Atualizado em 09/10/2023 por Pedro Moraes
O Palácio do Planalto, localizado em Brasília, passará por reforma. Após os atos golpistas, ocorridos no dia 8 de janeiro, o governo Lula (PT) decidiu trocar os vidros da localidade por material blindado. Nesse sentido, a estratégia é abrir o processo de licitação no início do ano que vem.
A medida compreende uma das sugestões feitas pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional). No dia do ataque, grande parte dos vidros do térreo, responsável por formar os limites do palácio, e parte dos vidros do salão nobre, no segundo andar, acabaram destruídos.
No atual cenário, a iniciativa ainda está em fase de avaliação, porém o GSI possui o aval para prosseguir. A obra, no entanto, deve ser realizada no ano que vem. As informações foram publicadas pelo portal Uol.
Anteriormente, o general Marcos Amaro, ministro do GSI, enfatizou que “cada vidro foi uma porta”, tática que facilitou a ação dos golpistas no 8 de janeiro. Segundo ele, só ter fechado a entrada não adiantaria, já que outros trechos têm fácil acesso.