Atualizado em 07/04/2022 por Redação
Minas Gerais
Nos cafezais, também brota o turismo
É uma notícia que vem se espalhando à moda mineira, sestrosa mas orgulhosamente. No sul de Minas Gerais, em meio à Serra Mantiqueira, planta-se o melhor café do Brasil e um dos melhores do mundo.
Foi de uma das fazendas do Grupo Sertão, em Carmo de Minas, que saiu, em 2005, o grão vencedor do prêmio Cup of Excellence, que avalia café especiais cultivados no mundo todo. A nota do produto – 95,85 pontos, numa escala que vai até 100 – jamais foi igualada.
A excelência do produto, vendido para o mundo todo pela Nespresso, despertou a curiosidade de baristas, produtores e compradores do Exterior. Há cerca de sete anos, os donos da fazenda e da fabricante de cafés começaram a convidar clientes para visitar as plantações. Depois, a experiência foi ampliada ao público em geral.
“Muita gente gosta de coisas simples, como ver o pôr do sol na fazenda”, diz Hélcio Carneiro Pinto, um dos sócios do Grupo Sertão.
Nascia a Rota do Café, que hoje já atrai cerca de 200 turistas por mês. O sistema funciona sem agências ou intermediários. É o Café Unique, uma das empresas do Grupo Sertão, que centraliza os pedidos de visitação, na vizinha São Lourenço, conhecida por suas águas medicinais.
É de lá que os turistas saem, em vans, para conhecer as fazendas de Carmo de Minas. Na IP, o turista é apresentado aos métodos de produção, secagem e torra do café. Na Sertão, privilegia-se a história: a sede foi transformada em um museu no qual o acervo familiar conta a trajetória centenária da produção do café especial na região.
Em ambas, é impossível não se encantar com o cenário, que além das lavouras de café, exibe áreas de preservação, nascentes de rios e as exuberantes montanhas da Mantiqueira. Elas podem ser melhor apreciadas nos mirantes estrategicamente instalados nas propriedades, e também em passeios de balão.
A culinária típica mineira é outro atrativo turístico. Os passeios às fazenda incluem coffee breaks com pães de queijo, broas de milho, goiabada, queijo e, claro, muito café. Aliás, a bebida é usada também em tratamentos estéticos de relaxantes oferecidos em um SPA instalado no Parque das Águas, em São Lourenço.
Para conhecer esse recanto cafeeiro, basta acessar o site da Unique Cafés.
*A jornalista viajou a convite da Nespresso