Como comprar ações da Taesa 2022 | Método atualizado

Atualizado em 22/07/2022 por Redação

As ações da Taesa (TAEE11) são o que podemos chamar de essenciais em uma carteira de investimentos equilibrada, além de ser uma excelente oportunidade. Afinal de contas, estamos falando de uma das empresas mais sólidas no segmento de distribuição de energia elétrica no Brasil. Quer aprender a Como comprar ações da Taesa?

Como comprar Ações da Taesa

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

É importante notar que as ações da Taesa se posicionam em uma organização que está ligada intimamente ao setor de infraestrutura e, por esse motivo, é uma das empresas que apresentam ativos extremamente indicados para investimentos no longo prazo.

Dessa forma, muitos investidores podem ficar na dúvida sobre como comprar ações da Taesa ou se ela é realmente uma ação interessante para compor o seu portfólio. Prossiga nesse artigo para entendermos melhor!

Como comprar ações da Taesa

Como comprar ações da Taesa

É importante lembrar que toda operação que envolve renda variável apresenta os seus riscos normais de volatilidade. Além disso também é preciso tomar alguns cuidados ao acessar o Home Broker, já que ele é um ambiente bastante específico.

Porém, investir em ações pode se tornar algo bastante estimulante e prazeroso, porém para que ele seja feito existe muito trabalho anterior, até o investidor chegar realmente na parte de comprar as ações. Portanto vamos verificar quais são os passos que o investidor precisa ter para chegar até o momento de realmente comprar as ações da Taesa.

  • Abrir uma conta em uma corretora

O primeiro passo para comprar ações TAEE11, ou qualquer outra ação que esteja listada na bolsa de valores brasileira é abrir uma conta em uma corretora ou em um banco. Isso acontece, devido a não permissão de negociação na B3 por pessoas físicas, por esse motivo é necessário a intermediação.

Como foi dito, uma conta em uma corretora é indispensável para fazer investimentos em renda variável de um modo geral. Já que o universo da renda variável também se estende para commodities, gêneros agrícolas, metais e outros ativos. Portanto, conferir quais são as taxas de corretagem e administração é bastante importante para o investidor, já que esses valores podem impactar bastante os seus investimentos.

  • Vá ao Home Broker

Para negociar as ações, a plataforma utilizada é o Home Broker, isso acontece devido a digitalização do segmento financeiro, fazendo com que a compra e venda de ações possa ser feita pelo celular, bastando que o investidor tenha o aplicativo da corretora.

  • Realize as análises

Não é interessante (para não dizer inteligente) investir em uma ação sem critério ou apenas por acreditar que ela irá render. Para que seja possível conseguir bons resultados, é importante fazer análises antes de negociar. O mínimo que o investidor deve fazer é avaliar o que os gráficos mostram.

Os gráficos podem trazer para o investidor qual é a zona de suporte e de resistência do papel, fazendo com que você tenha uma maior noção do que fazer quando investir. Aliás, essa é a principal forma de realizar uma análise técnica bastante simples, sendo que dessa forma você pode evitar prejuízos durante a sua negociação.

  • Finalmente faça a compra da TAEE11

Uma vez que as etapas anteriores forem vencidas é chegada a hora de dar entrada na ordem de compra das ações em seu Home Broker. A grande maioria das plataformas de negociação apresentam um espaço destacado onde é possível selecionar a ação da empresa de interesse, no caso é entrar com o ticker TAEE11 e após localiza-la basta selecionar a quantidade de papéis o preço que deseja pagar por ela e confirmar a compra.

Comprar Ações

O que são ações da Taesa

A Taesa (Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.), começou em 2000, sendo que nessa data ela venceu a licitação promovida pela ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), com a preferencia para explorar o “lote C” da transmissão de energia elétrica.

A maior acionária da Taesa é a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais S.A. – concessionária de energia do estado de Minas Gerais) e a colombinaa Interconexion Eléctrica. Sendo que as pessoas físicas que queiram comprar os papéis da empresa podem procurar pelos tickers TAEE3 (ON); TAEE4 (PN) e TAEE11.

É importante notar que a TAEE3 são as ações ordinárias da empresa, enquanto que TAEE4 são as preferenciais e a TAEE11 são os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e que apresentam representação no exterior.

As ações da Taesa pagam dividendos

As ações da Taesa estão sempre posicionadas pelos especialistas quando se pensa em montar uma carteira focada em dividendos. O mais interessante é que a empresa é uma excelente pagadora de dividendos e se coloca em um segmento extremamente relevante nacionalmente.

