Como comprar ações de empresas? Confira o passo a passo

Atualizado em 05/06/2022 por Redação

É bem conhecido por todos os investidores que existe uma grande quantidade de formas e estratégias para negociar no mercado de renda variável. De fato, não existe apenas um único modo como comprar ações de empresas, na verdade existem as mais diferentes técnicas para se comprar ações de empresas e começar a operar com renda variável.

A escolha daquela estratégia deve se adequar ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos, mas também precisa passar pelo momento e pelas condições que o mercado está passando. Dessa forma se você procura como comprar ações, existem várias estratégias diferentes para entrar nesse mercado, podendo ao investidor escolher uma delas.

Como comprar Ações de Empresas

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

As estratégias mais comuns são as seguintes: Day Trade, curto prazo, longo prazo e dividendos. Assim a melhor forma de comprar ações dependerá dos objetivos e interesses de cada investidor.

Como comprar ações de empresas

como comprar ações de empresas,

Para investir em ações, é muito importante que o investidor siga alguns passos básicos, principalmente aos aspectos que pode facilitar o processo de tomada de decisão. Assim vamos entender quais são esses passos que é preciso entender para comprar ações de empresas.

  • Ter plena certeza que o seu perfil de investidor se encaixa com esse mercado
  • Abrir uma conta em uma boa corretora de valores

Nesse caso é preciso de uma atenção a mais, já que a instituição financeira escolhida precisa ser autorizada a operar no pregão, ou seja, elas recebem ordens de compra ou de venda e em seguida executam as operações na B3 no nome das corretoras.

A escolha de uma corretora é extremamente importante, principalmente devido a algumas características que precisam ser levadas em conta, como é o caso das taxas de corretagem, facilidade ao uso do sistema de negociação, disponibilidade de relatórios e orientações sobre os investimentos, além de outras ferramentas que podem ajudar o investidor a decidir da melhor forma possível.

  • Escolher a melhor estratégia

Outro ponto bastante importante para comprar ações de empresa é entender muito bem qual é o objetivo que você está visualizando para o momento, sendo que somente dessa forma você conseguira realizar negociações de ação que fação sentido.

  • Decidir entre Home Broker ou a Mesa de Operações

As corretoras geralmente oferecem dois tipos de formas para comprar ações de empresas. A mais comum é o home borker, que nada mais é do que um sistema eletrônico onde o investidor cadastra sua ordem e realiza a negociação. No home broker existe uma taxa de corretagem que costuma ser um valor fixo.

Já a mesa de operações, o investidor faz o comunicado para um operador, podendo ser por telefone, e-mail ou sistemas de mensagens (enviando a informação de compra e venda de ações), sendo que no caso o operador é que realiza o negócio. Esse tipo de modelo é voltado para clientes de alta renda e apresentam taxas de corretagem diferentes.

  • Escolher ações e formar uma carteira

Uma vez que todos os passos anteriores foram analisados está na hora de formar a sua própria carteira, sendo que essa pode ser formada através de um método de análise (que pode ser técnica ou fundamentalista), decidindo por conta própria ou se basear em relatórios elaborados por analistas no mercado.

O que são ações de empresas

Quando falamos de ações de empresas precisamos entender que todo o capital é dividido em centenas, milhares ou até milhões de pequenas partes, sendo que estas partes são as ações. Dessa forma as ações pertencem tanto aos empreendedores quanto aos sócios. Porém existe uma terceira parte que é negociada na bolsa de valores e aqueles investidores que compram ou vendem esses papéis, acabam se tornando um acionista.

Ao comprar uma ação de uma companhia que está listada na bolsa, os investidores apresentam o objetivo de conseguir compartilhar os ganhos que ela obtém. Assim para o investidor é possível conseguir rendimentos de duas formas diferentes, através dos dividendos que são pagos, na proporção do número de ações que o investidor possui ou ainda através da valorização das ações.

É importante ressaltar que a preço das ações varia ao longo do tempo, uma vez que as companhias conseguem crescer, mas também como o mercado e a economia se movimenta. Dessa forma o investidor ganha quem investe nas ações por um preço e se desfaz dela por um preço maior.

Como comprar ações de empresas que pagam dividendos

Para aqueles investidores que querem comprar ações de empresas que pagam dividendos, na realidade acabam fazendo o movimento chamado de buy´n´hold. Dessa forma é preciso para o investidor tenha uma conta em sua corretora preferida e procure pelos melhores ativos do mercado. Existem diversas listas dos mais diferentes analistas que mostram quais são as melhores empresas que pagam dividendos.

Assim, para fazer o seu dinheiro render é preciso realizar os seguintes passos:

  • Abra a sua conta na sua corretora favorita
  • Realize um depósito que será utilizado para ser investido em ações
  • Entre na conta de sua corretora e acesse o home broker
  • Entenda qual é o seu perfil de investidor e trace o seu objetivo
  • Digite o ticker (sigla) de sua ação desejada
  • Defina a quantidade de cota e o preço que deseja pagar
  • Realize a compra

Esse é o processo mais simples para conseguir comprar ações de empresas que pagam dividendos.

Como comprar pequenas ações de empresas

Para comprar pequenas ações de empresas, também é necessário que o investidor tenha uma conta em uma corretora que seja verificada e aceita pela Bolsa de Valores. Dessa forma ao entrar em operações no mercado à vista, basta procurar pelas pequenas ações em seu Home Broker.

