Alfa Looks

Atualizado em 01/11/2022 por Gabriele Nascimento

A Alfa Looks é uma empresa de cosméticos fundada em 2008. Atuando há 15 anos no mercado, a marca produz cosméticos para cuidados com a barba e com o cabelo.

São produtos para lavagem, hidratação, finalização do corte e para penteado. São dezenas de produtos produzidos para atender a estas finalidades.

A Alfa Looks possui parceria com cerca de 7000 barbearias em todas as partes do Brasil. As barbearias utilizam e também vendem os produtos da Alfa Looks para os seus clientes.

Os primeiros produtos feitos pelo seu fundador Robson Calegon, foram para carros. Na época, Robson criou a empresa Alfa que vendia produtos para veículos. Algum tempo depois, com a mudança no tipo de produto fabricado, surgiu a Alfa Looks.

A Alfa Looks disponibiliza para seus clientes, dezenas de produtos para cuidados com a barba, cabelos e finalização de penteados.

Atualmente a Alfa Looks trabalha com 3 linhas de produtos que são:

  • Alfa Look´s for Men: esta é a linha de produtos para barbearias de salões masculinos.
  • Alfa Look´s for Barber: está é a linha de produtos feitos para profissionais com estilo retrô.
  • Alfa Look´s Prime: linha de produtos voltada para os cuidados com o cabelo e a barba.

A Alfa Looks é uma empresa que trabalha com foco na qualidade dos seus produtos e na satisfação dos seus clientes e colaboradores. A empresa vende os seus produtos tanto para seus clientes (B2C) como também para empresas (B2B).

A Alfa Looks disponibiliza para o mercado atualmente, cerca de 45 produtos para cuidados com a estética e a beleza masculina. Alguns dos produtos produzidos pela marca são:

  • Gel Cola: Gel com fixação forte de cabelos masculinos que permite criar vários tipos de penteados. Este produto não agride os fios de cabelo, não contém álcool, não engordura, não resseca e não deixa o cabelo pesado.
  • Pomada Matte: Esta pomada é ideal para finalizar cabelos curtos e médios com acabamento matte. O diferencial deste produto é manter a fixação do seu penteado durante todo o dia, mesmo após o suor e garoa.
  • Shaving Gel: Este produto, que previne irritações do barbear, hidrata a pele e tem com grande diferencial o fato de ser transparente, permitindo assim desenhar precisamente o contorno da barba.
  • Pomada Teia: Esta pomada é formulada com agentes lubrificantes que proporcionam grande melhora na maleabilidade, brilho e textura nos fios de cabelo. Este produto possui fixação moderada e forma um filme protetor que auxilia na reparação da fibra capilar danificada dia após dia.
  • Loção Pós Barba: Loção refrescante e estimulante que estimula a regeneração da pele após o barbear. Este produto age principalmente nas áreas em que a epiderme sofre mais lesões.
  • Gel Cola Black: Gel feito especialmente para os homens que querem estar sempre arrumados para enfrentar a correria do dia a dia, este produto tem como principal diferencial uma fixação duradoura e uma pigmentação para disfarçar os cabelos grisalhos.
  • Pomada Alfa Look´s: Pomada de fixação média e alto brilho desenvolvida especificamente para cabelos masculinos. Este produto é ideal para penteados de estilos clássicos como também penteados para trás.
  • Pomada Black Alfa Look´s: Este produto não resseca os cabelos nem deixa resíduos. Além disso possui uma fórmula de pigmentação para o disfarce dos cabelos brancos. O grande diferencial da Pomada Black Alfa Look´s é possibilitar um acabamento especial no penteado, moldando o cabelo com muita definição e brilho.

 

A História de Robson Calegon

Alfa Looks

A história do fundador da Alfa Looks é uma história de muita superação. Depois de perder a sua mãe quando tinha apenas 13 anos de idade, Robson não teve outra alternativa a não ser ir viver nas ruas.

Ainda bem jovem, Robson vendeu balas, doces e flores para sobreviver. A vida na rua era bem difícil. Cada dia era um desafio novo, mas Robson nunca desistiu de trabalhar.

Sua mudança de vida começou quando Robson produzia e vendia produtos para limpeza e conservação de carros. Nesta época, Robson conheceu em uma das empresas em que comprava a matéria prima para fazer os produtos para carro, uma pessoa que o ensinou a fazer gel para cabelo.

Robson se apaixonou pelo novo ofício e passou a vender os produtos que produzia para os salões de beleza da cidade.

