Atualizado em 05/09/2022 por Pedro Moraes
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 110,5 toneladas de resíduos nas 48 horas iniciais da 9ª edição do festival de música Rock in Rio. O evento teve início na última sexta-feira (2), no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Na grade de shows, grandes nomes da música nacional e internacional estarão presentes.
Diariamente, a companhia atua no local com aproximadamente mil garis, na parte interna, na qual gerem os resíduos do evento com a varrição das áreas de circulação do público, gramados, praças de alimentação, área VIP, bastidores, arenas e velódromo. Além disso, outros 181 garis trabalham no trecho externo, com a inclusão das vias de acesso à Cidade do Rock.
A empresa também responde pela destinação correta do lixo gerado, com os resíduos recicláveis sendo encaminhados a cooperativas de catadores escolhidas pelos organizadores do festival e credenciadas ao lado da empresa. Ela faz a comercialização com empresas recicladoras, gerando emprego e renda.
Os resíduos orgânicos são levados para o EcoPonto do Caju da Comlurb, onde são utilizados para compostagem e transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou condicionador de solos, na unidade de biometanização, a primeira da América Latina. Para facilitar o descarte correto de resíduos, cerca de dois mil contêineres foram distribuídos, tanto na parte interna quanto na parte externa da Cidade do Rock.