Atualizado em 27/10/2022 por Pedro Moraes
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) promoveu, na última quarta-feira (26), uma norma que decreta requisitos de acessibilidade em telefones celulares. Estabelecida pela Comissão de Estudo de Acessibilidade para a Inclusão Digital da entidade, integra a colaboração de mais de 90 especialistas.
Sendo assim, a Norma nº 17.060 tem o propósito de acessar a pessoas com necessidades especiais aos ambientes virtuais.“Esta norma é uma ferramenta de grande importância para que as pessoas com alguma deficiência possam romper barreiras e ter amplo acesso à comunicação”, cita o presidente da associação, Mario William Esper.
“O país tem muitos instrumentos legais que, infelizmente, não são cumpridos”, adicionou Esper, referindo-se à chamada Lei de Acessibilidade (nº 10.098 em vigor desde dezembro de 2000, e a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de julho de 2015.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 17,3 milhões de pessoas a partir dos dois anos de idade que residiam no país em 2019 possuem algum tipo de necessidade especial. Além disso, cerca de 6,9 milhões declararam ter algum grau de deficiência visual, enxergando com muita dificuldade ou não vendo nada de forma alguma.