Como comprar ações da Vivo | Guia atualizado 2022

Atualizado em 20/06/2022 por Redação

As ações da Vivo são umas das mais buscadas. Todos os dias, há quem queira Como comprar ações da Vivo, e você aprenderá hoje!

A Telefônica Brasil apresenta-se mais conhecida pelo nome de Vivo e é considerada uma das maiores empresas de telecomunicações brasileira. Mesmo durante a pandemia, a empresa continuou com sua representatividade para os investidores, os quais mantiveram seus olhares para as ações da companhia, principalmente pelas necessidades que surgiram.

Como comprar Ações da Vivo

Para comprar ações, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site da corretora
  2. Faça o registro
  3. Faça seu primeiro depósito
  4. Compre algumas ações

Comprar Ações

De fato, a empresa se manteve com excelentes resultados, uma vez que o distanciamento social, ligações telefônicas e a utilização de chamadas por vídeo via internet cresceram para números nunca antes vistos.

Essa utilização em demasia trouxe um potencial de dúvidas sobre os benefícios de investir na companhia, principalmente para entender como a empresa irá se manter crescendo em um cenário de pós-pandemia. Com isso, vamos falar um pouco em como comprar ações da Vivo.

Como comprar ações da Vivo

Como comprar ações da Vivo

Para aqueles que querem comprar ações da Vivo, o procedimento é muito fácil, basicamente passando por 5 passos.

  • Estude sobre as ações da Vivo, para ter um maior conhecimento sobre o mercado

O primeiro passo para investir na Vivo, é provavelmente o mais importante, e diz respeito a estudar um pouco sobre o investimento em ações, de forma que reduza a sua margem de risco. Isso é particularmente importante já que o investimento em ações traz diversos benefícios, entretanto ele também apresenta diversos riscos que podem fazer com que você perca lucratividade, de forma que você precisa ficar bastante atento.

  • Abra sua conta em uma corretora

O segundo passo é o que pode ser considerado a parte prática de comprar ações e investir na Vivo, que é abrir uma conta na corretora. Esse passo é um dos mais importantes da sua jornada, já que através da corretora é que você irá negociar as ações da Telefônica Brasil na bolsa de valores.

A corretora é o local onde você pode encontrar uma plataforma completa de negociação dos ativos que estão listados na Bolsa, cujo o nome chama Home Broker. Porém, é importante mencionar que nem todas os investidores apresentam perfil para aguentar a volatilidade do mercado, sendo que é imprescindível que o próximo passo seja respeitado.

  • Entender o seu perfil de investidor

O perfil de investidor mostra o quanto você apresenta aptidão ao risco, sendo que ele varia de conservador (menor aptidão ao risco) até o arrojado (maior aptidão). Uma vez que investir nas ações do risco é um investimento em renda variável, o seu perfil de investidor precisa ser de moderado para arrojado, uma vez que você precisa informa a corretora que você está ciente dos riscos que envolve o investimento.

É bem sabido que existem diversos riscos no mercado de ações, entretanto estes riscos podem ser facilmente controlados, através de uma carteira diversificada e com muito conhecimento.

  • Faça o depósito na corretora

O próximo passo é bastante óbvio, com a sua conta criada e com o seu perfil reconhecido, o próximo passo é depositar uma quantia financeira na conta da corretora, uma vez que apenas com este saldo é que será possível realizar as negociações.

  • Realizando a compra

Por fim, com saldo na conta você precisará se direcionar para a área de negociação ou home broker para realizar a compra das ações da Vivo. Uma vez nessa plataforma, será necessário procurar pela opção negociar e procurar pela empresa ou pelo seu ticker, que no caso da Vivo é VIVT3. Após colocar a quantidade de cotas e o valor que quer investir é só emitir a ordem e assim que ela for executada as ações compradas estarão sob sua custódia.

O que são ações da Vivo

As ações da Vivo foram abertas através de uma oferta pública inicial em 1998, sendo que suas ações são negociadas através do código VIVT3, os quais são compostos de ações ordinárias.

É importante destacar que a Vivo apresenta ações free float e tag along. As free float são percentuais de ações da Vivo que se posicionam em livre circulação na bolsa de valores, quanto maior esse número, melhor, já que uma empresa que apresente uma maior quantidade de ações disponíveis para negociação, faz com que uma maior quantidade de investidores se interesse por ela, o que faz com que exista um impacto bem alto na liquidez da companhia. No que diz respeito a Vivo, 25,73% das suas ações estão em livre circulação no mercado.

Já as tag along representa o direito de vender suas ações em conjunto, em caso da venda das ações pelo sócio controlador, fazendo com que os investidores recebam os mesmos valores que o acionista majoritário que no caso da VIVT3, as ações tag along é de 80%.

