticos. Por exemplo, o que você faria se a ação caísse ou subisse 5% em um pregão?

  1. Abra uma conta em alguma corretora própria para investimentos

Para negociar no pregão, os investidores devem primeiro ter uma conta de corretagem. Escolha uma das mais de 80 empresas que operam na B3 e cadastre-se. Para saber com qual corretora você gostaria de trabalhar, consulte o preço de cada taxa de corretagem. Esse valor é calculado cada vez que alguém compra ou vende uma ação. Pode ser fixo, em reais ou como percentual da transação. Algumas corretoras não cobram por isso – poucas oferecem esse tipo de benefício.

Após abrir uma conta, envie dinheiro via Transferência Bancária (TED ou DOC) do seu banco para a corretora. Então acesse o Home Broker – o sistema de negociação online – ou ligue para a mesa de operações e faça seu pedido. Neste ponto, você precisa inserir quantas ações deseja e a que preço.

  1. Acompanhe o desenvolvimento das ações Drogasil

Depois de fazer suas primeiras negociações, comece a monitorar o desempenho das bobinas. Você pode fazer isso diretamente pelo Home Broker. Se o seu objetivo ao comprar ações da Drogasil é aproveitar uma oportunidade de curto prazo, você precisa estar atento a isso todos os dias. Além dos gráficos de preços, acompanhe as notícias e relatórios que são divulgados sobre a empresa.

Bem, se preferir manter as ações em seu portfólio por muito tempo, reserve alguns minutos para acompanhar uma vez uma semana. Observe o quanto a ação subiu ou caiu e reavalie sua posição regularmente.

Comprar Ações

Vale a pena investir em ações da Drogasil?

A Drogasil S.A. é líder no setor em que atua e apresenta uma curva de resultados consistente entre 2015 e 2019. Por isso, pode representar uma opção de exposição aos setores de varejo e saúde. No entanto, antes de decidir investir na Raia Drogasil (RADL3), é importante analisar os fundamentos da empresa, para saber se suas ações estão sendo negociadas a um preço justo em bolsa.

Para isso você pode usar os diversos métodos, uma ferramenta simples que vai te ajudar a calcular de forma rápida e prática os principais indicadores de análise fundamental das empresas. Com esses métodos, você pode comparar informações de diferentes empresas e definir o momento de comprar ou vender suas ações.

Assim você pode decidir como, onde e quando investir em uma empresa específica e deseja aumentar sua rentabilidade na bolsa, seja com a Raia Drogasil (RADL3) ou com outra empresa.

A Drogasil é uma das empresas líderes em seu setor e pode ser uma opção de exposição para os setores de varejo e saúde. No entanto, uma análise cuidadosa dos fundamentos deve ser realizada para concluir se é interessante múltiplos.