Atualizado em 28/07/2022 por Pedro Moraes
A Petrobras concordou com a nova Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno, que deve ser aplicada aos derivados de petróleo e gás natural. Em suma, a medida aconteceu proveniente de uma reunião realizada na última quarta-feira (27). Esses combustíveis são comercializados no mercado interno.
O próprio Conselho de Administração e o Conselho Fiscal comandam a supervisão da execução das políticas de preço da petroleira. Além disso, a conduta tem internamente uma camada adicional de supervisão da prática das políticas de preço pelos dois conselhos.
Por outro lado, a diretriz permanecerá como está atualmente sem modificar a política de equilíbrio de preços da companhia com os mercados nacionais e internacionais.
“Vale destacar que a referida aprovação não implica em mudança das atuais políticas de preço no mercado interno, alinhadas aos preços internacionais, e tampouco no Estatuto Social da companhia”, comunicou a estatal.
Por fim, ainda segundo a diretriz, “a Diretoria Executiva deverá reportar trimestralmente ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal a evolução dos preços praticados no mercado nacional para diesel, gasolina e GLP, bem como da participação da Petrobras nestes mercados”.