As ações da Vivo pagam dividendos

Os dividendos são parte do lucro líquido de uma empresa que está listada na bolsa de valores e que por força da lei devem ser distribuídos entre os acionistas. De modo geral, esses investidores recebem uma remuneração baseado na quantidade de ações que cada um tem sob custódia, até a data estabelecida para o recebimento.

A Vivo é uma empresa que a grande maioria das casas de análise é colocada como boa pagadora de dividendos e em alguns casos sendo líder nesse ranking. Algumas casas de análise ainda creditam que a Vivo conta com um excelente perfil risco-retorno, e com os seus preços atuais, se posiciona como uma oportunidade “atrativa” de investimento, já que ela tem uma sólida geração de caixa e excelente pagamento de dividendo aos acionistas.

Além disso, a empresa vem investindo cada vez mais em fibra ótica e por novas iniciativas digitais, fazendo com que ela se coloque como uma empresa de “posicionamento premium”.

Como faço para comprar ações da Vivo

A Vivo pode ser considerada uma das melhores integrantes para a carteira de dividendos, segundo uma grande quantidade de analistas. Dessa forma as suas ações são bastante interessantes para serem mantidas dentro de uma carteira, principalmente pensando no longo prazo. Além disso ela conseguiu gerar um caixa bastante positivo mesmo em um cenário altamente adverso, mostrando que o setor de telecomunicação é um dos mais resilientes.

Outro ponto bastante positivo é que a Vivo vem apresentando seu endividamento girando próximo dos 19% o que se caracteriza por ser bastante baixo.

Como comprar ações da Vivo pela Warren

A Warren está se tornando uma das corretoras mais buscadas pelo mercado brasileiro, muito principalmente pela sua proposição frente aos investimentos, o qual tenta desmistificar que investir é algo complicado. Dessa forma a plataforma apresenta um layout bastante amigável para os seus clientes.

O único grande problema da Warren tem haver com os seus fundos, os quais apresentam poucas informações sobre no que está sendo investido. Por outro lado, a sua área de compra de ações se apresenta de uma forma muito simplificada, ideias para aqueles investidores mais iniciantes. Portanto se você está interessando em comprar ações da Vivo através da Warren siga os passos para ver qual é o caminho.

1 – Registro

Para começar o investidor precisa realizar a abertura de sua conta pela corretora, pois somente assim ele terá acesso às ferramentas para que consiga comprar as ações da Vivo. Dessa forma o primeiro passo para abrir a conta é dirigir-se até a página da corretora e clicar em “ainda não sou cliente”, dessa forma você será redirecionado para o preenchimento do formulário online e também para um questionário para que a corretora entenda qual é o seu perfil de investidor e consiga oferecer os melhores produtos. É preciso deixar claro que ao fim desse passo será necessário que o investidor envie um comprovante de residência e cópia do documento de identidade.

2 – Depósito

Uma vez com a sua conta criada e verificada, o investidor precisa apresentar um saldo na conta para que possa ser negociadas as ações da Vivo. Para depositar o dinheiro na corretora pode ser utilizado de dois métodos: boleto bancário ou transferência bancária da mesma titularidade através de TED.

3 – Comprando as ações da Vivo

Para finalizar, na Warren a plataforma de negociação da corretora é um pouco diferente dos home brokers tradicionais, já que apresenta um layout mais simples e bastante amigável. É justamente nesse local que o investidor precisará emitir a sua ordem de compra, sendo que o procedimento pode ser realizado da seguinte forma.

  • Clique na aba “bolsa”
  • Em seguida em “buscar ativos” e entre com o ticker da Vivo: VIVT3
  • Clique em “comprar”
  • Confirma a quantidade de ações e o preço que deseja pagar pelas ações e clique em “comprar agora”
  • Após a revisão da sua compra a ordem será executada.

Comprar Ações

Comprar ações da Vivo vale a pena

A Vivo é uma das maiores empresas de telefonia do Brasil e se apresenta de forma bastante consolidada no mercado. Nos últimos meses viu o seu crescimento se tornar muito mais significativo, uma vez que a pandemia trouxe novos hábitos de consumo de seus produtos digitais.

Com isso ela é uma empresa que apresenta uma boa oportunidade de investimento, entretanto é preciso entender que existem diversas variáveis no segmento que a Vivo atua e, portanto, se você tem um perfil mais conservador, talvez investir em ações de uma forma geral não seja tão atraente, entretanto se você é mais arrojado, definitivamente as Vivo se posiciona como uma empresa imprescindível no seu portfólio.