Como Ser Uma Pessoa Interessante?

Atualizado em 28/08/2022 por Redação

De acordo com algumas pesquisas, uma pessoa interessante está relacionada, quase sempre, com duas principais características, ser agradável e verdadeiro com os seus pares e com quem está ao seu redor.

como ser interessante
Se perguntar como ser uma pessoa interessante é algo super normal. Afinal, todos nós queremos ser aceitos e queridos pelas pessoas.

Muitas pessoas confundem ser interessante com beleza física, mas esse não é o caso, porém, essa crença infundada faz com que a pessoa não evolua em outros predicados além do seu porte físico.

Se formos na raiz do significado da palavra, se tornar interessante nada mais é que conseguir atrair a atenção das pessoas ao seu redor, é ser relevante de alguma forma para com as pessoas com quem você se relaciona.

Existem muitas formas de se tornar interessante, seja pelo dom da palavra, pela forma de agir, porque você dança, canta, conta piadas bem-humoradas, seja pelo seu conhecimento diferenciado e abrangente, ou por uma característica única, história de vida, dentre outras.

Dicas infalíveis para ser uma pessoa interessante

  1. Tenha interesse pelas pessoas que estão a sua volta: escute e busque aprender com as pessoas próximas de você, elas com certeza tem coisas a ensinar
  2. Saiba ouvir e seja atencioso: ouça as pessoas com quem você tem contato e lembre dessas informações ao conversar com elas, todos gostam de uma pessoa atenciosa
  3. Busque conhecimento e se mantenha atualizado sobre os assuntos do momento: leia, assista vídeos, acompanhe influenciadores nas redes sociais, assim você sempre vai ter assunto para puxar papo com as pessoas
  4. Adquira novas experiências: faça aquele curso que você tanto sonhou, como por exemplo um curso de terapeuta holístico ou um curso de automaquiagem. É uma oportunidade de aprender um assunto novo e conhecer novas pessoas.
  5. Seja você mesmo: não tente ser igual a outras pessoas, a autenticidade é muito importante para ser uma pessoa interessante
  6. Seja simpático e sorria: isso mostra que você está aberto para conversar e as todos adoram se aproximar de pessoas assim
  7. Pratique um novo esporte: além de ser ótimo para cuidar da sua saúde, praticar um novo esporte é uma maneira de ter novas experiências e conhecer novas pessoas
  8. Saiba contar uma boa história: na hora que perguntarem sobre você, não tenha medo de compartilhar histórias ou informações interessantes sobre sua vida
  9. Seja curioso: ao conversar com as pessoas, se tiver abertura, pergunte mais sobre a vida delas, os interesses e o que elas gostam de fazer
  10. Seja apaixonado pela vida: afinal, a vida nos dá infinitas possibilidades de ser uma pessoa interessante!

Dá para você ser interessante de maneira geral, não mirando apenas no objetivo de conquistar alguém. Isso, inclusive, pode fazer você se tornar uma pessoa de magnetismo genuíno e único, sendo quisto por todos.

Se tornar uma pessoa interessante é possível, independentemente de quem você seja.

Já percebeu que no grupo de amigos sempre tem aquele, que nem é o mais bonito, mas que consegue conquistar as mulheres mais gatas? Geralmente, esse cara é o amigo de todos, o conselheiro, aquele que sabe resolver os b.o’s, que com uma conversa já garante as melhores oportunidades.

Esse é o típico cara interessante que muitos querem ser. Até mesmo o invejando, porque ele parece ser o cara mais desenrolado e sortudo do mundo.

Não tem jeito, eles são cativantes em todas as áreas da vida, conseguem vagas de emprego improváveis, tem amigos em todos os lugares, chega sozinho no rolê e sai rodeado de pessoas para um after, todo mundo quer ele por perto.

Tudo bem, você já deve ter identificado alguns conhecidos dentro dessas características.

Mas afinal, como ser uma pessoa interessante? Dá para aprender? Treinar? É um dom que nasce com a pessoa ou dá para se tornar? Felizmente, a resposta é: sim, dá para ser uma pessoa interessante, mesmo que você não tenha nascido com o dom, seja tímido ou tenha dificuldades para se comunicar.

Vem comigo que eu te explico como.

Como Ser Interessante?

como ser uma pessoa interessante
Ser interessante pode parecer difícil mas na verdade é algo bem simples, basta saber por onde começar.

Muitas pessoas podem nascer com esse dom de ser cativante, sem ao menos fazer algum esforço para isso, já outras têm a vontade de ser interessantes, mas não sabem como ou o que fazer.

Se esse é seu caso, não se preocupe, hoje te ensinarei como ser interessante com simples passos.

Quem não quer ser uma daquelas pessoas que todos gostam de estar perto? De ser uma companhia agradável? De cativar por onde passa? Isso é possível, não é preciso, sequer, grandes esforços.

Uma das principais maneiras de ser uma pessoa interessante é mudar o seu jeito de agir, se tornando alguém mais interessado pelas pessoas que o cercam.

Basicamente, você vai deixar de ser o cara que conta muitas histórias, que sempre interrompe para falar sobre uma experiência que viveu, seja parecida com o que está sendo contado ou que seja, aparentemente, mais grandiosa.

O comportamento de alguém interessante, nesse caso, é se mostrar interessado. Ao conversar com alguém, seja atencioso, procure ouvir mais, antes de falar. Interaja para se mostrar engajado, curioso, atento.

