Atualizado em 26/12/2023 por Ana Luiza
A Mt. Gox, outrora a maior exchange de criptomoedas do mundo, deu início ao processo de reembolso a seus credores, quase uma década após enfrentar um ataque cibernético devastador que resultou na perda de 850 mil bitcoins, avaliados hoje em US$ 36 bilhões.
No último mês, o administrador da empresa anunciou que os pagamentos seriam iniciados “em breve”. Agora, relatos de usuários no Reddit indicam que alguns já receberam seus reembolsos por meio do PayPal.
“Acabei de ser pago”, compartilhou o usuário Free-End2543, anexando uma captura de tela de uma notificação de pagamento via PayPal. Outros usuários, como rpostwvu, confirmaram a recepção dos pagamentos, destacando a legitimidade das transações em JPY (Iene japonês).
Os reembolsos marcam uma reviravolta para a Mt. Gox, que entrou em colapso em 2014, suspendendo saques e entrando com pedido de recuperação judicial. No último mês, os credores foram informados por e-mail que o administrador da reabilitação estava empenhado em iniciar os reembolsos em dinheiro ao longo de 2023, mas com a possibilidade de se estender até 2024 devido ao grande número de credores envolvidos.
Lançada em 2010 em Tóquio, a Mt. Gox rapidamente se tornou a maior bolsa de bitcoins em 2013, respondendo por 70% de todas as negociações de bitcoins globalmente. No entanto, a ascensão meteórica foi seguida por uma queda abrupta em 2014, quando a empresa perdeu cerca de 850 mil bitcoins, levando-a à insolvência e desencadeando um processo de reabilitação que perdura até os dias atuais.
Leia também: