Atualizado em 28/09/2022 por Ana Luiza
A Binance anunciou no último dia 26 o início do seu processo próprio de queima de todas as taxas de negociação spot do token LUNC e, ainda, pares de margem.
Essa decisão, anunciada no blog da corretora, visará juntar todas as taxas de negociação de pares spot e margem LUNC, que serão, depois, enviados para o endereço de queima do criptoativo.
Como essas taxas irão variar conforme ocorrem as negociações da criptomoeda, a corretora afirmou que irá divulgar semanalmente a quantia de tokens que forem queimados.
De acordo com o CEO da Binance, CZ, toda a queima será paga pela Binance e não pelos usuários da corretora ou mesmo investidores do token.
Por enquanto, a decisão de queima serve apenas para as taxas de negociação entre os pares LUNC / BUSD e LUNC / USDT.
A decisão da Binance visa ser mais justa com os usuários que foram afetados pelo colapso da rede Terra, ocorrido em maio, quando a stablecoin UST perdeu paridade com o dólar e a criptomoeda LUNA começou a perder valor de mercado rapidamente. Isso fez com que muitos investidores perdessem suas reservas financeiras.
Como forma de compensação, a Terraform Labs criou um fork em sua rede, dividindo-a em uma nova criptomoeda LUNA e modificando o nome da que fora atingida pelo colapso da rede para LUNC.
A ideia da Binance é simples. Fazer com que a oferta de LUNC seja diminuída, fazendo com que o token ganhe em termos de valorização ao longo do tempo.
Saiba mais: Dogecoin entra na mira de grandes baleias e a expectativa de alta aumenta no mercado
Decisão da Binance faz com que o token LUNC alcance 56% de valorização
O token LUNC era aquele que operava na maior baixa em toda a semana. No entanto, bastou o anúncio da Binance para que o token alcançasse rapidamente 56% de valorização, acabando por se tornar aquele com maior alta de mercado durante o dia.
No momento em que escrevemos esta matéria – 19h46 do dia 26 de setembro – token está sendo negociado a 0,0003107 dólares, marcando uma alta de 55,71% nas últimas 24 horas. Em março de 2022, o mesmo token chegou a ser comercializado por 116 dólares.
Binance deve reduzir, com a queima de LUNC a oferta do ativo de 6,9 trilhões para 20 bilhões
Apenas na última semana cerca de 1,8 bilhão de tokens LUNC foram queimados, o que faria com que a comunidade recebesse cerca de 540 mil dólares, o que deveria fazer com que a comunidade sentisse alguma diferença nos valores dos tokens.
Além da Binance, é possível que outras corretoras sigam essa mesma tendência, agora capitaneada pela maior exchange do mundo, fazendo com que o valor do token se mantenha nesse patamar ou, ainda, na melhor das hipóteses, alcance termos de valorização ainda maior.