Abra espaço para que o outro se sinta ouvido de verdade e só fale quando o espaço estiver completamente aberto para você. Toda essa atenção oferecida será retribuída, eu garanto.

Poucas pessoas sabem, mas muitas vezes, em uma conversa, o que mais o outro procura é ser ouvido e isso é raro de se achar por aí. A maior parte quer falar sobre si, as suas experiências e ao fim acabam por não se comunicarem de verdade.

Outra dica para ser uma pessoa interessante é ter um repertório vasto. Isso nada mais é que ter assuntos interessantes para agregar em um bate papo.

Lógico, levando em consideração a primeira dica. Você não deve se tornar um palestrante na roda. Você vai usar do seu conhecimento para fazer interações relevantes, puxar assunto, acrescentar algo e coisas do tipo.

E tem mais, ninguém resiste aos encantos de alguém inteligente, que sabe o que fala, que está bem fundamentado, que entende do assunto e que tem bons argumentos.

Para melhorar o seu repertório, você deve procurar fontes de relevância, como livros, jornais, revistas, a própria internet, vídeos e o que mais for agregar à sua experiência.

Como Ser Mais Interessante?

A arte de ser interessante é interminável, quanto mais você melhora, mais pode melhorar. Você pode ser interessante dia após dia, basta que não pare de procurar maneiras de evoluir.

Se você melhorou seu repertório, não pare de atualizá-lo, por exemplo. Fique de olho nas notícias, nas tendências, no que acontece ao seu redor. Adquira novas experiências, faça viagens para lugares novos, converse com pessoas diferentes, faça um curso, pratique um esporte novo, enfim, expanda seu universo.

Outra dica que vale muito, não só para ser uma pessoa interessante, mas para a vida, é ser uma pessoa apaixonada. Não estou dizendo para você encontrar alguém para se relacionar amorosamente, não só isso, pelo menos.

Ser uma apaixonada nesse contexto é ter paixões em tudo o que você faz e vive. Goste de si mesmo, de quem você é, de quem você está se tornando. Se apaixone pela sua cidade, pelas amizades, pelo seu trabalho.

Não há nada mais inspirador e interessante que alguém que vive de maneira apaixonada cada instante da sua vida.

Como diria o poeta: “O que se leva dessa vida, é a vida que se leva”. E cabe muito bem aqui.

Como Ser Interessante Para Um Homem?

como ser interessante para um homem

A cabeça dos homens funciona de uma maneira mais prática e menos sentimental que a das mulheres, se fomos generalizar.

Considerando isso, podemos dizer que para ser interessante para um homem e atrair a atenção dele inteiramente para você, será necessário que você se comporte de forma mais direta.

Para começar, seja você mesma. Nada de travar na frente dele, montar um personagem para poder interagir ou impressionar. Acredite, ele vai saber.

Embora muitos não saibam, homens são muito observadores e prezam a naturalidade nas atitudes. Exageros, geralmente, assustam e os afastam.

Se você já está em um relacionamento com um homem e quer se tornar ainda mais interessante aos olhos dele, procure fugir de conversas triviais, que lhe levam ao lugar comum sempre.

Clichês não são bem-vindos nessa ocasião. Procure saber mais sobre o que ele gosta, estude sobre o esporte que ele gosta de praticar, assistir. Ele tem um time do coração? Que tal entender melhor sobre a história do clube, os campeonatos que está disputando.

O surpreenda com um convite para ir ao estádio. Toda essa atenção fará com que ele te olhe com outros olhos, aqueles que enxergam uma pessoa ainda mais interessante.

Como Ser Um Cara Interessante?

Na visão das mulheres, um cara interessante é aquele que sabe se portar, que ouve, que é romântico, atencioso, que presta atenção nos detalhes.

Elas gostam que eles sejam cavalheiros, ajam em proteção, mas que não exagerem na dose.

Se você quer ser o cara visto como interessante, chegue aos poucos, não sufoque, deixe que ela queira saber mais sobre você, desperte curiosidade.

Se você já estiver com uma mulher e sente que precisa se tornar mais interessante aos olhos dela, procure ser solícito, se aproximar ainda mais dela para saber como pode ser mais presente e participativo.

Surpreender ela com uma ajuda, oferecendo uma solução que pode ser executada em conjunto, vai fazer ela ficar ainda mais próxima de você.

Como Ser Alguém Interessante Afinal?

Como vimos ao longo desse artigo, existem uma série de possibilidades para ser uma pessoa interessante.

O pontapé inicial é demonstrar interesse para se tornar alguém interessante. Ser também um bom ouvinte, ao invés de palestrar sobre sua vida com as pessoas ao seu redor, tornando todas as conversas sobre si.

Outro ponto que citamos está relacionado ao quanto você pode ser alguém que agrega valor através de um repertório vasto e inteligente.

Se um apaixonado pela vida é uma característica essencial entre as pessoas vistas como interessantes, assim como a honestidade e a agradabilidade.

Para acrescentar a essa lista, posso dizer que uma pessoa interessante também sabe como contar uma boa história, capaz de atrair toda a atenção de maneira encantadora.

E, por último, mas muito importante, você precisa ser fiel a quem você é e ter orgulho disso. De nada vai adiantar criar um personagem que você não consegue sustentar, em cinco minutos, alguém mais atento vai perceber e tudo cairá por terra.

Jamais seja alguém que você não é para tentar ser uma pessoa interessante. Isso só te deixará em situações embaraçosas e capazes de te colocar em uma situação de pouco prestígio.

Espero que você tenha gostado das dicas de como ser uma pessoa interessante.