Atualizado em 08/08/2023 por Pedro Moraes
A rede Carrefour enfrenta resistência para chegar na Europa. Com o Atacadão na parte interna do grupo, a França tem despejado a falta de interesse na junção. Após o prefeito da comuna de Sevran impossibilitar a instalação da primeira unidade no país, políticos de outra cidade dos arredores de Paris descartam favorecer os planos do gigante varejista.
Localizada a meia hora de Paris, a comuna de Aulnay-sous-Bois havia sido escolhida como destino do “atacarejo”, como alternativa para os planos do Carrefour. Acima de tudo, a intenção é aplicar um investimento de € 10 milhões. Até então, a inauguração está prevista para 2024.
Em contrapartida à Sevran, o prefeito de Aulnay-sous-Bois, Bruno Beschizza (do partido de centro-direita Les Républicains), deu o sinal verde, porém, políticos de esquerda e de parte dos habitantes estão resistentes. Dessa forma, um abaixo-assinado on-line contrário à instalação do Atacadão foi criado por Mehdi Chtioui, que trabalha com a deputada Nadège Abomangoli (do partido mais à esquerda na Assembleia Nacional, o La France Insoumise).