Atualizado em 04/04/2023 por Pedro Moraes
Um homem agrediu duas mulheres após uma suposta agressão dentro de um estabelecimento comercial, em uma cidade situada no nordeste do Irã. Ainda assim, quem acabou na cadeia foi as vítimas por não usarem o hijab, tradicional véu islâmico.
Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (1°), é possível ver as duas entrando em uma loja sem o véu. Pouco tempo depois, elas são abordadas por um homem, que, em frações de segundos, despeja o que aparenta ser iogurte na cabeça das mulheres após uma breve conversa.
Informações divulgadas pela mídia estatal do país, uma ordem de prisão foi emitida contra as duas mulheres. Além disso, segundo informações do portal Mizan Online, um mandado também foi expedido contra o agressor “sob acusação de cometer um ato insultuoso e perturbação da ordem”.
Depois do episódio, o presidente Ebrahim Raisi sinalizou que “é bom usar a persuasão”, fazendo referência às pessoas que desacreditam no uso do hijab, uma lei iraniana imposta às mulheres depois da Revolução de 1979.
Vale mencionar que, o novo episódio de agressão contra mulheres iranianas que rejeitam seguir as leis impostas pelo regime do aiatolá Ali Khamenei, ocorre poucos meses depois de uma série de protestos que tomaram o Irã. As manifestações ocorreram após a morte de uma mulher sob custódia da polícia depois de ter violado as regras do uso do véu islâmico.