Atualizado em 25/05/2022 por Gabriele Nascimento
Ao redor do mundo existem as mais diferentes Bolsas de Valores e, portanto, o mercado está repleto das mais diferentes empresas que estão presentes nos mais diversos mercados. Mas ao entender isso, o investidor pode ficar pensando que ele só pode investir em empresas que estão listadas na Bolsa em seu próprio país, entretanto não é essa a verdade, pois é possível investir nas mais diferentes ações no exterior.
Investir em ações no exterior significa basicamente investir em títulos que foram emitidos fora do Brasil, apesar da possibilidade de comprar ações de empresas no exterior através da Bolsa de Valores Brasileira (B3). Essa opção de comprar ações de empresas no exterior é lima excelente forma de diversificar a sua carteira ou ainda investir em empresas especificas no exterior.
Mas antes de sair investindo em qualquer empresa no exterior é muito importante ter em mente que ações (sejam elas quais forem) são considerados investimentos de alto risco, ou seja, na mesma medida que trazem ótima rentabilidade também existe a possibilidade de o investidor perder dinheiro.
Como comprar ações no exterior
A melhor forma de comprar ações no exterior é justamente abrindo uma conta em uma corretora de valores americana. É importante destacar que diferente do que acontece no Brasil, as bolsas americanas apresentam empresas do mundo inteiro que são negociadas por lá. Dessa forma é possível comprar ações de companhias da Europa, Ásia, Oceania, diretamente nas bolsas americanas (NASDAQ e NYSE).
Como comprar ações de empresas no exterior
Como foi mostrado a melhor maneira de investir no exterior é realizar a compra direta, mas para fazer esse movimento é preciso que se abra uma conta em uma corretora no exterior, mais precisamente nos Estados Unidos. É bastante comum as pessoas não fazerem esse tipo de negociação pois apresentam resistência em relação a língua inglesa.
Entretanto, se você tem vontade de diversificar cada vez mais a sua carteira, essa não pode ser uma desculpa para investir no exterior, até porque muitas corretoras apresentam a sua plataforma em português. Além disso, a abertura de contas nas corretoras estrangeiras estão se tornando cada vez mais simples.
Dessa forma, o necessário para abrir uma conta em corretoras do exterior o investido precisa apenas entregar uma cópia do seu RG e de um comprovante de endereço para criar todo o processo. Outro detalhe é que o processo é tão simples que em até 5 minutos é possível realizar todo o processo de registro.
Como comprar ações de empresas no exterior na etoro
Para comprar ações no exterior, como já foi citado, é preciso encontrar uma corretora estrangeira que consiga realizar os processos de compra e venda de ações nas bolsas estrangeiras. Dessa forma uma das melhores corretoras do mercado é a eToro, a qual apresenta uma quantidade de 12 milhões de investidores que realizam as mais diferentes negociações em sua plataforma.
Além disso, a eToro é uma plataforma completa e que apresenta as melhores ferramentas para que seus clientes consigam operar dentro da plataforma. Se você está interessado em comprar ações de empresas no exterior pela eToro, fique atento aos passos que precisam ser efetuados.
1 – Registro na corretora
O primeiro passo para investir em empresas no exterior é fazer o seu cadastro na corretora, de forma que esse processo é bastante simples e pode ser feito inteiramente online. Para tanto é preciso que o investidor vá até o site principal da corretora e clique no botão “adira já”.
2 – Depósito na eToro
Outro detalhe que precisa ser lembrado é que para comprar ações pela eToro é necessário que sua conta da corretora apresente um saldo, pois, sem esse valor não será possível realizar as negociações de ações.
Para facilitar o depósito de seus clientes a eToro apresenta os mais diversos métodos de pagamento, sendo que estes podem ser: cartões de crédito/débito, transferência bancária e e-wallets – como o caso do PayPal. Outro detalhe que precisa ser dito é que o depósito mínimo que deve ser feito para a eToro é de US$200.
3 – Comprando ações de empresas estrangeiras
Finalmente, quando o investidor estiver com a conta registrada e saldo em sua carteira, é preciso se dirigir até a plataforma de negociação da corretora e realizar a compra de ações de empresas diretamente nas bolsas estrangeiras, nas quais a eToro pode atuar. Este processo de negociação, quando feito pela eToro é bastante simplificado, sendo que o investidor precisa ficar atento a taxa de cambio e também ao valor do IOF.
Como comprar ações de empresas no exterior pela capital.com
Outra corretora bastante conhecida mundialmente e que apresenta a possibilidade de comprar ações de empresas no exterior é a capital.com. Para conseguir realizar o processo de transação pela capital.com é preciso que o investidor tenha registro na corretora, bem como um saldo em sua carteira. Dessa forma, vamos conhecer um passo a passo para que o investidor possa realizar as suas negociações.
