Como comprar ações da CBMM? Confira nosso passo a passo

Atualizado em 10/06/2022 por Redação

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é uma empresa privada brasileira de mineração, metalurgia e tecnologia que se posiciona como líder mundial no segmento em que ela atua, principalmente nas tecnologias advindas do nióbio. Se você quer aprender como comprar ações da CBMM confira nosso tutorial.

Como comprar Ações da CBMM

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

A empresa foi fundada em 1955 e desde 1965 apresenta a sua propriedade vinculada a família Moreira Salles, os quais são os principais acionistas individuais do atual Itaú-Unibanco. Em 2011, a empresa apresentou um novo grupo de acionistas, sendo que a família Moreira Salles apresenta 70% da propriedade, 15% são de investidores chineses e os 15% restantes são vinculados a um consórcio de empresas japonesas e sul-coreanas.

De uma forma bem interessante os 70% da propriedade dos Moreira Salles é dividido em 30% através do Grupo da Família e 40% de um Family office Brasil Warrant Gestão de Investimentos (BWG), sendo que os quatro irmãos (Fernando, Pedro, João e Walter) totalizam os 70% do controle, mantendo a empresa em posse da família. Já os 15% que são do consórcio empresarial Japão-Coréia do Sul, apresenta a seguinte composição: SPC (empresa para fins especiais sul coreana) detém 5% – que é formada pela POSDO e National Pension Service; e duas empresas para fins especiais japonesas – que é formanda pela JFE Steel Corporantion (JFE), Nippon Steel Corporation (NSC), Sojitz Corporation (Sojitz) e Japan Oil. Gas and Metals Nation Corporation (JOGMEC).

Por fim, a última parte da empresa é composta por um grupo de empresas de capital chinês, as quais são: CITIC Group, Anshan Iron & Steel Group Corporation, Baosteel Group Corporation, Shougang Corporation e Taiyuan Iron & Steel Group.

Outro detalhe importante é que a CBMM é vinculada a Codemig, sendo que essa empresa estatal é que detém o direito ao pirocloro e, portanto, recebe 25% do lucro das operações do nióbio comercializado.

Como comprar ações da Cbmm

Como comprar ações da Cbmm ,

A CBMM é uma empresa que apresenta o seu capital fechado, ou seja, ela não está listada em Bolsa de Valores e, portanto, não está disponível para serem compradas de forma normal.

No caso de uma empresa de capital fechado, o seu capital social (representado pelas ações) está dividido entre poucos acionistas, de forma que para qualquer pessoa física que tente comprar essas ações, precisa convencer os acionistas atuais a vender a sua parcela, de forma que é necessária uma escrituração de transferência de propriedade, dentro do livro de transferência de ações nominativas da companhia.

Indo além, uma empresa de capital fechado pode ter diversos sócios. O mais comum das empresas de capital fechado é que elas são empresas familiares ou pertencentes a poucos sócios. No caso da CBMM a empresa pertence a Família Moreira Salles (principais acionistas) e a outros sócios representados por empresas chinesas, japonesas e sul coreanas.

Portanto uma empresa que apresenta o capital fechado, para emitir e vender ações precisa atuar de um modo totalmente particular, devido a distribuição privada, sendo vedada a veiculação de anúncios, prospectos ou outras formas de indicar a venda das ações. Além de não possuir o registro perante a CVM – Comissão de Valores Mobiliários. É importante dizer que se as ações de uma empresa de capital fechado fossem oferecidas para o público em geral, ela deveria passar pela CVM, de forma que sua autorização deveria ser vinculada a sua abertura de capital.

A diferença das empresas que apresentam o seu capital fechado é que elas não precisam revelar seus balanços contábeis, apesar de que algumas façam esse processo de forma a passar uma imagem de transparência.

O que são ações da Cbmm

As ações da CBMM são de uma empresa de capital fechado, sendo que diferente do que se espera para uma empresa que abre o seu capital, o qual lança as suas ações para uma oferta pública inicial (IPO) em busca de uma quantia em dinheiro para os mais diferentes fins.

No caso da CBMM, ela apresenta poucos sócios e o seu controle está centralizado em uma única pessoa ou em poucas pessoas, as quais são as responsáveis pela tomada de decisão sobre o futuro da empresa,

Estas pessoas indicadas, são encarregadas da tomada de decisão – em termos financeiros, a responsabilidade só vai até onde a sua contribuição cabe, não assumindo suas dívidas ou os danos a terceiros com o patrimônio próprio.

Estes acionistas são os grandes detentores das ações e que geralmente esse tipo de empresa é mais comum ser encontrado em grandes e médias empresas, principalmente aquelas que estão muito consolidadas e adequadas ao negócio. Outro ponto é que os acionistas podem ceder as suas ações quando melhor desejarem.

