Atualizado em 20/10/2023 por Pedro Moraes
Uma nova funcionalidade será adicionada ao aplicativo da plataforma de videoconferências Zoom. O recurso será incluído como uma edição colaborativa de documentos, na pegada do Google Docs, a partir de 2024.
Segundo a diretora de Produtos da Zoom, Smita Hashim, a diferença é que a inteligência artificial (IA) será utilizada para gerar resumos das reuniões e inserir informações nos textos.
Até então, alguns recursos de IA, como redação de mensagens, estão disponíveis desde setembro. Além de patentes recentemente depositadas pela empresa, a plataforma projeta lançar alguns recursos mais inovadores, a exemplo da adição de objetos virtuais interativos em reuniões.
Uma das patentes exibe um recurso que avalia os “sinais não verbais” dos participantes da reunião, assim como também entrega sugestões, como chamar alguém que parece querer falar.
“Há muita inovação técnica acontecendo”, enfatiza a chefe de desenvolvimento de produtos do Zoom, em entrevista concedida próximo à conferência anual da plataforma, segundo divulgado pelo jornal O GLOBO.
O Zoom deseja se expandir e encarar de igual para igual o avanço do rival Teams, da Microsoft, com a oferta de uma ampla gama de ferramentas de negócios. Vale lembrar que a empresa comprou em abril o Workvivo, um serviço para comunicação entre funcionários.