Atualizado em 05/10/2022 por Pedro Moraes
Em cartaz no Rio de Janeiro com a peça “O Astronauta”, Eriberto Leão está “no espaço sideral, explorando novos planetas”, como definiu Otaviano Costa no “OtaLab” desta semana. Esta é a primeira semana do resto da vida do ator após quase duas décadas de contrato fechado com a TV Globo.
“Ontem foi meu primeiro dia, depois de 19 anos de Globo”, contou Eriberto para o UOLditório. Empolgado, o ator falou de sua peça, uma viagem sideral inspirada em Stanley Kubrick e David Bowie, e de outros projetos.
‘Quero transformar ‘O Astronauta’ em podcast, estou narrando audiobooks, desenvolvendo uma série. Estou experimentando novas galáxias. A saída da Globo, é claro, alterou sua rotina. “Isso interfere completamente no seu dia a dia. Ainda mais um dia a dia de 20 anos”, contou.
O fato de ter chegado aos 50 anos em 2022 também pesou. “Me parecia ser o novo caminho a seguir”, disse.
“Aos 50 anos, olhei pra frente e pensei que precisava assumir uma autoralidade maior na minha vida, com liberdade plena.
A agora ex-“firma”, no entanto, tem um lugar especial em seu coração.
‘Sou muito grato à Globo. Realizei grandes obras lá e conquistei ferramentas, foram anos de muito aprendizado que agora eu quero usar de outra forma. Mas continuarei fazendo novelas! Só que agora os contratos serão diferentes.”