Por outro lado, ao ter o capital fechado, a empresa não consegue receber investimentos externos. Sendo que a forma de captação do recurso provém de: Financiamentos, Empréstimos e Emissão de debêntures (e nesse último caso, sujeito a diferentes restrições).

Como comprar ações da CBMM

Para comprar ações de empresas que apresentam o capital fechado só acontece quando a empresa busca novos recursos no mercado – no caso de startups em estágios iniciais ou empresas recentes, mas já consolidadas que pretendem expandir os seus negócios – ou quando um sócio resolve vender parte de sua participação. Dessa forma, quem acaba comprando essas ações são investidores profissionais ou fundos de investimentos, os quais conseguem entrar com participação nessas empresas.

Como já foi mostrado, é muito difícil para o investidor comum conseguir comprar as ações dessas empresas que apresentam o capital fechado, porém é possível comprar outras ações de empresas bastante consolidadas no mercado e que apresentem o capital aberto pelas corretoras de valores. No caso a eToro é considerada uma das melhores corretoras para realizar esse procedimento, já que ela conta com mais de 800 ativos em sua plataforma e consegue operar em mais de 13 países. Vamos conhecer um pouco o passo a passo para comprar ações pela eToro.

Como comprar ações pela eToro

Dessa forma para comprar ações na eToro, o investidor pode utilizar de duas maneiras diferentes para realizar esse processo. Vamos conhecer um passo a passo para conseguir comprar ações pela corretora.

1 – Registro

A primeira coisa que o investidor precisa fazer para começar a negociar através da eToro é criar a sua conta na corretora. Esse processo é bem simples e feito inteiramente online, bastando apenas que o interessado se dirija até a página da empresa e clique em “registre-se agora”.

Uma vez feito esse procedimento, o investidor será redirecionado para preencher o formulário online, o qual deverá ser completado com os dados pessoais. Além disso o investidor precisará enviar um e-mail, anexando um documento de identidade válido. O envio do documento tem que ser feito nos próximos 30 dias, caso contrário sua conta não será verificada.

2 – Depósito

O segundo passo para comprar ações através da eToro é realizar o depósito de uma quantia monetária para a sua conta da corretora. Esse procedimento é necessário, pois para comprar ações é preciso ter um saldo para realizar as negociações.

É importante destacar que o depósito mínimo na plataforma é de US$ 200, sendo que para facilitar a vida de seus membros a eToro disponibiliza os mais diferentes métodos, os quais são os seguintes: cartões de crédito, transferência bancaria ou uma carteira eletrônica como o PayPal.

3 – Comprando ações das mais diferentes empresas pela eToro

Por fim, uma vez com a conta verificada e com saldo o suficiente para iniciar as suas negociações, é possível comprar ações pela eToro de duas formas diferentes.

A primeira forma é comprar a ação à vista. Neste processo o investidor deve se dirigir até a página de “mercados” e em seguida selecionar “ações”. Ao fazer isso o investidor conseguirá acessar uma lista das mais diferentes ações, as quais podem ser negociadas.

Com essa lista basta selecionar “negociar” entrar com o código de negociação da empresa (ou selecionar diretamente da lista) e clicar em “comprar”. Em seguida é preciso que o investidor coloque a quantidade de cotas e o valor que deseja investir, defina o parâmetro de lucro e clique em “comprar”, fazendo com que a ordem seja emitida. Quando a sua ordem for executada, a ação comprada ficará em sua custódia.

Porém, existe uma outra forma de investir em ações pela eToro, que é através do CFD. Da mesma forma que na compra à vista, o investido também precisa entrar na página de “mercados” e selecionar “ações”, e em seguida escolher “negociar”. Após esse processo escolha entre as opções “compre” ou “venda” – isso dependerá da direção que quer negociar – insira o valor monetário que deseja negociar e a alavancagem. Por fim basta determinar os parâmetros de stop loss e take profit e clicar em “comércio aberto”.

Comprar Ações

Comprar ações da CBMM vale a pena

Como já foi mostrado, as ações de empresas de capital fechado não estão disponíveis no mercado de ações, porém isso não significa que estas empresas não possam vender as suas ações, sendo que a sua venda pode acontecer quando o proprietário ou o grupo de acionistas decidirem que é o momento de abrir negociação.

O grande problema nesse caso para o investidor individual é que, digamos que ele tenha vontade e capital, mesmo assim ele dependerá de que algum acionista esteja disposto a negociar. Caso exista o interesse, a transação fica mais simples já que ela não depende (necessariamente) da aprovação dos outros membros-sócios.

Entretanto da mesma forma que as empresas de capital aberto, as de capital fechado contam com vantagens e desvantagens, sendo que cabe ao investidor entender como o mercado está funcionando para ter cautela com os seus próximos passos.