Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple, depois de muitas críticas à falta de NFTs em sua plataforma, passa a liberar o recurso, mas desde que não libere conteúdo extra, tal como os principais tokens do mercado o fazem.
Na última terça-feira, dia 25, a Apple publicou uma atualização que trata exclusivamente das suas novas diretrizes a respeito da aprovação de aplicativos que utilizam NFTs em sua loja de apps, a App Store, conforme foi divulgado pelo Apple Insider.
De forma resumida, as novas diretrizes determinam que os NFTs podem ser aplicados em diferentes apps da App Store. No entanto, uma parte do texto da diretriz chama a atenção: os NFTs não poderão desbloquear qualquer tipo de funcionalidade ou mesmo de conteúdos que possam ser interpretados como adicionais.
Segundo a publicação da Apple, os apps poderão utilizar recursos de compras para que seja possível fazer diferentes vendas que sejam relacionadas exclusivamente aos tokens não fungíveis, os NFTs. A empresa listou como oportunidade de criação minting – a cunhagem de NFTs, listagem desse tipo de criptoativo e, ainda, a possibilidade de transferi-los de uma conta para outra.
Os apps poderão também permitir que seus usuários visualizem seus NFTs, desde que esse tipo de criptoativo não desbloqueie funcionalidades extras ou mesmo novos recursos dentro do aplicativo, o que limita – e muito – o universo de possibilidades a serem exploradas com esse tipo de recurso.
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Novas diretrizes da Apple podem impedir que os usuários comprem NFTs por meio de seus aplicativos
De acordo com o texto publicado pela empresa, é possível que os apps que seguirem a nova determinação da empresa fiquem impedidos de vender NFTs, dado que o principal meio de uso dessas aplicações é o de permitir que os tokens não fungíveis desbloqueiem recursos e conteúdos, sobretudo quando se trata de jogos baseados em blockchain.
Em casos como NFTs das coleções Moonbirds e Bored Ape Yacht Club há o oferecimento de recursos exclusivos a diferentes canais de comunicação com a comunidade formada em torno dos tokens não fungíveis, bem como a diferentes produtos e vantagens exclusivas.
Além desses recursos que serão limitados, os desenvolvedores também não têm permissão para que sejam criados CTAs, seja em forma de botões e links que direcionem o usuário para um domínio externo, bem como para outros tipos de chamadas para ação, quaisquer que sejam elas, e que orientem o usuário a burlar as limitações que a Apple condiciona a essas novas funcionalidades.
Dessa forma, a Apple vai cerceando a maneira como a empresa determina suas ações junto aos seus usuários e aos seus desenvolvedores, que são aqueles que, ao fim e ao cabo, sustentam a forma de funcionamento de lojas de aplicativos.
Assim, a Apple determina que as compras de NFTs só possam ser feitas dentro do aplicativo da App Store, sendo que essa é uma maneira de fazer com que os usuários fiquem limitados a uma forma específica de campo de ação.
Além disso, pagar por aplicações em forma de NFTs, segundo a diretriz, só poderá ser mediada pelo uso de cartões de crédito ou cartões da própria empresa, vendidos de forma avulsa em diferentes lojas, não sendo possível, portanto, que o usuário utilize criptomoedas para adquirir criptoativos.
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Apesar das limitações, as diretrizes da empresa são importantes para o mercado de desenvolvimento de aplicativos
Embora seja de conhecimento público que a empresa é bastante rigorosa em relação à forma como suas aplicações são desenvolvidas, é importante que os desenvolvedores possam conhecer as limitações da App Store no que diz respeito ao uso de criptoativos, sobretudo definindo, de forma bastante clara, o que pode e o que não pode ser publicado em sua loja de aplicações.
Vale sempre frisar que a Apple é bastante rigorosa no que diz respeito às políticas de sua loja de aplicativos, aprovando, desaprovando ou removendo conteúdo que violem de forma explícita as suas determinações.
De acordo com que está posto em sua última atualização, a empresa aposta que seus desenvolvedores poderão criar mecanismos de compra de NFTs dentro do próprio aplicativo que lançarem na App Store, o que pode fazer bastante sentido quando se trata da Apple.
Apesar da nota trazer esclarecimentos importantes para a comunidade de desenvolvedores, ainda não está claro se a determinação do “imposto” sobre NFTs, de 30%, irá continuar.