Atualizado em 03/02/2023 por Ana Luiza
A SEC, a agência reguladora financeira dos EUA, chegou a um acordo no seu caso contra a LBRY Inc, o que deu esperanças aos detentores de XRP na comunidade do Ripple. Devido à similaridade entre o caso da SEC contra a LBRY Inc. e o processo contra a Ripple, a comunidade XRP estava atentamente monitorando o resultado.
A comunidade do Ripple vê o acordo da SEC no processo contra a LBRY Inc. como uma vitória para a indústria de criptomoedas e uma derrota para a SEC, pois não há definições claras sobre o que é considerado um valor mobiliário nas criptomoedas.
O advogado e fundador do CryptoLaw, John Deaton, representou a jornalista especializada em tecnologia Naomi Brockwell como amicus curiae e, no curso do processo, buscou levar mais clareza para todas as transações do mercado secundário de LBC. De acordo com Deaton, a ordem de injunção pode ser considerada tanto ambígua quanto ampla.
Relembre o caso Ripple x SEC
De acordo com um estudo de Lewis Cohen, um advogado de contratos comerciais, que analisou todas as ações relacionadas a valores mobiliários nos EUA desde o caso SEC vs. W.J. Howey Co, ele argumentou que as transações no mercado secundário de LBC não devem ser consideradas como um valor mobiliário (security).
O juiz estava de acordo com o argumento de Deaton e declarou que o caso da LBC não se aplica a vendas no mercado secundário. Essa decisão recente foi uma alegria para os proprietários de XRP e para a comunidade.
A SEC está investigando uma ação de segurança contra a plataforma de transferência de pagamentos transfronteiriços em relação à venda de tokens XRP, semelhante à ação vencida pelo LBC.
A decisão afirma que a venda de tokens LBC no mercado secundário não é considerada uma “segurança” e isso pode ser positivo para o processo da SEC contra Ripple. Especialistas acreditam que isso significa que o token XRP do XRPLedger também não é uma segurança, e, portanto, seu valor pode aumentar se a decisão for contrária à SEC.
As lideranças da indústria de criptoativos têm medo da SEC, afirma senadora nos EUA
A Senadora Elizabeth Warren, crítica das criptomoedas nos Estados Unidos, pede à SEC (Comissão de Valores Mobiliários) que intensifique sua postura contra elas, afirmando que a indústria cripto está preocupada com o futuro.
Durante uma entrevista com o American Economic Liberty Projects no dia 25 de janeiro, Warren fez comentários sobre o desempenho da SEC desde que Gensler foi nomeado presidente em abril de 2021. Ela acredita que a Comissão “está no caminho certo” ao corrigir alguns dos problemas causados pelos antigos líderes da SEC durante o governo Trump.