Atualizado em 14/09/2023 por Pedro Moraes
Uma quadrilha especializada em extorsão, por meio da internet, contra autoridades no Distrito Federal foi capturada, na manhã desta quinta-feira (31). A Operação Madrigueira II foi executada pela Polícia Civil local (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Iniciada em março deste ano, a investigação constatou que o grupo criminoso, sediado em Goiânia, tinha estratégia planejada.
A priori, os membros entravam em contato com as vítimas por meio do aplicativo de relacionamento Grindr, direcionado ao público LGBTQIAPN+, e solicitava fotos íntimas. Depois da obtenção das imagens, os bandidos cobravam pagamento de quantias em torno de R$ 20 mil, via Pix, para que não expusessem os nudes, de acordo com a coluna ‘Na Mira’, do portal Metrópoles.
Mesmo após as vítimas pagarem as quantias exigidas, os criminosos divulgavam as imagens. “Pagar a extorsão, nesses casos, não é garantia de nada”, relatou um dos investigadores.
Ainda conforme a publicação, a maioria das vítimas identificadas é integrada por funcionários públicos do alto escalão dos poderes Judiciário e Executivo, casados e com filhos.