Foram vários anos de dedicação, superação e tentativas frustadas até que o negócio desse certo. Após conhecer a sua esposa, Robson foi para os Estados Unidos para conhecer melhor o mercado “Barber” fora do Brasil. Hoje Robson também tem um projeto na linha de formação de barbeiros. Ele fundou a Alfa Look´s Barber Academy, uma escola totalmente voltada para o ensino e formação de barbeiros. Ele também lançou o Best Barber Brasil, que é um reality show de barbeiros transmitido na tv brasileira.

Durante todos esses anos, Robson construiu a sua empresa que tem sede em São Paulo, montou uma equipe com vários funcionários e desenvolveu dezenas de produtos que tem feito muito sucesso nas barbearias de todo o Brasil.

 

 

O mercado de barbearias no Brasil.

 

Quando o assunto é cosméticos, o Brasil sempre está nas primeiras posições no ranking. O mercado brasileiro de beleza é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os brasileiros se preocupam muito com a beleza e a aparência, o que os levam a consumir muitos produtos de beleza.

As barbearias deixaram de ser um local para somente se cortar o cabelo e fazer a barba. Cada vez mais estes espaços estão sendo vistos como centros de cuidados da beleza masculina.

O mercado de produtos de beleza específicos para o público masculina também está em franco crescimento no Brasil. As barbearias estão se tornando cada vez mais atrativas e oferecendo aos seus clientes cada vez mais produtos e serviços.

Inclusive, já existe no Brasil redes de barbearias que funcionam por meio de franquias. As franquias são um ótimo negócio para quem empreender e abrir um próprio negócio e deseja utilizar uma estrutura já pronta. Nas franquias já existe um modelo de negócio já pronto para se seguir.

Se a intenção for ser tornar um barbeiro profissional, você pode tanto abrir a sua barbearia, quanto trabalhar como prestador de serviço para outras empresas do ramo.

Com o crescimento deste mercado, a procura por profissionais especializados tem aumentado bastante. Há uma grande procura também por cursos de barbeiro. O mercado tem formado cada vez mais profissionais para trabalhar no ramo da estética e beleza masculina. Mas quem já está neste ramo diz que as oportunidades de conseguir bons empregos são muitas e vale a pena investir em cursos de capacitação.

Assim como o público feminino, o público masculino também é bastante exigente quando o assunto é beleza. Por isso, bem diferente das barbearias das décadas passadas, as barbearias de hoje em dia investem cada vez mais em modernizar os seus espaços para atender o seu público.

A quantidade de produtos e serviços prestados também cresceu bastante ao longo dos anos. São vários tipos de tratamentos ligados a hidratação e crescimentos dos fios. Estes tratamentos exigem alguns cuidados diários e demandam vários tipos de produtos para que sejam eficazes. A maioria dos produtos utilizados nestes tratamentos de beleza são vendidos pelos próprios barbeiros nas barbearias. Este processo tem alavancado toda a cadeia de consumo do segmento de estética e beleza masculina no Brasil.

Apesar de oferecer muitas oportunidades, o mercado de barbearias brasileiro é um mercado em que a concorrência é muito acirrada. Este fato tem feito que que os investimentos nas barbearias sejam constantes, pois os empresários precisam não só aumentar, mas manter uma clientela que já se mostrou bem exigente.

Recentemente foi criado um modelo de negócio que vem ganhando bastante relevância no mercado de barbearias e salões de beleza masculinos. São as barbearias por assinatura. Com a intenção de fidelizar cada vez mais os clientes, este nicho tem alto potencial de crescimento.

A modalidade de cobrança deste sistema funciona de forma semelhante aos serviços de streaming. Após utilizar os serviços de uma determinada barbearia, o cliente algum tempo depois precisará novamente cortar o seu cabelo e sua barba. Esse modelo faz com que o cliente retorne ao mesmo estabelecimento, aumentando assim o número de clientes fiéis.

Alguns estabelecimentos trabalham com sistemas de mensalidades, já outros com sistema de pacotes. Enfim, a intenção é uma só: formar uma clientela fixa para o estabelecimento.

Semelhante a um clube de assinaturas, este mecanismo oferecido por algumas barbearias no Brasil, funciona como um clube de assinaturas. O cliente da barbearia, acesso o site do estabelecimento na internet e escolhe o pacote que melhor se enquadra no seu perfil. Depois de adquirir os seu pacote, é só entrar em contato com a barbearia e agendar a utilização dos serviços. Neste tipo de negócio a venda é feita online, mas o serviço é prestado de forma presencial.

Oferecer um serviço diferenciado e de qualidade é primordial para se obter sucesso no mundo das barbearias. Com os homens apostando mais na estética e na beleza, este ramo está com um potencial de crescimento muito acentuado no Brasil.