Empresas que deram errado no Shark Tank

Atualizado em 11/11/2022 por Redação

Falta de preparo, falta de produto, humildade para  ouvir, além de supervalorização do próprio negócio. De acordo com cinco investidores, apelidados de Sharks do reality show Shark Tank, esses são os principais erros que os empreendedores na busca de recursos estão procurando para começar ou expandir seus negócios.

No Brasil, em sua sétima  temporada, o programa transmitido pelo Canal Sony já recebeu mais de 4.500 pessoas interessadas em encontrar um investidor para sua empresa, além do Brasil e dos Estados Unidos, país onde o Broadcast In Season 10 , Colômbia e México irão ao ar suas versões locais. O original, Dragons’ Den, produzido pela Nippon TV no Japão e distribuído pela Sony Pictures Television,  foi adaptado em 38 países.

Alguns dos escolhidos entre os inscritos têm entre 40 minutos e uma hora para apresentar seu projeto de vida no dia selecionado. Apresentações: Você tem que convencê-los imediatamente. O telespectador em casa tem acesso a aproximadamente sete minutos dessas apresentações.

A equipe de investimentos da Shark Tank Brasil é composta por empreendedores já estabelecidos no mercado brasileiro e internacional, como  Camila Farani, proprietária do Tabaco Café e cofundadora da G2 Capital, e João Appolinário, presidente da rede de varejo Polishop.

Empresas que deram errado no Shark Tank

Confira agora porque algumas empresas deram errado no Shark Tank

Muitos dos participantes que vão ao programa apresentar suas propostas cometem o mesmo erro de chegar não  totalmente preparados, com um plano sólido para usar o dinheiro que querem receber dos investidores, claro que alguns são inexperientes porque estão pegando em uma empresa pela primeira vez em suas vidas.

Mas ainda assim, se você quer convencer um grupo de empreendedores com anos de experiência e grandes marcas com nomes consagrados, você precisa ter respostas claras para suas perguntas.

Um exemplo desse tipo de situação no Shark Tank Brasil foi o caso da empresa de alimentos Loreal, comandada por alguns empresários, que cometeu um erro ao apresentar os valores do lucro líquido por mês em relação à sua capacidade máxima de produção.

Essa discrepância entre as informações, somada à confusão sobre os distribuidores que a empresa fornece, além de criar uma situação caótica, levou os investidores a rejeitar a proposta de R $2.500.000,00 para a 5ª empresa recusada em uníssono.

Outro problema que pode gerar conflitos e arruinar suas chances de fazer um investimento é a crença que muitos têm de que seus negócios valem muito dinheiro. No entanto, isso pode até  ser um fato para convencer a galera do Brasil Shark Tank. Sua proposta deve ser benéfica para ambas as partes.

Por exemplo, membros da franquia da academia Pure Pilates vieram ao programa e pediram R $700.000,00 para o 10º empreendimento. O problema que os investidores encontraram com essa proposta foi que a participação ofertada não levava em conta o negócio como um todo, neste caso todas as lojas franqueadas, então o valor acabou não fechando, além do fato de que o total de renda foi menor em  R$20.000,00 por mês. Situações como essa mostram o despreparo dos empresários, pois estimam um valor econômico apenas com base em suas projeções favoráveis ​​de crescimento e não na realidade do mercado.

Todos os dias são abertas novas empresas de diferentes segmentos  oferecendo a mesma coisa. Então, para você conquistar aquele cliente contra muita concorrência e fazer com que ele compre da sua empresa regularmente, sua empresa só precisa oferecer uma solução que  você tem, ou seja, que seja um diferencial competitivo. Sendo esse um dos principais erros cometidos pelos empresas que deram errado no Shark Tank

Outro erro cometido pelos empresários, segundo João Appolinário, é o valuation. “Acredito que o principal erro é o ‘valuation’. No programa, como regra, eu não posso abaixar a pedida, eu posso aumentar o percentual de participação. E o maior erro é quando o empreendedor chega no Shark Tank Brasil com a pedida muito alta e acaba não conseguindo um investidor”.

E ele continua “Na verdade, acredito que o dinheiro é a menor entrega que um dos Sharks pode fazer, porque o dinheiro conseguimos no mercado, mas ali existe por trás daquele Shark, uma experiência, uma expertise, um “network”, que vai mudar completamente a mentalidade do participante”.

A proposta do Shark Tank Brasil é que os investidores que compõem o grupo ofereçam não  apenas  seu apoio financeiro às empresas que aparecem no programa, mas também seu conhecimento da venda e do mercado com o compartilhamento com os empresários.