Porém, apesar disso, a Taesa apresenta um desafio pela frente, que é manter o seu histórico de distribuição de lucros em meio a investimentos altamente impactantes e alto valor de alavancagem.

Entretanto, os executivos a todo instante se posicionam a respeito da tramitação da reforma tributária no cenário político para definir o valor de distribuição dos lucros e que se apresente compatível com o cenário que a empresa vem enfrentando.

Isso mostra que os executivos estão atentos que precisam manter um pagamento robusto de pagamento de dividendos, entretanto também enxergam que a empresa está passando por um cenário que demandará de uma maior quantidade de investimentos para o setor e por um período de alta alavancagem, indicando que o valor dos dividendos estará dentro dessa conta.

Comprar Ações

Como faço para comprar ações da Taesa

Como foi mostrado para comprar ações da Taesa é preciso que o investidor tenha uma conta em uma corretora que funcionará como intermediaria entre o investidor e a Bolsa de Valores. Para entender melhor como isso deve ser feito, vamos ver um passo a passo para abrir a sua conta na Clear, já que ela é uma corretora que não apresenta taxa de corretagem, fazendo com que o seu investimento seja menos comprometido.

Como comprar ações da Taesa pela Clear

A Taesa é uma empresa que apresenta três formas de ações onde o investidor pode negociar, sendo a TAEE3 (ON); TAEE4 (PN) e TAEE11. As duas primeiras são as ações propriamente ditas e a última é um BDR.

1 – Registro

Para começar o seu processo de negociação dos papéis da Taesa pela Clear o investidor precisa abrir uma conta na corretora. Esse primeiro passo é muito simples e é feito de forma inteiramente online, sendo que é necessário o preenchimento de um formulário onde o investidor entrará com os seus dados pessoais e em seguida será preciso responder um questionário para que a corretora identifique o seu perfil de investidor.

2 – Depósito

Com o primeiro passo finalizado, está na hora do investidor depositar uma quantia monetária na conta da corretora para pode conseguir realizar as negociações. A transferência de valores da sua conta bancária para a conta da corretora, só pode ser realizada mediante TED e que os titulares das contas sejam os mesmos.

3 – Comprando as ações da Taesa

Com saldo em sua conta da corretora é finalmente possível para o investidor realizar as negociações pela Clear. Assim o investidor precisa seguir os seguintes passos:

  • Vá até o home broker ou pit de negociações da Clear (é importante citar que o pit é um ambiente bem mais amigável para os investidores que ainda não se acostumaram com os gráficos mostrados no home broker)
  • Faça a seguinte sequência: clique em “menu”, em seguida “renda variável” e em “swing trade” – ao realizar esse processo, aparecerá uma tela em branco indicando apenas o índice da Ibovespa.
  • Ainda nessa tela em branco clique em (+) e adicione as ações da Taesa que queira negociar, podendo ser o TAEE3 ou TAEE4. No caso da Taesa se preferir é possível investir no BDR da empresa cujo código de negociação é TAEE11.
  • Após esse processo as ações alvas são adicionadas a tela e abre-se a opção “ordem de compra” – Entre com a quantidade de ações e o preço limite para comprar
  • Digite a sua assinatura eletrônica para a emissão da ordem
  • E assim que a ordem for executada o investidor receberá esse informe, podendo verificar que as ações estarão sob sua custódia.

Comprar Ações

Comprar ações da Taesa vale a pena

A Taesa é uma empresa ligada ao ramo de infraestrutura e, portanto, são papéis extremamente indicados para aqueles investidores que vislumbram uma estratégia de longo prazo. Além disso, esses papéis também são bastante interessantes para investidores mais experientes que desejam lucrar com o aluguel de ações. Porém, não existe nenhum impeditivo de utilizar os papéis para que eles sejam utilizados para obter rendimentos no curto prazo.

Dessa forma, independente de qual é a sua estratégia de investimento é interessante deixar claro que os bons resultados só aparecem mediante a bons dados. Isso significa que para comprar uma ação é preciso que você entenda que essa ação é realmente interessante para o seu objetivo, passando dessa forma por uma análise tanto técnica quanto fundamentalista para corroborar a sua decisão.

Assim, o momento de comprar as ações da Taesa dependem do que os gráficos estão mostrando e, principalmente, da sua performance no mercado financeiro. Para investidores que pretendem lucrar no longo prazo, a análise precisa ser pautada nos dados contábeis e na percepção do mercado.