Atualizado em 28/04/2024 por Redação
Um golpe envolvendo investimentos em criptomoedas deixou um investidor brasileiro no prejuízo de R$ 103 mil. Prometendo rendimentos de até 87% em duas horas, o esquema foi divulgado por uma falsa influenciadora digital de finanças.
Desconfiado, o investidor, identificado como Paulo, buscou informações com uma colega que afirmou ser um investimento seguro. Após investir R$ 103 mil, enviados via Pix para cinco empresas apresentadas como parceiras, Paulo percebeu que tinha caído em um golpe.
A equipe de reportagem da emissora investigou os endereços das empresas e descobriu que elas só existiam no papel. Em um dos locais indicados, encontraram um casarão demolido no litoral de São Paulo.
Tentando contatar a falsa influenciadora, a equipe recebeu a confirmação da oferta de investimento, mas ao se identificar, a ligação foi encerrada.
A pessoa que indicou o investimento para Paulo alega ter tido sua conta na rede social invadida por hackers.
Segundo o delegado Carlos Afonso Gonçalves, em casos assim, o dinheiro em criptomoedas pode ser transferido para paraísos fiscais e desaparecer. Esse tipo de golpe, por exemplo, é diferente de golpes como o Immediate Core, que é chamado de robô bitcoin que faz transações automatizadas para seus usuários.
O advogado criminalista Pedro Iokoi recomenda investir por meio de grandes exchanges conhecidas para garantir segurança e suporte.