Atualizado em 11/05/2022 por Pedro Moraes
O WhatsApp lançou algumas novidades na última semana. Duas novas funções – as reações e o envio de arquivos de até 2 GB – anunciadas em abril, já estão liberadas para os usuários do aplicativo. A primeira função possibilita que as pessoas atribuam emojis como respostas às mensagens em privado ou em grupos.
No geral, são seis opções de emojis: polegar para cima, ??coração, chorando de rir, surpresa, tristeza, obrigado. Um deles, o de gratidão, é tido pelo Wpp como a novidade em comparação com as reações em outras redes sociais como iMessage, Telegram, Twitter, Instagram e Facebook Messenger.
“Na Indonésia e no Japão, este emoji é usado para expressar agradecimentos ou pedir ‘por favor’, mas em outras culturas é mais associado a orar ou fazer um high-five. Em geral, o uso desse emoji pelos brasileiros é mais que o dobro da média”, aponta o WhatsApp.
Formas de usar as reações
Saiba reagir a uma mensagem:
- Toque e pressione a mensagem selecionada;
- Clique no emoji para escolher sua reação.
Pelo WhatsApp Web no computador:
- Arraste o mouse sobre a mensagem e clique na seta para baixo com objetivo de abrir o menu;
- Posteriormente, clique em “Reagir à mensagem”;
- Clique no emoji que representa a sua reação.
Conforme os passos acima, o usuário pode substituir a reação no momento que quiser, mas a restrição é que, por mensagem, apenas uma reação pode ser endereçada. Além disso, também é possível excluir as reações tocando no emoji que fica exposto abaixo da mensagem.
Caso a mensagem seja temporária, as reações desaparecem ao lado dela. Outra condição é que, mesmo em mensagens de grupo, apenas a pessoa que enviou a mensagem recebe uma notificação quando alguém reage a ela.
Aumento do limite de arquivos e grupos
O WhatsApp permite também a expansão do limite de tamanho para envio de arquivos. Agora, o total é de 2 GB (gigabytes). A alteração visa facilitar a vida de quem utiliza o aplicativo para colaborar, tanto em projetos profissionais quanto de escola. Anteriormente, o limite era de 100 MB (megabytes).
Outra novidade é que os grupos podem comportar até 512 pessoas. Contudo, a mudança não chegou ao Brasil, que terá o recurso apenas após as eleições.