Nesse caso as pequenas ações são identificadas pela letra “F” logo após o nome do ativo, ou seja, são opções fracionadas. Portanto, para comprar essas ações basta que o investidor busque o ativo da empresa que deseja, precedido pela letra “F” e indicando a quantidade que deseja comprar.

É importante citar que o custo para operar no mercado fracionário, é o mesmo do que o do lote padrão, incluindo os custos de corretagem, impostos e outras taxas que são cobrados pela B3. Sobre as taxas de corretagem elas variam de corretora para corretora.

Como faço para comprar ações de empresas

Existem quatro formas diferentes de comprar ações: De forma direta, comprando lotes de 100 em 100 ações ou unidades no mercado fracionário; Investindo através de Fundos de Investimento; por meio de Clubes de Investimentos; Comprando ETFs.

Como comprar ações pela eToro

A eToro é uma corretora que apresenta uma plataforma onde é possível realizar a negociação das mais diferentes ações e de forma inteiramente online, sendo que a plataforma tem o alcance de 130 países e apresenta 12 milhões de usuários cadastrados. Dessa forma é possível comprar ações tanto ações brasileiras quanto listada em outras bolsas internacionais.

Para comprar ações pela eToro o processo é bem simples, vamos ver o passo a passo:

1 – Registro

O primeiro passo é realizar a abertura de sua conta na corretora, no caso é preciso acessar o site oficial da corretora e clicar em “Adira já”. Nesse ponto é possível se cadastrar através do Facebook, Google, ou preencher um formulário com seus dados pessoais.

Uma vez terminado de preencher esse formulário será necessário o envio de uma cópia do documento de identidade ou do comprovante de residência.

2 –  Depósito

Para comprar ações é preciso que você tenha um fundo de reserva em sua carteira. A eToro disponibiliza alguns métodos de pagamentos que podem ser: Paypal, Neteller, Skrill, Sofort, Rapid Transfer, cartão de débito ou crédito, transferência bancária e Trustly.

3 – Conta Real

Uma vez com um saldo em sua carteira é preciso que o investidor siga até a área de “mercado de negociação, insira o nome ou o ticker da ação, escolha a quantidade de cotas e o valor que deseja pagar e clique em “negociar”. Com a operação concluída o investidor se tornou sócio dessa empresa.

Comprar Ações

Como comprar ações pela Warren

Para comprar ações pela Warren também é bastante simples, vamos conhecer o passo a passo

1 – Registro

O primeiro passo é abrir a sua conta na Warren, para isso é preciso ir até a página inicial da corretora e clicar em “ainda não sou cliente”. Ao fazer isso você será direcionado para uma página onde precisará entrar com o seu e-mail e em seguida preencher o formulário de adesão. Uma vez com a sua conta verificada será possível iniciar o processo de negociação na bolsa através da Warren.

2 –  Depósito.

Clique na aba Bolsa e realize o seu depósito

Diferente das outras corretoras, a área de negociação da Warren não é um home broker propriamente dito, mas sim uma ferramenta de negociação que seja muito mais simples e direta. Nessa área é possível conferir os gráficos de rentabilidade, um resumo do seu saldo, uma lista de ativos da sua carteira e as movimentações.

Entretanto para realizar as negociações é preciso ter saldo em sua carteira da Warren. Dessa forma é preciso se dirigir a sua tela incial e clicar em “fazer transação” e em seguida em “depósito”. Na Warren é possível realizar o depósito através do boleto ou transferência bancária.

3 – Conta Real

Busque os ativos e faça a compra das ações

Em seguida é preciso se clicar em “Buscar Ativos”, digitar o nome ou o ticker, escolher a quantidade e clicar no botão “comprar”. Após isso surgirá as informações de compra na tela, e agora o investidor precisa clicar em “comprar agora” e a compra será finalizada.

Comprar Ações

Como comprar ações de empresas que estão começando

Independente se a empresa já é solidificada no mercado ou se ela está em fase de crescimento, ou ainda se você é um investidor experiente ou um iniciante é preciso traçar uma meta para realizar a compra de ações de empresa. Pois isso é um investimento que pode dar bastante certo, porém pode acontecer problemas no caminho.

Assim para comprar ações é preciso realizar os seguintes passos:

  • Escolher uma instituição financeira que irá intermediar as suas compras
  • Enviar dinheiro para a corretora, gerando um saldo para realizar as suas negociações
  • Acessar o Home Broker
  • Escolher o Ativo e comprar a ação

É importante lembrar que as melhores ações para comprar devem ser alinhadas com a sua estratégia e com o seu objetivo, de forma que não deixe de estudar nunca para se informar cada vez mais sobre o mercado e investir de forma muito mais consciente.

Tipos de empresas para comprar ações

Veja abaixo alguns tipos de empresas que você pode comprar ações, sendo nacionais ou estrangeiras:

Perguntas Frequentes

Qual a melhor corretora para comprar ações de empresas?

A melhor empresa para comprar ações de empresas no Brasil é a eToro. Além de ter mais de 10,000,000 de usuários, a eToro é uma das corretoras que conta com diversas ações e criptomoedas em seu portfólio. Claro que não é a única, e há outros nomes como Rico, XP, etc.

Quanto devo investir para comprar ações de Empresas?

Você pode começar com um investimento baixo de $100 USD na eToro. Este valor equivale a menos de R$ 500 Reais.