Atualizado em 16/08/2022 por Pedro Moraes
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adquiriu 12 solicitações de registro de candidatura para a concorrência da Presidência da República nas eleições de outubro. Antes de mais nada, o prazo para registro eletrônico foi concluído às 8h. No mais, a demanda de registros físicos no órgão acabou às 19h.
Depois dos candidatos receberem aprovação nas convenções de partido, o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral conquistou uma formalidade para analisar se os candidatos possuem alguma restrição legal e se conseguem pleitear o cargo.
As solicitações de candidaturas vão ser divulgadas pelo tribunal, com a entrega dos pedidos. Posteriormente, será inaugurado prazo de cinco dias para que candidatos e partidos adversários, além do Ministério Público Eleitoral (MPE) possam impugnar os pedidos.
Desta forma, o próximo passo abarcará o julgamento do registro pelo ministro que foi sorteado para declarar o processo, que vai ser julgado até 12 de setembro.
Os candidatos são: Pablo Marçal (Pros); Sofia Manzano (PCB); Felipe D’Avila (Novo); Léo Péricles, do União Popular (UP); Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Simone Tebet (MDB-MS); Vera Lúcia (PSTU); Ciro Gomes (PDT); Jair Bolsonaro (PL); Soraya Thronicke (União-MS); Roberto Jefferson (PTB); e José Maria Eymael (DC).