Atualizado em 11/11/2022 por Redação
Com a sétima temporada de Elenco Shark Tank, atualmente em exibição no Sony Channel muitos se perguntam sobre o elenco de tubarões responsáveis por escolher qual proposta é boa o suficiente para receber um aporte financeiro.
Os tubarões são empresários de sucesso e em nosso texto vamos falar sobre o elenco de tubarões do Shark Tank Brasil.
João Appolinário
João Appolinário é o fundador e CEO da Polishop, empresa de varejo com mais de R $1 bilhão em vendas anuais. João foi o responsável por criar os valores da empresa através de uma estratégia de marketing multinível, uma prática inovadora na altura em que a gestão de João Appolinário, na linha da frente do crescimento do grupo, e sua fortuna, o colocou entre os prestigiados empresários do país, tanto dos quais foram convidados, em 2016, para ser um dos integrantes do programa de TV Shark Tank Brasil.
No entanto, a história de João Appolinário começa como sócio da concessionária de carros de sua família. A grande virada em sua carreira vem depois de uma passagem pelo exterior para perder peso.
Apesar de desencorajado por especialistas que diziam que o produto era caro para o país e seus métodos de abordagem (televisão e telefone) não funcionam, Appolinário apoiou a ideia, na época contava com o apoio financeiro do ex-piloto Emerson Fittipaldi, que se tornou o rosto do produto juntamente com a contribuição financeira.Três anos após o lançamento, 600.000 kits já foram vendidos.
Nesse período, a Appolinário decidiu fazer novos investimentos. Em 1999 abriu a Polishop pelo pioneirismo na questão do marketing televisivo no país. A trajetória de João à frente da empresa, ao lado de algumas características de seu modelo de negócios, faz com que parte do empresariado o veja como o “Donald Trump brasileiro”.
Apesar de ter começado sua carreira na concessionária de carros da família, seu objetivo sempre foi ser empreendedor, tanto que deixou o negócio para trabalhar em vendas e ganhar seu próprio dinheiro.
Após um período em Miami, João voltou ao Brasil. 1995. , com foco em investir na venda de um produto para emagrecer. O sucesso da empresa o levou a expandir. No entanto, quando ele consultou especialistas, eles o aconselharam a mudar seus métodos. Principalmente por causa de sua ideia da televisão como meio de vendas.
No final da década de 1990, João Polishop começou, inicialmente, um negócio de venda de 30 produtos na forma de comerciais pela televisão. A estratégia da Appolinário foi explicar detalhadamente o produto ao consumidor e transmitir a ele a necessidade e o desejo de ter um produto específico.
Para isso, comprou espaço em canais menores e sem programação. Pensando em não ter conflitos com grandes varejistas, João focou em alianças com empresas nacionais e produtos importados.
Parte do mundo dos negócios vê o empreendedor como um visionário, principalmente no sentido de que ele entendia o marketing multinível em uma época em que não era tão comum. João Appolinário construiu sua fortuna através de práticas inovadoras. Sob a liderança de Appolinário, a Polishop atingiu vendas anuais superiores a R $1 bilhão e lança 150 produtos anualmente. Além de seu próprio canal de TV, a Polishop TV.
Caito Maia
Considerado atualmente um dos empresários mais influentes do Brasil, dono e criador da maior marca de óculos da América Latina, a Chilli Beans. Mas muitos podem reconhecê-lo como um dos investidores do programa Shark Tank Brasil.
A história de Caito Maia passa por fracassos e sucessos. Ele não deixou o fracasso com o Blue Velvet atrapalhar sua visão do futuro e viu o sucesso em um novo empreendimento.
O empreendedorismo define muito fortemente Caito Maia. O fato de sua primeira empresa ter falido fez com que ele refletisse sobre seus próprios erros e até mesmo buscasse mais conhecimento sobre controle financeiro corporativo. Ele vende os óculos em um evento itinerante em São Paulo chamado Mercado Mundo Mix, que tem como foco a comercialização de roupas e acessórios.
Como no caso anterior, os modelos distintos e elegantes venderam muito bem.Devido ao sucesso do estande, ele decidiu iniciar a nova empresa com um nome que já havia sonhado para uma futura empresa, Chilli Beans.
A marca foi fundada em 1997, inspirada no prato típico da cozinha Tex-Mex, uma fusão da cozinha mexicana e americana. Tem a ver com a paixão de Caito pelos sabores picantes que consumia nos EUA e tem muito a ver com a imagem inovadora e irreverente da marca.
Com novos ares e muito aprendizado acumulado, a Chilli Beans começou a se expandir. Em 2000, Caito abriu o primeiro quiosque em um shopping. Ele então começou a franquia e cresceu rapidamente.
Desde o início da expansão até hoje, a Chilli Beans conta com mais de 800 pontos de venda no Brasil e em países como Chile, Estados Unidos, Tailândia, México, Colômbia, Portugal, Kuwait, Peru e Israel, o portal de franqueados da empresa.
