Atualizado em 06/04/2022 por Redação
São Paulo
Primeira morte por sarampo é confirmada pela Secretaria de Saúde
Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Saúde de SP registrou o primeiro caso de morte por sarampo. A vítima foi um homem de 42 anos que nunca havia tomado a vacina.
Um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (21) apontou que o Brasil teve 1.845 casos de sarampo confirmados até o último dia 18 de agosto. Nos últimos 90 dias, período em que houve o aumento expressivo no contágio, foram 1.680 casos.
No balanço anterior, havia 1.388 casos confirmados, o que aponta um crescimento de 32% no total de casos confirmados desde o dia 14.
Ao todo, já há registros em 88 cidades de 11 estados. Ministério da Saúde afirma que a doença já afeta São Paulo, Rio, Pernambuco, Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí.
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.