1 – Registro na corretora
Para que seja possível realizar negociações de compra das ações estrangeiras pela capital.com é necessário que o investidor faça o seu registro em sua plataforma. Portanto o primeiro passo é se dirigir até o site da corretora e clicar em “registro” e em seguida deverá preencher o formulário, além de enviar um comprovante de identidade e de residência. Somente após os envios é que o processo poderá ser finalizado.
2 – Depósito na capital.com
Com o registro feito na corretora, para comprar as ações de empresas no exterior é preciso que o investidor apresente um saldo em sua carteira. Na capital.com é bastante simplificado e para conhecer os métodos de depósito o mais simples é se dirigir até o site da capital.com para conhecer qual é o melhor depósito para o seu perfil. É importante destacar que o valor mínimo de depósito na corretora é de US$ 20 e com esse valor em sua carteira é que será possível realizar a compra de ações.
3 – Comprando ações de empresas estrangeiras
Uma vez com o registro feito e com saldo na carteira é possível realizar as compras das ações de empresas estrangeiras e que podem ser feitas de duas formas diferentes. A primeira é comprar as ações diretamente nas bolsas internacionais, sendo que ao comprar os papéis das companhias alvo você já se torna um sócio da companhia. Já a segunda forma é através de contratos de diferença (CFD), que no caso do investidor é uma alavancagem, de forma que essa modalidade de investimento é considerada de curto prazo.
Como comprar ações de empresas no exterior na Clear
Já para comprar ações estrangeiras através da Clear, não é possível comprar diretamente nas bolsas internacionais, mas é possível realizar o processo de outra forma, como é o caso de negociar BDRs. Nesse caso o investidor precisa se dirigir até o home broker da corretora, buscar pelo nome ou ticker do BDR, escolher a quantidade que deseja negociar e clicar em “comprar” e esperar pela que a ordem seja executada.
1 – Registro na Clear
Para comprar os BDRs de ações estrangeiras é preciso que o investidor se registre na plataforma, entrando com os seus dados pessoais e respondendo um questionário sobre o seu perfil de investidor.
2 – Depósito na Clear
Para comprar ações de empresas no exterior é preciso que o investidor tenha um saldo em sua carteira da corretora, porém a Clear só aceita depósitos através de TED e que precisa ser feito pela mesma titularidade.
3 – Comprando ações de empresas no exterior
Por fim as empresas na Clear são negociadas através do Home Broker da corretora, e no caso precisa ser feito através da compra dos seus respectivos BDRs.
Como comprar ações de empresas no exterior pelo Brasil
Para comprar ações de empresas no exterior pelo Brasil o investidor precisa ter uma conta em uma corretora internacional. A melhor corretora para efetuar qualquer tipo de negociação é a eToro, já que ela consegue atuar nas mais diferentes Bolsas de Valores do exterior e possibilita o uso das melhores ferramentas para que os investidores consigam investir de forma tranquila e fácil.
Além de ter uma conta em uma corretora no exterior, o mercado brasileiro ainda possibilita investimentos internacionais através de fundos de investimentos no exterior – que são fundos que apresentam ativos de fora do país – ou por ETFs – Exchanged Traded Funds que são produtos negociados na bolsa e que apresentam papéis de ações dentro desse ativo – e BDRs – Brazilian Depositary Receipts – que são basicamente um certificado de depósito de ações estrangeiras negociado na bolsa brasileira em reais e disponíveis para os mais diferentes investidores que desejam diversificar a sua carteira.
Vale a pena comprar ações de empresas no exterior
Como pode ser notado ao longo deste texto, o investimento no exterior apresenta uma grande quantidade de vantagens que são bastante relevantes para qualquer tipo de investidor. Sendo que o que faz mais sentido é que investir em ações de empresas no exterior gera uma maior diversificação para os seus investimentos e reduzindo os riscos que possam aparecer pelo caminho, já que o investidor fica mais livre dos efeitos econômicos de seu país.
Além disso, investir em ações de empresa no exterior também pode ser uma forma de conseguir maiores ganhos financeiros do que investimentos no Brasil. Afinal é possível ao investidor ganhar de duas formas diferentes, com a valorização do ativo e com o preço do dólar. Isso é importante e vale destacar que o dólar é considerado a moeda mais forte do mundo e sempre tem uma valorização relevante frente ao real.
Outro ponto bastante importante é que investir no exterior faz com que o investidor passe a ter o seu patrimônio atrelado a empresas que apresentam atuação global, sendo que essas empresas são muito mais sólidas.