Atualizado em 07/07/2022 por Pedro Moraes
Na última quarta-feira (6), a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de vulnerabilidade extrema em oito cidades brasileiras. As regiões acometidas são: Sul, Sudeste e Norte, todas atingidas por desastres naturais. As portarias, reconhecidas por federais, foram publicadas no Diário Oficial da União.
O município de Chapada, localizado no Rio Grande do Sul, por exemplo, marcou enxurradas, bem como a catarinense Armazém. Em Santa Catarina, a cidade de Agronômica foi atingida por inundações.
Alagoas (chuvas intensas)
Atualização
Óbitos: 06*
Pessoas em abrigos públicos: 12.049
Pessoas em casa de parentes/amigos: 54.102
Municípios afetados: 56* junho e julho/22
Fonte: Defesa Civil Estadual (AL) em 05/07 às 15h24 pic.twitter.com/TSlq5PAq19
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) July 6, 2022
Alagamentos foram vistos em Gravatal, e, em Praia Grande, ciclones e ventos costeiros foram notificados. No estado de Minas Gerais, o município de Capelinha recebeu chuvas intensas, e São José da Safira contabilizou vendavais. Depois da concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, as cidades afetadas por desastres estão permitidas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
Ações como restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados estão em vigência no plano governamental.