Como comprar ações do tesouro direto? Guia Atualizado

Atualizado em 20/06/2022 por Redação

Você já ouviu falar em Como comprar ações do tesouro direto? É um programa criado pelo Tesouro Nacional que permite investir em títulos públicos. Na prática, você está emprestando dinheiro ao governo em troca de algo. Ideal para quem quer começar a investir. É uma maneira fácil de investir em títulos de renda fixa e uma opção mais lucrativa do que a poupança.

Como comprar Ações

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

Se você procura um investimento de baixo risco com bons retornos, remuneração variável e um investimento mínimo reduzido, não procure mais, Tesouro Direto para você ser uma excelente pedida.

O que é o Tesouro Direto e como funciona?

Como comprar ações do tesouro direto ,,

O Tesouro Direto é um programa de investimentos oferecido pelo governo federal em parceria com a BM&Bovespa. Isso permite que o investidor de varejo adquira títulos da dívida federal com risco mínimo e retornos maiores do que os depósitos de poupança. Esses títulos podem ser de taxa fixa, com taxa de juros anual definida antes da aplicação, ou taxa flutuante e taxa fixa anual mais a variação de um índice, como, por exemplo, IPCA ou Selic.

Esses dois termos são muito importantes, então é bom saber o que eles significam:

  • IPCA: Esta sigla denota o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é considerado a inflação oficial do país. É muito importante porque é um nível básico: um investimento só mostra retornos reais depois de superar a inflação. Ou seja, somente quando um investimento é avaliado acima do IPCA é que seu poder de compra aumenta.
  • Selic: São as taxas básicas de juros da economia estabelecidas pelo banco central para controlar o crédito e domar a inflação ou impulsionar a economia. Eles são refletidos diretamente nas taxas de juros de renda fixa e são acompanhados de perto pelo CDI, principal indicador de rentabilidade dos títulos.

Agora que você já sabe o que são Selic e IPCA, vamos ver como essas siglas afetam os títulos do Tesouro Direto. Primeiro, é importante entender que os títulos negociados no Tesouro Direto são Títulos da Dívida Federal, que emite títulos públicos, para financiar seu negócio. Em outras palavras, colocar dinheiro no Tesouro Direto significa emprestar esse valor ao governo. Mas para emprestar dinheiro ao governo (ou a qualquer outra pessoa) você precisa ser recompensado. No Tesouro Direto, esse pagamento é feito por meio de juros, que podem ser fixos ou variáveis. Isso significa que você tem à sua disposição dois tipos de títulos.

Para títulos com prefixo, anual os pagamentos são feitos antes da compra os pagamentos de juros são fixos. Dessa forma, você sabe exatamente quanto dinheiro terá quando o papel vencer. Isso pode ser 10% ao ano, por exemplo.

O Tesouro Direto é um investimento que pode ser incluído na carteira de todos os tipos de investidores, dos mais conservadores aos mais ousados. Além dos diferentes tipos de remuneração, os títulos oferecem diferentes vencimentos que variam de um mínimo de um ano a várias décadas. E se você precisar reembolsar os valores antes da data de vencimento, poderá negociar os títulos em a qualquer momento. O Banco Central se compromete a comprar cada título antes do vencimento com pagamento em até um dia útil, porém o valor do título nessas pré-compras pode variar.

É possível comprar títulos diretamente de sua corretora ou banco de investimento diretamente pelo sistema Tesouro Direto. E como já alertamos, há muita liquidez: o Tesouro Nacional compra antecipadamente os títulos no qualquer prazo de vencimento. O dinheiro será transferido para o seu banco ou corretora no próximo dia útil, chamado D+1.

Mas para isso você precisa ficar atento ao valor do título, que deve ser trazido até o presente. Para quem vende um título antes do vencimento, é importante verificar quanto vale no momento, pois pode subir ou descer dependendo da perspectiva do mercado. Se você adquiriu um título de renda fixa, proteção de juros e, ao contrário das previsões, a Selic subiu, é provável que seu papel sofra uma desvalorização, pois esses juros são vistos como uma Selic mais baixa. Na prática, seu ativo é menos lucrativo que outros novos.

Para evitar riscos, você pode manter o papel até o vencimento. Nesse sentido, a diversificação de títulos e vencimentos contribui para aumentar a liquidez. Neste caso, ao deter o título, você tem certeza do tipo de rendimento que terá ao final do período.

Tipos de título do tesouro direto

  • Título pré-fixado

Ele flutua mais ao longo do investimento e pode aumentar ou diminuir se vendido antes do vencimento. Você sabe exatamente quanto dinheiro terá no vencimento. Por outro lado, ele não pode saber quanto ganhará em poder aquisitivo, pois não possui juros relacionados ao IPCA.

