Atualizado em 20/11/2023 por Pedro Moraes
Vários presidentes latino-americanos parabenizaram, neste domingo (19), o candidato argentino que venceu as eleições presidenciais. O ultradireitista Javier Milei (foto) derrotou o atua ministro da Economia, Sérgio Massa, por 55% dos votos contra 44%.
Com essa razão, o candidato da coalizão Liberdad Avanza, que é economista, venceu em meio a uma inflação que chegou a 142% em 12 meses. No geral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a vitória de Milei em uma rede social e desejou êxito ao novo governo.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, indicou.
No mais, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, parabenizou Milei, porém lamentou a vitória de um candidato identificado com a extrema-direita. ”
“É a decisão da sua sociedade. Triste para América Latina e já veremos… o neoliberalismo já não tem proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade. As relações da Colômbia e Argentina, os vínculos entre seus povos se manterão em respeito mútuo. Parabenizo Milei”, pontuou.