Atualizado em 09/06/2023 por Ana Luiza
A Binance.US, uma das maiores bolsas de criptomoedas dos Estados Unidos, tomou a decisão de remover mais de 100 pares de negociação até o dia 8 de junho.
Essa medida vem apenas alguns dias após a Securities and Exchange Commission (SEC) processar a Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, também conhecido como CZ, por violações às leis federais de valores mobiliários.
Os pares de negociação que foram removidos incluem AAVE/USDT, SUSHI/USDT, POLYX/USDT, FLOW/USDT, ATOM/BTC e HBAR/BUSD, entre outros. Esses pares representam os ativos que podem ser negociados entre si em uma bolsa.
Em um comunicado publicado na quarta-feira, a Binance.US assegurou aos seus usuários que seus ativos continuam seguros e protegidos, e que os depósitos e saques estão operando normalmente. No entanto, a remoção desses pares de negociação pode afetar a disponibilidade de opções de investimento para os usuários da plataforma.
Essa ação ocorre como uma resposta à recente repressão da SEC contra a Binance e seu CEO. O regulador alegou que a Binance e a BAM Trading, que opera como Binance.US, estavam operando ilegalmente como bolsa, corretora e agência de compensação sem o devido registro. A SEC também classificou ativos como Solana, Cardano e Polygon como valores mobiliários em sua denúncia.
Leia também: Caso Terra Luna: Co-fundador é investigado por relações políticas
SEC continua com perseguição
Além disso, a SEC entrou com uma moção de emergência para congelar os ativos da Binance.US. O objetivo dessa ação é garantir que os ativos dos investidores estejam custodiados nos Estados Unidos e sob o controle exclusivo da BAM Trading, em vez da Binance e de Changpeng Zhao.
A Binance.US respondeu às acusações da SEC, afirmando que os ativos dos clientes estão seguros e que o pedido de congelamento não afetará os ativos dos clientes. Em um tweet publicado na terça-feira à noite, a Binance.US descreveu o movimento da SEC como uma manobra legal, alegando que o verdadeiro interesse da comissão é exercer sua arrogância política e impedir o crescimento das empresas nos Estados Unidos.
Essas recentes ações da SEC e a resposta da Binance.US têm gerado incertezas no mercado de criptomoedas e aumentado o debate sobre a regulamentação e supervisão das bolsas de criptoativos nos Estados Unidos. Os desdobramentos desse processo e suas consequências para a Binance.US e para o mercado como um todo ainda estão por vir, e os investidores estão atentos às próximas movimentações das autoridades regulatórias e da bolsa de criptomoedas.
Leia também: Floki Inu em queda? Conheça 5 moedas meme com ganhos de 500%