Algo que chamamos de Capital Intelectual, um dos ativos mais valiosos que você pode ter em seu negócio hoje porque o conhecimento permite que você crie estratégias para enfrentar os desafios do mercado.

Outro problema que pode gerar conflitos e arruinar suas chances de fazer um investimento é a crença que muitos têm de que seus negócios valem muito dinheiro. No entanto, isso pode até  ser um fato para convencer a galera do Brasil Shark Tank. Sua proposta deve ser benéfica para ambas as partes. Por exemplo, membros da franquia da academia Pure Pilates vieram ao programa e pediram R $700.000,00 para o 10º empreendimento.

O problema que os investidores encontraram com essa proposta foi que a participação ofertada não levava em conta o negócio como um todo, neste caso todas as lojas franqueadas, então o valor acabou não fechando, além do fato de que o total de renda foi menor em  R$20.000,00 por mês.

Situações como essa mostram o despreparo dos empresários, pois estimam um valor econômico apenas com base em suas projeções favoráveis ​​de crescimento e não na realidade do mercado.

Outro erro que faz com que algumas empresas deem errado no Shark Tank é a postura adotada pelo empresário. Respeito é bom e todo mundo gosta. Principalmente em uma situação em que um ativo de valor significativo é negociado, como é o caso de investimentos em empresas participantes do programa Shark Tank Brasil.

Os empresários que aparecem com uma atitude arrogante na hora da apresentação, fingindo que sabem de tudo e que os investidores “precisam” da sua empresa, rapidamente perdem o interesse.

A palavra-chave aqui é humildade. Seja educado e respeitoso em todas as suas negociações, porque você nunca  sabe quando a pessoa do outro lado pode representar uma grande oportunidade para você e sua empresa.

Você acha que em um reality show como o Shark Tank Brasil, com um elenco que inclui o “rei da televisão no Brasil” e  também um dos empresários mais atuantes no mercado da moda na mídia, no marketing e na propagação pode ser visto? “As empresas e os produtos não seriam um tema importante?”

Então, uma das perguntas mais comuns que os investidores fazem quando conhecem uma empresa é: Como você promove sua solução quando a marca já é conhecida? E isso vale para qualquer tipo de negócio.

 

Como se costuma dizer, “se você não vê, não vai lembrar”, portanto, se você tem um produto ou serviço inovador e de grande  valor agregado, deve usar os canais disponíveis – como redes sociais, sites, pastas. Outdoors etc – para que as pessoas possam ter esse contato e depois fazer negócios e ganhar dinheiro.

Para encerrar o texto de hoje, vamos falar sobre esse conselho que os investidores deram a muitos empreendedores que apareceram no Shark Tank Brasil para mostrar suas startups, que  basicamente dizem: “Não dê um passo maior do que você Perna”. Começar seu negócio pela primeira vez, entrar no mercado e lucrar com isso, ficar cego pelas possibilidades e assim tentar aumentar seu tamanho enquanto seu negócio ainda é imaturo.

Um exemplo é o caso do açougue vegano No Bones, que na época, com apenas 4 meses de funcionamento e uma renda mensal de R $35.000,00, queria um investimento de R$ , ou R $400.000,00, para abrir mais duas lojas físicas.

O problema apontado foi  que a  produção ainda era baixa e a empresa não estava  totalmente validada para começar a pensar em expansão. Um dos principais fatores de mortalidade dos novos negócios é tentar crescer prematuramente sem um público fiel, uma boa renda e capital de giro suficiente para sustentar essa ação.

Portanto, antes de dar um passo arriscado em direção ao crescimento, analise a situação atual do seu negócio para ter certeza de não perder dinheiro com esses investimentos.

Reality shows são um formato de programação muito popular, seja para entreter e gerar memes, seja porque o público pode usá-los para se educar sobre um tema que lhe interessa. Um bom exemplo desse tipo de reality show é o Shark Tank Brasil.

Este programa, que é a adaptação brasileira da produção original norte-americana, é basicamente  um game show em que vários empreendedores apresentam seus projetos/empresas/produtos com o objetivo de firmar uma parceria com um dos investidores que compõem o grupo.

Gostou do nosso texto sobre as empresas que deram errado no Shark Tank? Esperamos que as dicas dadas aqui sejam úteis e possam te ajudar a entender o que deve e não deve ser feito em um pitch.

 

Para mais conteúdos como esse é só continuar nos acompanhando.