Binance é acusada de prejudicar FTX em ação coletiva

0
Binance é acusada de prejudicar FTX em ação coletiva

Atualizado em 03/10/2023 por Ana Luiza

A exchange de criptomoedas Binance e seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), enfrentam uma ação coletiva que alega que tweets publicados por CZ no ano passado provocaram o colapso da rival FTX. O processo, movido por um morador da Califórnia, alega que a Binance e CZ violaram leis federais e estaduais dos Estados Unidos sobre concorrência desleal com o objetivo de prejudicar a FTX e dominar o mercado de criptomoedas.

O cerne da questão são as publicações de CZ no Twitter em novembro do ano passado, que coincidiram com a decisão da Binance de liquidar suas participações no token de utilidade da FTX, o FTT, em 6 de novembro. Segundo os autores da ação, a Binance detinha até 5% de todos os tokens FTT em circulação na época.

No dia seguinte, CZ anunciou no Twitter que a Binance havia assinado uma carta de intenção para adquirir a FTX, mas desistiu do negócio um dia depois. Essa série de eventos teria contribuído para o “colapso apressado e sem precedentes da FTX e de todas as entidades relacionadas a ela”, segundo o processo.

Os autores da ação também alegam que uma postagem subsequente de CZ no Twitter, na qual ele afirmou que a Binance estava liquidando “qualquer FTT remanescente em nossos livros” devido a “revelações recentes”, era falsa e enganosa. A Binance supostamente já havia vendido suas participações em FTT, e a postagem teria a “intenção de fazer com que o preço do FTT no mercado caísse.”

O processo busca indenização monetária, cobertura das despesas judiciais e restituição de ganhos ilícitos com base em sete acusações. O autor acredita que há milhares de membros na classe proposta para a ação.

Ambas as exchanges, Binance e FTX, atualmente enfrentam processos da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O processo criminal contra Sam Bankman-Fried, CEO da FTX, está previsto para começar em 4 de outubro em Nova York.

Embora CZ tenha negado que a ação tenha como alvo um concorrente, a especulação sobre uma rivalidade feroz entre as duas exchanges continua a crescer. As acusações e contra-acusações entre os CEOs foram uma constante no Twitter antes e durante o colapso da FTX. O desenrolar desse caso será observado atentamente pela comunidade de criptomoedas e pelo setor jurídico.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui