Atualizado em 18/12/2023 por Pedro Moraes
Três ex-prefeitos de cidades do estado de Maranhão foram presos, na última quarta-feira (13), durante uma operação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) em conjunto com a Polícia Civil. No geral, eles foram detidos no decorrer de uma investigação que apura o desvio de dinheiro público.
Marco Antônio Rodrigues de Sousa (ex-prefeito de Cantanhede); Domingos Costa (ex-prefeito de Matões do Norte); Eliseu Moura (ex-prefeito de Pirapemas); Melissa Moura (filha do ex-prefeito de Pirapemas); e Gessivaldo Mendes (vereador de Matões do Norte) foram os detidos.
Por essa razão, as investigações indicam desvios de dinheiro público na locação de veículos utilizados por secretarias em Cantanhede, em um arrendamento de um posto de combustível em Matões do Norte. Obras de construção de uma ponte sob um rio em Pirapemas também estão envolvidos.
A estimativa é que os desvios tenham causado prejuízos superiores a R$ 100 milhões aos cofres públicos. Quem está foragido, por outro lado, é o empresário Tiago Robson de Carvalho Lima, envolvido em desvios de dinheiro em Cantanhede.