Atualizado em 01/09/2022 por Ana Luiza
O projeto Gray Boys começou com a emissão de 10 mil NFTs e tinha por objetivo construir um portfólio de ativos compartilhado por todos os detentores de um Gray Boys. Dessa forma, ter um NFT faria com que o investidor tivesse, de certa forma, a coleção inteira.
Nos últimos nove meses Gray Boys montou uma carteira de NFTs utilizando apenas as taxas de negociações do mercado e governança DAO para decidir quais seriam as suas compras. O objetivo sempre foi o de adquirir NFTs que tivessem alguma utilidade para, então, utilizar quando a carteira proxy chegasse de fato ao mercado.
O Gray Boys pode ser considerado, dessa forma, uma DAO que construiu uma coleção verdadeiramente interessante e, em certa medida, impressionante. Hoje, ela inclui NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club, Azuki, Proof Collective e muitos outros. Apenas alguns desses NFTs estão na carteira proxy nesse momento, pois a maioria segue na carteira DAO.
A carteira proxy é uma extensão do tipo MetaMask, que permite que seus usuários – desde que tenham um Gray Boys em sua conta – também possa ter a carteira proxy (embora não possa fazer qualquer negociação com ela, uma vez que a sua posse é apenas parcial do ativo e não, de fato, total).
Conheça a carteira proxy de Gray Boys
A extensão Gray Boys Proxy Wallet foi projetada com a ideia de permitir que todos no DAO utilizem os NFTs mantidos pela carteira proxy. Exemplos seriam coisas como Icy Tools e Alpha Sharks, ferramentas projetadas para aqueles que estão lançando NFTs. Esse projeto é bastante interessante na teoria. Mas, na prática, nem tanto.
O conceito encontrou respostas variadas de outros projetos NFT. Muitos acham que a tecnologia é legal, alguns acham que a ideia é estúpida, enquanto outros consideram roubo. Mas, no geral, a recepção foi relativamente silenciosa. Em parte porque a carteira ainda está em testes.
Em parte, também, porque o acesso a sites fechados e servidores Discord geralmente não funciona bem com várias carteiras tentando usar o mesmo NFT para acesso. Parcialmente devido a alguns dos projetos bloqueando ativamente os NFTs de proxy Gray Boys, a fim de manter um excelente nível de segurança para seus investidores, por óbvio. E em parte porque, bem, a utilidade desses NFTs não é tão especial quanto parece do lado de fora. A maior parte dos ativos são itens de colecionador, por fim.
A comunidade acabou de aprovar uma proposta do DAO para permitir que os desenvolvedores do Gray Boys vendam e recompram NFTs para contornar a lista negra. Mas então torna-se apenas um jogo de whack-a-mole. Com os projetos banindo NFTs específicos, e os Gray Boys DAO comprando um diferente e tentando novamente.
A tecnologia em si é interessante. E tem potencial futuro para usos como empréstimo de NFTs (empréstimo de um NFT para um museu ou evento, por exemplo) sem transferir a propriedade. Mas não se tem tanta certeza de que a Proxy Wallet será tão empolgante quanto parecia há alguns meses atrás.
Saiba mais: Dólar em alta faz com que haja maior aceitação de stablecoins ao redor do mundo