  • Títulos pós-fixados atrelados ao IPCA

Tem menor volatilidade durante o uso, pois acompanha de perto a taxa Selic, com uma pequena taxa de juros anual adicional. Pode ser um ativo interessante para maior liquidez e para quem deseja negociá-lo antes do vencimento (garantido que o retorno será maior que o investimento).

  • Títulos pós-fixados atrelados à SELIC

Ele oferece a perspectiva precisa da valorização do poder de compra à medida que a inflação é incorporada a esse retorno. Pode ser um investimento interessante para quem visa o longo prazo e faz investimentos para a aposentadoria, pois não precisa se preocupar com avanços inflacionários.

Como comprar ações do tesouro direto?

Investir no Tesouro Direto é fácil. Para isso, você deve primeiro abrir uma conta em um banco de investimento ou corretora como etoro. A eToro trabalha com milhares de ativos financeiros em diferentes categorias. O que é certo, porém, é que o mercado de moedas digitais cresceu significativamente nos últimos anos. Desde o início das bitcoins em 2009, dezenas de outros apareceram no mercado – alguns desapareceram, outros ainda estão em ascensão. A eToro oferece atualmente doze moedas digitais diferentes.

Esta decisão deve ter como critérios principais a solidez e histórico da instituição financeira, as taxas cobradas (principalmente para Tesouro Direto), as facilidades e assistência oferecidas. Por isso, acompanhe o nosso passo a passo de como investir no tesouro direto pela etoro, você não vai se arrepender:

  1. Registro

Para saber como comprar no eToro, o primeiro passo é abrir uma conta. Vá para o site eToro, clique em Registrar agora e preencha o formulário com seus dados. Você também pode se registrar com sua conta do Google ou Facebook. No final, clique no botão azul Criar conta.

Após criar a conta, você já pode entrar na plataforma com o login e senha que escolheu. Este processo é necessário para mantê-lo seguro e evitar atividades suspeitas. Para fazer isso, clique no botão azul Perfil Completo abaixo do seu nome no canto superior esquerdo. Você será solicitado a fornecer algumas informações pessoais, como seu nome completo, número de telefone, endereço e responder a algumas perguntas que ajudarão a eToro a entender seu perfil de investidor. Você também precisará fazer o upload do seu cartão de identificação (frente e verso) e comprovante de residência.

  1. Depósito

Esse processo de registro pode levar alguns dias, mas você não precisa esperar para aprender a comprar no eToro. O primeiro depósito pode ser feito assim que o sistema verificar seu número de telefone. Os documentos são necessários para sacar seus ganhos. Para começar a investir, você precisa criar um portfólio no eToro. Clique em Depositar fundos (botão azul no canto inferior esquerdo da tela acima).

Escolha o método de pagamento que deseja usar para comprar suas criptomoedas no eToro e preencha todos os detalhes de acordo com o método escolhido uma. O valor mínimo para abrir uma posição com criptomoedas é de $ 200 por posição – ou seja, para cada transação de criptomoeda no eToro, você deve ter $ 200.

  1. Conta Real

Para visualizar todos os ativos disponíveis, clique em Trading Markets no canto esquerdo da tela. Uma tela aparecerá com os ativos destacados e no menu superior os tipos de ativos negociados no eToro: criptomoedas, ETFs, ações, índices, commodities e pares de moedas. Selecione a criptomoeda desejada na lista e clique nela.

Uma tela especial relacionada a esta moeda será aberta, onde você poderá ver as últimas notícias (feed), o desenvolvimento histórico de preços em diferentes períodos e o gráfico de velas mostrando a tendência de alta ou baixa do preço. Informações essenciais para saber como comprar no eToro. Decidiu comprar? Basta clicar no botão azul de negociação (canto superior direito). Insira o valor desejado e clique em Abrir posição.

Concluído! Suas moedas digitais ficam instantaneamente disponíveis em sua carteira, onde você pode acompanhar todos os movimentos.

Comprar Ações

Vale a pena investir em ações do tesouro direto?

O valor mínimo para investir no Tesouro Direto é de aproximadamente R$ 30,00, que se refere ao valor mínimo de compra (0,01 de um título). Você pode comprar 0,02 de um título, 0,03, etc.

O Tesouro Direto pode ser uma excelente alternativa para quem busca investir em títulos de renda fixa, com risco próximo de zero, retornos interessantes e capacidade de proteção contra a inflação. Este é um passo muito importante quando se trata de distanciamento qualquer economia e inicie essa jornada de conhecimento pelo universo dos investimentos. Mas é importante não ficar parado no conforto dos títulos do governo.