Como comprar ações da CVC? Saiba como investir em 2022

Atualizado em 13/06/2022 por Redação

A CVC se apresenta como uma das principais operadoras de turismo do Brasil, contando com agencias nas mais diferentes cidades e atendendo milhares de turistas interessados em seus pacotes e facilidade. Saiba a forma certa de como comprar ações da CVC.

Como comprar Ações da CVC

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

Além desses detalhes a empresa é considerada uma das principais do setor, sendo que ela está listada na Bolsa de Valores, com o código de negociação de CVCB3. Por ser um setor bastante interessante para investir, constantemente as ações da CVC entram em pautas e são recomendadas para as mais diferentes carteiras de investidores.

Entretanto é preciso mencionar que os primeiros meses de 2020, não foram fáceis para os mais diversos setores e acertando em cheio o setor de viagens e turismo, o qual a queda foi ainda muito mais preocupante. Devido a isso as empresas de viagem começaram a sentir suas receitas caindo e suas ações evaporando.

Por esse motivo é que muitos investidores estão se questionando se vale a pena comprar ações da CVC, principalmente qual será o panorama futuro para a companhia. Dessa forma se você está interessando em investir na CVC vamos conferir como comprar as ações dessa empresa.

Como comprar ações da CVC

Como comprar ações da CVC

Se você tem interesse em comprar ações da CVC, vamos verificar um passo a passo antes que a decisão seja tomada.

  • Avalie o seu perfil de investidor

Toda empresa que tem o seu capital aberto apresenta uma grande volatilidade, mesmo que o investidor entenda sobre todos os fundamentos do negócio, o preço praticado pode variar de forma bastante sensível. Dessa forma um dia turbulento pode significar a queda do preço de uma ação. Dessa forma, é preciso que o investidor também tenha resiliência frente a esses momentos, e que avalie com calma qual o seu perfil e se você pode deixar o dinheiro alocado para a eventual mudança.

  • Acompanhe a empresa

Para se ter uma ideia melhor sobre se deve ou não investir na CVC é acompanhar as noticias sobre a companhia e ler os relatórios que as casas de análise e corretoras entregam. Além disso ficar atento a divulgação dos resultados trimestrais também é uma maneira bem interessante de ficar informado, ou ainda analisar o comportamento dos papéis dentro do home broker.

  • Abra uma conta em uma corretora

Uma vez que tenha entendido o mercado e visto que as ações da CVC fazem sentido para a sua carteira de ativos, é preciso abrir uma conta em uma corretora. No Brasil existem mais de 80 instituições que são autorizadas pela B3 e que podem realizar essas transações. Verifique como acontecem as taxas de corretagem, quais são as cobranças realizadas na hora da negociação.

Existem corretoras que não realizam essa cobrança, fazendo com que o impacto sobre os seus resultados seja diminuído. Uma vez que a sua conta tenha sido aberta, é preciso enviar dinheiro para a corretora, através dos métodos disponíveis. Por fim acesse o home broker e faça a sua ordem.

O que são ações da CVC

A CVC é uma empresa que integra o Novo Mercado com suas ações negociadas na BM&F Bovespa. Dessa forma a empresa tem por princípio uma política de transparência que faz com que exista um relacionamento muito mais próximo com analistas e com pessoas ligadas ao setor financeiro.

A empresa é obrigada a informar ao mercado dados que facilitem o acompanhamento seguro e a fiscalização dos atos de sua Diretoria, fazendo com que os acionistas estejam a par do que está sendo feito.

Portanto a CVC se compromete as seguintes obrigatoriedades:

  • Divulgação dos resultados das demonstrações financeiras no Padrão US GAAP ou IFRS
  • Tag Along de 100% para ações ordinárias (CVCB3)
  • Mínimo de 25% de free float
  • Adoção da câmara de arbitragem do mercado

Além disso as ações da CVC integram o Índice Bovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira. É importante citar que o índice é composto por uma carteira de ações que englobam as empresas que juntas representam 80% dos negócios realizados na Bolsa.

Assim a CVC apresenta somente ações ordinárias (CVCB3) e que estão negociadas na bolsa. Essas ações conferem aos acionistas o direito de voto nas assembleias, ou seja, podem participar das tomadas de decisões. Além disso, os acionistas tem o direito ao recebimento de proventos que são distribuídos pela CVC em forma de Juros sobre Capital Próprio (dividendos).