Além disso, a marca lança mais de 10 modelos de óculos toda semana. Com o tempo ele começou a vender outros bens. Atualmente, o catálogo também inclui bolsas, mochilas e relógios.
Desde o início de sua expansão até hoje, a Chilli Beans conta com mais de 800 pontos de venda no Brasil e em países como Chile, Estados Unidos, Tailândia, México, Colômbia, Portugal, Kuwait, Peru e Israel, portal do franqueado. Além disso, a marca lança mais de 10 modelos de óculos toda semana. Com o tempo ele começou a vender outros bens. Atualmente, o catálogo também inclui bolsas, mochilas e relógios.
Carol Paiffer
Carol Paiffer é um dos grandes nomes do mercado financeiro, principalmente para quem se interessa por estratégias de curto prazo. Isso porque ela é cofundadora da ATOM e atua como CEO e diretora de investimentos da empresa focada no varejo.
Os investimentos foram feitos durante meus estudos e levaram a processos de aprendizado que fizeram da Paiffer um day trader de destaque no Brasil. Ela acredita na educação financeira como ferramenta de transformação e busca incentivar outras pessoas.
A empresa que ela e seu irmão fundaram em 2006 se expandiu, atingindo 600 clientes em 2008, enquanto o Índice Bovespa caiu mais de 30% no mesmo período.
Em 2012, Carol Paiffer ajudou a fundar a WHPH Participações e Empreendimentos (Work Hard , play hard, que pode ser traduzido como work hard, play hard). , o gerente daria um passo importante em sua carreira.
Camila Farani
Camila Farani é considerada uma das mulheres empreendedoras mais poderasas do Brasil, junto a outros nomes como Luiza Trajano. Camila começou a empreender em 2001, sendo co-fundadora da empresa G2 capital. Formada como advogada e pós-graduação em Marketing, Camila passou por diversas instituições renomadas como por exemplo Stanford e MIT.
José Carlos Semenzato
José Carlos Semenzato é o proprietário da SMZTO Holding de Franquias, que controla doze marcas de diversos setores, como o buffet infantil Casa X e a Espaçolaser para depilação, ambas em parceria com a apresentadora Xuxa; o Instituto Embelleze, escola e salão de beleza; a rede de clínicas odontológicas OdontoCompany; e os quiosques Oak Berry Açaí que ela acabou de comprar.
Juntas, as empresas devem movimentar 2,2 bilhões de reais em 2019. Este ano também planeja criar o banco SMZTO Investimentos com capital inicial de 100 milhões de reais.
Semenzato foi convidado no final de 2018 para ocupar uma das cadeiras do “júri” da 4ª temporada do Shark Tank Brasil, reality show sobre corporações do Sony Channel,
Sandra Chayo
Sandra Chayo, empresária vegana, sócia e diretora do Grupo Hope, se juntou ao elenco de Shark Tank Brasil! Na premissa do programa voltado para investimentos está a busca de contribuições de empreendedores que apresentem suas empresas aos “tubarões”.
A arquiteta graduada foi responsável pela entrada do grupo no modelo de franquia e pela estreia de uma das primeiras lojas de e-commerce de moda do Brasil, gerenciou o reposicionamento da marca e também atua no desenvolvimento de novos produtos.
Ela espera encontrar no programa empreendedores envolvidos com mercearia vegana, sustentabilidade, design, inovação, tecnologia, esporte e indústria têxtil em geral.
Felipe Titto
Ator, apresentador, influenciador e empresário, aos 35 anos, Felipe Titto está na lista dos bilionários brasileiros. Depois de infância humilde, ele ficou conhecido por interpretar personagens em novelas da TV Globo, mas, nos últimos anos, desacelerou os compromissos artísticos para se dedicar aos negócios.
Além de influenciador no Instagram, sua maior fonte de monetização, Titto é CEO e fundador da holding Titanium Inc, que possui mais de 10 empresas em seu portfólio em diversos segmentos, desde venda de açaí até aluguel de cabanas, por Mas a Ferien, inclusive na gestão de carreiras artísticas, diz ter uma “base mínima” de todos os segmentos em que investe.
Como um dos tubarões (nome para investidores) no reality show da Sony, ele quer acelerar novos negócios e trazê-los para sua holding. “O show é um grande acelerador de negócios. É absurdamente importante. Viemos de uma época em que as pessoas entendiam que, se você não lutar pelos seus sonhos, provavelmente lutará pelos de outra pessoa pelo resto da vida.” ele diz.
Felipe acredita que teve muitos desafios para chegar onde está, assim como grande parcela do país também tem, por vir de origem mais humilde. “Tive um ponto de partida que é diferente da grande maioria das pessoas que se encontram no meio do círculo. É muito mais difícil vir de onde vim para chegar onde estou — e está longe de onde quero chegar. Estou no meio do caminho. Não deixa de ser genuíno se o cara é herdeiro… Eu parti de um outro ponto, menos dez, não do zero. Recebi muito ‘não’, ‘você não serve’ e ‘você é louco’, até hoje escuto”, conta. “No começo, eu estava louco. Agora, os que não me pedem emprego, me pedem dinheiro.”