Comprar Ações

As ações da CVC pagam dividendos

Devido ao problema que a empresa vem passando a CVC informou que durante o ano de 2020 ela restringiu os pagamentos de dividendo, com exceção do mínimo obrigatório, até que a sua razão entre a dívida líquida e Ebtida seja igual ou menor que 3,5.

Durante todo o ano de 2021, a empresa apresentou o compromisso de implementar eventos de liquidez, sendo que a companhia está passando por um processo de recuperação, que envolve os mais diferentes eventos.

Entretanto o ano de 2022 já está sendo bem mais interessante para a CVC, apesar de ainda apresentar uma particularidade ao pagamento dos seus dividendos.

Como faço para comprar ações da CVC

A CVC apresenta uma característica muito forte, já que ela é ligada ao consumo e ao poder de compra das famílias, dessa forma o desempenho da companhia é extremamente dependente do comportamento da economia. Dessa forma, os efeitos da retração da economia foram extremamente sensíveis para a CVC, devido a isso, ela apresentou um impacto altamente negativo sobre o negócio da empresa e da mesma forma uma onda de crescimento gerará benefícios bem ótimos para as vendas da companhia.

Portanto que investe na CVC precisa estar atento aos diversos movimentos para conseguir compreender melhor como será o comportamento das ações da empresa na bolsa de valores.

Como comprar ações da CVC pela Clear

Como já foi mostrado existe uma grande quantidade de corretoras que podem realizar as negociações na B3 para que o investidor possa ter sob sua custódia ações da CVC. A Clear apresenta a vantagem de ter corretagem zero e isso é uma das coisas mais importantes quando falamos de investimentos, já que você não precisa se preocupar com essa taxa.

Dessa forma para realizar negociações pela Clear, o processo é bastante simples, sendo que a corretora apresenta um “home broker” diferente intitulado Pit de Negociações. Essa plataforma é gratuita e bastante semelhante com um home broker normal. Portanto, vamos verificar como comprar ações da CVC pela Clear, porém é importante que esse passo seja feito por aqueles investidores que já entenderam que as ações da CVC são interessantes para a sua estratégia de investimento.

1 – Registro

O primeiro passo para comprar ações da CVC pela Clear é abrir a sua conta, a qual pode ser feito de modo inteiramente online. O processo consiste em preencher um formulário básico, com seus dados pessoais e responder um questionário para identificar o seu perfil de investidor.

2 – Depósito

Uma vez que tenha aberto a sua conta e ela tenha sido verificada pela corretora, para que o investidor consiga realizar negociações ele precisa apresentar um saldo positivo na conta da Clear. A única forma que a Clear permite que esse depósito seja feito é mediante transferência bancária via TED, a qual precisa ser feito entre o titular da conta.

3 – Comprando ações da CVC

Como comprar ações preferenciais

Para comprar as ações da CVC pela Clear é preciso que o investidor se dirija para o home broker ou para o Pit de Negociação (lembrando que o Pit apresenta um processo mais simples e um layout mais amigável para os clientes da corretora, além de mostrar um panorama geral do patrimônio do investidor).

Uma vez na plataforma de negociação o investidor precisa clicar em “menu”, após isso “renda variável” e por último “swing trade”. Com esse processo feito abrirá uma tela em branco onde o índice da Ibovespa estará mostrado. Nessa área clique em (+) para adicionar a ação da CVC (CVCB3) e fique atento a negociação, já que esse código gerará uma ordem em lotes (se quiser comprar lotes menores é preciso digitar CVCB3F).

Uma vez terminada essa ação, basta o investidor clicar em “ordem de compra”, sendo que nesse momento o investidor precisará inserir a quantidade de ações e o preço que está disposto a investi. Agora é preciso emitir a ordem através da assinatura eletrônica fornecida pela corretora. O fim do processo acontece no momento que investidor receber a mensagem de “ordem executada” fazendo com que as ações compradas as CVC fiquem sob sua custódia.

Comprar Ações

Comprar ações da CVC vale a pena

A CVC apresenta um modelo de negócio bastante arriscado, já que o seu segmento é extremamente dependente do humor do mercado. Além disso, ela vem apresentando negociações bastante avançadas com outras companhias do segmento, entretanto por vir de um período de extrema baixa, a empresa pode ficar bastante exposta a vários outros riscos.

Analistas do mercado mostram que, aparentemente, a onde de acontecimentos negativos já se arrefeceu, pelo menos para a CVC, mostrando que a empresa já está com novos gatilhos positivos em seu radar. A companhia vem mostrando uma recuperação, porém ainda é um ativo bastante duvidoso para novos investidores, já que envolve grande risco.